EVF ?
correção de paralaxe ?
Compor ?
EVF: Eletronic Viewfinder. Um pequeno LCD que fica no visor, aquele onde voc~e bota o olho, e exibe a mesma coisa exibida no LCD sem a luz ambiente perturbar. Normalmente encontrado nas cãmeras superzoons e no topo da cadeia alimentar, as prosumers de 8mp como a Canon Pro 1.
Paralaxe: Quando fechamos um olho e abrimos o outro, e depois trocamos, dá para observar que não vemos exatamente a mesma coisa, não é? Pois bem, entre a lente e o visor ótico há uma distância também. Isso faz com que o que se vê no visor não seja exatamente a mesma coisa vista pela lente, e isso é mais grave perto que longe. Para evitar que as pessoas errem cortando cabeças e pernas nas fotos, os fabricantes fazem um visor que mostra menos do que o capturado, de modo que sempre pelo menos o visto vai sair, mas isso tem desvantagens sérias... Uma delas é que naquela paisagem você não queria o poste, mas ao olhar a foto ele está lá no canto.
Correção de Paralaxe: Entre as cãmeras 35mm há um tipo não reflex, chamado de rangefinder. Essas cãmeras são em geral muito boas, pequenas, e foi com uma delas que o Cartier-Bresson fez toda a sua fotografia. Elas usam visor direto, mas dentro deles tem uma marca retandular que muda de lugar acompanhando o foco, de modo que essa marca indica exatamente o que sairá na foto. Ao contrário das câmeras populares, o viewfinder das rangefinders mostra mais do que sairá na foto, e a marca da correção de paralaxe é que serve de indicador. Não há digitais com correção de paralaxe, pois isso depende de foco manual e de um dispositivo chamado telêmetro que tais câmeras têm.
Compor: escolher precisamente o que vai sair na fotografia, e escolher o lugar das partes dentro da fotografia. Só é possível se você vê pelo visor o que sairá na foto. Se não vê, não dá.
Agora, considerando o dito acima, veja que o EVF permite a composição, mas o visor ótico não.