Autor Tópico: D100 ou D40  (Lida 3295 vezes)

stevan

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
    • http://sbatisteti.multiply.com
Resposta #15 Online: 07 de Março de 2007, 09:50:26
Botando mais lenha na fogueira.

A Nikon está lançando a D40X...
 
Abraços,
Stevan P. Batisteti
Foz do Iguaçu - PR
http://sbatisteti.multiply.com


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Março de 2007, 10:04:27
rapchan,

Sobre qual é melhor D40 ou D50 acaba sendo um pouco subjetivo, afinal como você mesmo colocou, existem itens melhorados e outros piorados, mas na minha análise eu descartei a D50, pois eu priorizei um equipamento mais compacto, porém valorizando a ergonomia.

Com relação ao que você comentou, segue a minha opinião.
1- Ausência do motor drive para autofoco.
Realmente é um item a ser considerado, no meu caso eu não achei relevante, pois quando eu for investir em outra lente, não vou querer abrir mão da super velocidade do zoom da lente, ou seja, vou querer comprar a lente S. Mas é algo a ser pensado e colocado na balança.

2- Número de área de focus.
Eu nunca me entendi direito com um monte de ponto de foco, pra mim eu gosto de usar apenas o foco central e reenquadrar, ou seja, eu acho isso perfumaria.

3- Controle de exposição.
Ele foi melhorado na D40.

4- Bracketing.
Também é algo a ser considerado, mas eu acredito que eu não utilizaria muito.

5- Display de status
Ele foi eliminado, mas toda informação foi introduzido no LCD e na minha opinião melhorou muito com esta mudança, ficou muito mais visível.

Além disso eu acho que o menu D40 melhorou muito em comparação a D50, ficando muito mais moderno e inteligente, possibilitando inclusive edição de imagem, após a foto.

Um outro item que eu não gostei na D40 que não foi mencionado no seu texto foi a opção RAW/JPG básico, eu sinto muita falta de um RAW/JPG Fino.

Uma outra melhora na D40 foi no tratamento da imagem (JPG), note que isso foi comentado em muitos reviews.

Quando eu estava indeciso (XTI x D40) eu abri um tópico que foi bastante discutido.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...topic=13721&hl=

Conclusão: Qualquer uma das duas vai lhe proporcionar fotos incríveis, com qualidade altíssima e total satisfação do proprietário.

Valeu
« Última modificação: 07 de Março de 2007, 10:05:06 por lfedersoni »


valdecirfoz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
    • www.design-digital.net
Resposta #17 Online: 07 de Março de 2007, 20:34:46
ola olha c eu fosse voce economizaria mais e pegaria uma d70s


voce nao c arrependeria nao

e uma vai ser bem melhor q a d40

ABRAÇOS
DESIGN DIGITAL   -   45 99211880
msn: design-grafico@hotmail.com
[/span]
MORO NO BRASIL E TRABALHO NO PARAGUAY[/size]
VALDECIR GOMES - FOZ DO IGUACU - PARANÁ
NIKON D80 & NIKON D300 - AF-S NIKKOR 18-135mm 1:3.5-5.6G ED DX - AFS-DX ZOOM NIKKOR 17-55mm f2.8G IF ED - 50mm f1.4 ED
  FLASH SB800 - TRIPÉ MANFROTO - 3 SD CARD 2.GB / 1 MS 2.GB / 2 C.P. 4GB EXTREME III


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #18 Online: 08 de Março de 2007, 10:35:52
Olá!

Vamos ver se consigo ajudar.

A questão é que a D40 é uma camera num outro patamar. A D50 se tornou uma vedete pois é uma camera barata, com a maioria dos recursos das grandes cameras (D80 / D200), uma qualidade de imagem sem precedentes e com um tamanho bom para a pegada de quem tem uma mão um pouco maior.

As coisas que foram mudadas na D40 são meras perfumarias como essa coisa de auto ISO (que é apenas pra amadorzão mesmo), a coisa do LCD é um bom fator, mas se tivesse mantido as características da D50, a resolução é um tiro no pé, pq te exige uma lente com capacidade de retenção de detalhes maior, senão fica é pior (um exemplo. Eu tinha meu set todo com 2 D50, quando peguei a D80 a qualidade da imagem caiu já que não trabalhava com lentes TOP, diferença que eu não via com a D50 por ser "só" 6 mpx). Maior veloicidade (eu nunca usei mais que 2000) e maior sincronismo de flash (se não me engano a D50 chega a 1/500 de sincronismo)...

Agora o que caparam dela é que incomoda:

Motor de foco (caramba, se vc tem uma SLR, ela tem que aceitar a maioria das lentes, principalmente à medida que você evolui, vc vai querer testar lentes diferentes, e até lentes mais antigas). Se na D50 tinha, pra quê capar na D40?

Tamanho (a pegada, na minha opinião, ficou um pouco prejudicada. A Canon pelo menos tem o grip pra salvação da lavoura).

Pontos de Foco (isso eu acho que foi o maior pecado. Eu também não usava os outros. Até perceber que faz sim, muita diferença, principalmente para enquadramentos não comuns).

Olha, o visorzinho é um detalhe, mas eu confesso que gosto dele.

Bracketing e controle de exposição tem seu uso mto restrito também. Não faz diferença.

A veradade é: Se eles tivessem evoluido a D50, mantido o corpo e melhorado o resto, ninguem ia comprar a D80! hahahaha

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #19 Online: 16 de Março de 2007, 01:31:04
entre a d40 ou a d100 : vou de d50 , sem duvida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkk





marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #20 Online: 16 de Março de 2007, 15:19:26
Citar
entre a d40 ou a d100 : vou de d50 , sem duvida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkk
Concordo  :laughing:

Sem motor de foco eu sou obrigado a comprar lentes AF-S e até hoje não lançaram uma 50mm superclara de qualidade matadora como as antigas.


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #21 Online: 19 de Março de 2007, 11:32:26
Amigos amigos, negócios à parte!!!!
já em 2004 a d100 já era considerada obsoleta. Ela pode ter sido boa em sua época, mas devemos ver a câmera como um computador. ou seja, tem um modelo novo a cada 6 meses
a D100 tem um corpo maior e mais resistente sim, mas perde muito em todo o sistema eletrônico, forma de compressão de arquivo e etc... Talvez ela possa até te dar um "status" de profissional. Mas quem entende mesmo, vai saber que você está com uma câmera prá lá de obsoleta!. E outra coisa, o que conta não é o status, mas a resultado da sua fotografia.
Acredito que com a d40 você teria mais facilidades. a não ser que você tenha lentes antigas da nikon, aí talvez valha a pena a d100.
Outra coisa, se vc tiver um dinheirinho, pega logo a d50, d70s ou até mesmo a d80
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar


andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Resposta #22 Online: 04 de Abril de 2007, 18:20:53
Na boa...pega uma D50.... Ela é um clássico. A D40 perdeu o visor no topo, o que dificulta a visualização dos valores de abertura e velocidade (agora é tudo no menu). Além disso, tem o mesmo MP da D50 e é menor. Tdo bem...tem a D40x, mas se for pra comprar uma de 10 MP leva a D80, que é um puta negocio...boa máquina.

A D70s tbm é uma boa câmera, mas acho que vale mais levar uma D80.

Valeu! Espero ter ajudado! :bye1:  


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #23 Online: 06 de Abril de 2007, 11:28:08
oi
o meu conselho incial é sempre vc se perguntar:
pra q vc quer a camera?

tem gente q diz (aqui mesmo) q acha os tres pontos de foco "perfumaria"
nada de errado ele não usar, mas pra muitos fotografos (em certas situações)
é uma ferramenta quase imprescindível.
a D-40 não tem motor de Af,
eu tenho uma D-40 ontem sai a rua com a 50f1.8 e fiz algumas fotos que gostei.
mas no meu trabalho de foto de espetáculo nem saio de casa se não tenho uma lente AF, mal enxergo pelo visor!!!
por 15 anos tive maquinas manuais de foco manual, minolta, pentax, nikon,
ainda tenho umas lentes q uso até na D-40 (uma tele  100f2.8)
também tenho um D70-s. é muito mais camera.
a D-40 é pequena e barata. acho que a depreciação monetária vai ser baixa em até um ano.
a D-100 quem quer vender tá dando, é triste.
a D70 e D70s, acabei de vender uma. é mal negocio pra quem comprou nova,
se vc achar usada pega!!
não há uma verdade absoluta.
muito profissional ganhou prêmios com nikon D-100, se a camera tá boa e barata é bom negocio, outras cameras tem items melhores,mas nem sempre são nescesários.
espero não ter atrapalhado, fico a disposição pra responder perguntas, aqui ou por mp.

abraço
k