Autor Tópico: [Dúvida] Filmar casamento com 5D Mark II  (Lida 10793 vezes)

ricardoneves_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 18 de Setembro de 2012, 19:12:15
Pessoal, boa noite.

A tempo venho estudando cinema e fotografia para aplicar em casamentos.
Estou prestes a fazer um investimento alto para cobertura de casamentos com DSLR e por isso decidi procurar respostas para todas as minhas perguntas.
Até então, existe uma grande dúvida que precisa ser esclarecida, pois todos os lugares que pesquisei, não consegui resposta para a seguinte pergunta:
Posso filmar um casamento por quanto tempo com a 5D Mark II ?
Quanto tempo ela consegue gravar? Uma cerimônia inteira?

Agradeço a quem se dispor a me ajudar!


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2012, 22:34:17
Bom, pode filmar tranquilamente um casamento inteiro e ficará muito boa a imagem se souber usa-la.
Mas vamos a maior dúvida. O formato de arquivos que a câmera (e praticamente todas as DSLRs) usa consegue gravar apenas arquivos de 4gb cada.
Um vídeo de aproximadamente 12min nas Canons tem 4gb, então desde que você tenha espaço no cartão poderá gravar um casamento inteiro, mas não continuamente. Pode gravar clipes de 12 minutos, quando chegar no limite a câmera para automaticamente e você te que apertar o botão de rec novamente.

Abraço!
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


ricardoneves_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2012, 00:01:29
Certo, minha preocupação era com câmeras de back-up, ou seja, vamos supor que eu vou por 3 câmeras simultâneas, imaginei que elas esquentariam (como me disseram) e no caso eu teria que ter mais 3 de back-up caso elas esquantassem...
Então quer dizer que elas não esquentam tão rápido ?
Obrigado!


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2012, 03:12:24
Ricardo,

Depende do tipo de trabalho que vc quer entregar, se vc pretende entregar a ceremônia na intrega, toda a ceremônia mesmo, então não poderá fazer isso com uma camera só porque se a ceremônia tiver 40 minutos inevitavelmente ela vai dar um Stop depois de uns 15 minutos e no meio da ceremônia vc terá que retomar a filmar e com isso perderá uns momentos. Agora se vc trabalhar com outra pessoa podera coordenar isso e ela filmar sincronizado com vc, quando um parar o outro já estará filmando.

Agora se vc pretende trabalhar com uma estética nova com um vídeo final de até uns 25 minutos vc não filmará toda a ceremônia sem parar, filmará sim em um take só, as palavras dos noivos e o momento das alianças, algumas partes do padre algumas partes dos convidados e os padrinhos, sempre atento porque algo legal pode acontecer, outro momento que talvez vc filmará sem cortes são os cumprimentos aos padrinhos, se trabalhar com calma vc terá material de sobra para a edição final, mais lembre se pretender entregar a ceremônia na integra e um vídeo de 2 horas terá que filmar muito, ter muitos cartões de memôria e muitas baterias.

Estas cameras podem trabalhar toda a noite sem problemas, porem sempre filmando em pequenos takes, se vc levar a camera ao limite de tempo em cada take 10 15 minutos ela automaticamente poderá desligar para proteger o sensor e vc terá que esperar ela esfriar uns minutos e então poderá perder muita coisa, por isso e importante aprender a trabalhar com estas câmeras para saber que tipo de trabalho é possivel fazer com elas, não faz falta levar ela ao limite para poder trabalhar.


É isso, se tiver um tempinho da uma olhada no preview do último casamento que fiz para o fotógrafo Aleborges, tudo filmado com 5D Mark II, link :   .

Qualquer coisa estamos aqui.
Daniel.
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2012, 03:48:45
É praticamente o que o Ernest disse.
Depende do quanto você colocará da Cerimonia.
Creio que você não precisará de 6 câmeras.
Eu tenho 60D e ela dura mais a bateria do que a 5D e não esquenta (mesmo em dias quentes). Não sei como é a 5D, mas você pode começar a gravar com 1 câmera e após 1 minuto com outra e depois de mais 1 minuto com a terceira e então nenhuma vai parar junto com a outra (param quase que exatamente em 12 MINUTOS).

E como o amigo disse, se quer uma filmagem completa tu precisa de muitos cartões e baterias.

Abraço!
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


ricardoneves_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2012, 09:56:06
Então...

Os casamentos que eu costumava filmar, geralmente eu entregava tudo na íntegra, nunca fui procurado para fazer apenas um clip de casamento.
A intenção sim é filmar com a 5D toda a cerimônia, com cerca de 3 câmeras. Já a questão de cartões de memória e bateria é fácil de resolver. Nada como ter alguns cartões e alguns grips extras carregados :)

Pelo fato de os arquivos de video se limitar ao tamanho de 4GB (3,8GB para ser exato) é um cuidado que temos ficar atento, já vi gente perdendo momentos legais por essa falta de atenção, a câmera parou de filmar e o cinegrafista nem percebeu =^)


ricardoneves_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2012, 10:00:35
Ernest, acabei de ver o seu video. Achei interessante.

Pelo jeito filmou com ela na mão ou você usou algum estabilizador?


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2012, 10:04:27
Ricardo,

Depende do tipo de trabalho que vc quer entregar, se vc pretende entregar a ceremônia na intrega, toda a ceremônia mesmo, então não poderá fazer isso com uma camera só porque se a ceremônia tiver 40 minutos inevitavelmente ela vai dar um Stop depois de uns 15 minutos e no meio da ceremônia vc terá que retomar a filmar e com isso perderá uns momentos. Agora se vc trabalhar com outra pessoa podera coordenar isso e ela filmar sincronizado com vc, quando um parar o outro já estará filmando.

Agora se vc pretende trabalhar com uma estética nova com um vídeo final de até uns 25 minutos vc não filmará toda a ceremônia sem parar, filmará sim em um take só, as palavras dos noivos e o momento das alianças, algumas partes do padre algumas partes dos convidados e os padrinhos, sempre atento porque algo legal pode acontecer, outro momento que talvez vc filmará sem cortes são os cumprimentos aos padrinhos, se trabalhar com calma vc terá material de sobra para a edição final, mais lembre se pretender entregar a ceremônia na integra e um vídeo de 2 horas terá que filmar muito, ter muitos cartões de memôria e muitas baterias.

Estas cameras podem trabalhar toda a noite sem problemas, porem sempre filmando em pequenos takes, se vc levar a camera ao limite de tempo em cada take 10 15 minutos ela automaticamente poderá desligar para proteger o sensor e vc terá que esperar ela esfriar uns minutos e então poderá perder muita coisa, por isso e importante aprender a trabalhar com estas câmeras para saber que tipo de trabalho é possivel fazer com elas, não faz falta levar ela ao limite para poder trabalhar.


É isso, se tiver um tempinho da uma olhada no preview do último casamento que fiz para o fotógrafo Aleborges, tudo filmado com 5D Mark II, link :   .

Qualquer coisa estamos aqui.
Daniel.

.
Ernest, só por curiosidade....
24fps?
Só objetivas fixas?
Abc


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:10:41
Ernest, acabei de ver o seu video. Achei interessante.

Pelo jeito filmou com ela na mão ou você usou algum estabilizador?

Sim utilizamos algo assim ( http://riguetti.com.br/tvdslr/14/12/2010/kicam-suporte-de-ombro-para-cameras-dslr/ ) e também monopé . O fato é que o movimento na câmera e proposital, faz parte da estética, já que no "videojornalismo" a câmera estática engessa a cena, ao igual que cenas controladas, tudo depende da proposta, o nosso vídeo final tem 20 minutos, é uma peça que poderá ser vista por muitos e muitos anos sem enjoar a ninguém, aqui no Brasil ainda não e totalmente comum, mais aos poucos o cliente entende e opta por isso.

Agora se vc pretende gravar tudo e pretende comprar 3 5D mark II recomendo que pense também na opção de comprar alguma camcorder boa para garantir o material, porque se vc tratar a 5D como uma camcorder certamente ela não responderá como tal, estas são câmeras feitas para fotografar em primeiro lugar e seu recurso de vídeo tem que ser utilizado sabendo como ela responde, aluga uma e faz algum trabalho antes para entender o que te falo, tirar a câmera do tripé para trocar o cartão no meio da ceremônia pode ser algo complicado se o espaço não for bom, mais isso eu falo desde meu ponto de vista, é claro que cada um sabe do seu jeito de trabalhar .

Abç

« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, 14:30:13 por Ernest »
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:12:53
.
Ernest, só por curiosidade....
24fps?
Só objetivas fixas?
Abc

Olá Esli,

Sim, 24fps.
Lentes : Canon 50mm 1.4 - Nikkor 50mm 1.4 - Zeiss 85mm 1.4 .

Obrigado!
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


ricardoneves_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:19:40
Claro Ernest, concordo com você. Eu tenho uma para testar, que é de um amigo, inclusive hoje vou fazer um teste com ela e vou postar o video aqui para ver o tempo necessário para gravação.

De certa forma existe um certo ''nível'' de cliente que entende que certe de 20 min. é necessário para uma curta de casamento. Mas esse público está longe de onde moro :)

...E o post continua aberto para discussão =^)


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:37:59
Claro Ernest, concordo com você. Eu tenho uma para testar, que é de um amigo, inclusive hoje vou fazer um teste com ela e vou postar o video aqui para ver o tempo necessário para gravação.

De certa forma existe um certo ''nível'' de cliente que entende que certe de 20 min. é necessário para uma curta de casamento. Mas esse público está longe de onde moro :)

...E o post continua aberto para discussão =^)

Cara isso do lugar hoje não limita mais nimguém, o fotógrafo Aleborges mesmo mora em Sâo Paulo e no final do ano tem um casamento em Miami, pena que só foto, haha. Com muito empenho e um bom trabalho na internet certamente fará coisas fora da sua cidade logo logo .

Abç!
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


ricardoneves_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2012, 19:29:10
Certo, tenho trabalho feito em vários lugares de SP e MS. Mas, é agora (depois de muito tempo estudando e praticando) que estou investindo em um potifólio para eu poder mostrar meu trabalho...


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2012, 09:44:12
Olá Esli,

Sim, 24fps.
Lentes : Canon 50mm 1.4 - Nikkor 50mm 1.4 - Zeiss 85mm 1.4 .

Obrigado!
.
Gostei do trabalho e do movimento de câmera.
O depoimento (é assim que se fala mesmo?) da noiva ficou muito bom e com uma direção tb muito boa.
Parabéns.
 :D


moisesmachado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2012, 10:49:47
Tenho uma 60d, comprei um cartão Extreme PRO (95MB/s) da Sandisk, de 8gb só, mas grava 22 minutos ininterruptos em 1920:1080.
boring.