Autor Tópico: Calote, o primeiro você nunca esquece  (Lida 5029 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2012, 21:59:54
Pelo Aulete:

CALOTE:
1. Dívida não paga, esp. aquela contraída por alguém que já tinha previamente intenção de não pagar: O calote da firma falida é de mais de 1 milhão

2. O ato ou fato de não pagar uma dívida, de não entregar aquilo pelo qual se recebeu pagamento: dar/passar um calote nos credores: A prefeitura anunciou um calote 200 milhões aos fornecedores: Levei um calote do meu primo

3. P.ext. Logro, engano, golpe, trapaça
________________________________
Não vejo mal emprego do termo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2012, 10:06:15
Mas chamar alguem de caloteiro em meio publico eh Difamaçao!!!! Estou errado, Hyde?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2012, 20:54:53
Mas chamar alguem de caloteiro em meio publico eh Difamaçao!!!! Estou errado, Hyde?

Está, mad666!

Segundo o dicionário caloteiro é aquele que não pagou o que deveria.
Indicar alguém como caloteiro, em público PODE ser difamação, ou não... Se o foto é verídico (calote) não há crime.
Se o suposto ofendido processar o suposto autor da difamação ele poderá provar que o calote é real e, portanto, ainda que responda ao processo será ao fim absolvido por não ter imputado fato ofensivo à reputação de outrem e, sim, fato real e comprovado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2012, 11:07:42
Está, mad666!

Segundo o dicionário caloteiro é aquele que não pagou o que deveria.
Indicar alguém como caloteiro, em público PODE ser difamação, ou não... Se o foto é verídico (calote) não há crime.
Se o suposto ofendido processar o suposto autor da difamação ele poderá provar que o calote é real e, portanto, ainda que responda ao processo será ao fim absolvido por não ter imputado fato ofensivo à reputação de outrem e, sim, fato real e comprovado.

Temo que os dois estejam errados.
Chamar alguém de caloteiro não é calúnia, porque calote não é crime e não é difamação, porque difamar é atribuir a alguém um fato ofensivo à honra. Se tivesse dito que fulano não pagou o que deve, até poderia ser difamação, mas ao chamar alguém de caloteiro configuraria injúria, pois estaria ligado à uma característica de determinada pessoa.
Além disso, no caso narrado, entendo que poderia ensejar responsabilização da pessoa que chamou de caloteiro. Caloteiro pode ser caracterizado com pessoa que rotineiramente, reiteradamente, usualmente, deixa de honrar com seus compromissos financeiros. Se a pessoa afirma que outra é caloteira, com base em um fato, em um único episódio, pode sim estar se excedendo em suas palavras, afetando a honra do suposto "caloteiro".
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 11 de Outubro de 2012, 12:20:51
Entendo e até concordo, em termos, com a subsunção do tipo Injúria. Embora ainda ache que há controvérsia. mas como é um fórum de fotografia, deixa isso quieto...

Mas discordo, até pelos termos da argumentação imposta, que "Caloteiro pode ser caracterizado com pessoa que rotineiramente, reiteradamente, usualmente, deixa de honrar com seus compromissos financeiros."

Se "pode", não "é". Se não é, não se sustenta a afirmativa.
A questão é que usualmente se diz do caloteiro aquele que vive a dar calote.
Mas o dicionário não dá apenas essa definição.
Tanto pode ser o indivíduo "useiro e vezeiro" (uso e vezo), como pode ser aquele que só o fez em uma única ocasião.
Então, ainda que tenha sido apenas esse "calote" dado, é "caloteiro". Daí, por lógica, se ficar comprovada a dívida em processo judicial, não se pode falar em honra afetada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #20 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 23:50:20
Complicado, mas acho que vc recebe.

A empresa que contratou a produtora é corresponsável. Publicando suas fotos sem a autorização, mesmo que o compromisso entre a contratante e a "produtora"  tenham sido honrados, ela poderá sofrer as penalidades previstas em lei.

Algumas empresas exigem o contrato da contratada com a subcontratada (caceta, que trava língua),  agora se a produtora estiver "quebrada" o protesto vai ser como dar tiro em morto... nada.

Valeu pelo alerta



Vanessa SC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
  • "O mundo além dos olhos"
Resposta #21 Online: 01 de Março de 2013, 03:29:57
Oi.

O problema aqui não é o "caso" sim o nome dos "bois" divulgados.
Uma vez que nem foi protestado ainda.
Como se diz "A caça pode virar contra o caçador" não perca sua razão enquanto ainda tem, não digo indignação pessoal, essa tem todos os motivos e razões para ter, mas como diz outro ditado, "não coloque a carroça frente aos bois"
Procure o cartório e tome as devidas providências, vai estar buscando seus direitos.
Outra coisa é muito bom alertar as pessoas sobre calotes e fraudes, no entanto essa questão esta diretamete ligada a você e sua imagem, além de quem lhe deu a dor de cabeça. Em algum aspecto chamado "duvida" você aos olhos de muitos pode deixar de ser o prejudicado e passar a ser o dedo duro. Para futuras contratações pode ser uma barreira. Nunca se sabe a versão que eles irão contar a quem um dia poderá contrata-lo. Sei que isso seria difamação, mas acredite; isso existe.

Espero sinceramente que você seja pago pelo seu trabalho.
Abraço e boa sorte!


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Março de 2013, 08:02:53
Situação dificil a que você se encontra.
Retire os nomes dos envolvidos do site, pode ser usado contra você numa futura ação de difamação por parte da empresa. Aguarde a revista ser publicada, caso usem sua foto, procure a justiça, pois terão violado a lei de direitos autorais, pois você não autorizou o uso da foto e tem como comprovar que a foto é de sua autoria.
Caso não publiquem a foto, acione o cartório de protesto de notas, ao menos vai arrumar dor de cabeça para a empresa.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Março de 2013, 08:49:43
Antigo esse post, o cara já comprou um tablet só com o juros da poupança


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Março de 2013, 08:54:14
Antigo esse post, o cara já comprou um tablet só com o juros da poupança

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 01 de Março de 2013, 12:10:29
Citar
Antigo esse post, o cara já comprou um tablet só com o juros da poupança

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Março de 2013, 12:12:54
Antigo esse post, o cara já comprou um tablet só com o juros da poupança
:hysterical: :hysterical: :hysterical: Um da Tecnomania ainda!  :hysterical:


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #27 Online: 01 de Março de 2013, 13:09:23
 :no:
Sem contrato, sem fotos. Tem que haver contrato de prestação de serviços. Essa é a segurança jurídica do profissional que deverá emitir nota fiscal de serviços (nfs-e, se for o caso) onde o imposto deverá estar destacado. O recolhimento, salvo melhor entendimento, deverá ser realizado para o município onde o serviço estiver sendo prestado (melhor conferir isso na LC nº 116/2003).
 :ok:

Fotógrafo profissional, tenha um contador ao seu lado! Ele vai garantir a qualidade fiscal, financeira e patrimonial do seu trabalho! E ele serve de testemunha também...

Abraços

Nélio Macedo
Contador
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #28 Online: 01 de Março de 2013, 19:50:54
Cara cês sabem que eu nunca fiz um contrato de trabalho na vida, e nunca levei um calote? Mesmo antes da fotografia, quando em trabalhava em design. Sempre mandei só a nota e sempre me pagaram sem problemas.

Acho que ser um bruta de um barraqueiro notório tem as suas vantagens... rs. Nêgo deve pensar "Pô esse cara aí melhor pagar que ele é um puta favelado e vai fazer o maior auê."  :D

Esse cara do tópico que desapareceu a mesma coisa: Devem ter pensado "putz olha o escândalo" e calcularam que ia sair mais barato pagar logo do que se defender, rs.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k