Autor Tópico: Pontos de foco T3i desbotaram...  (Lida 5910 vezes)

viniborges

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Visite meu site
Online: 19 de Setembro de 2012, 14:39:45
Bom dia, boa tarde, boa noite pessoal.

Estou com um sério problema em minha T3i.

Os pontos de foco, aquele onde você olha pelo viewfinder da câmera e quando ela trava o foco em um dos pontos, automaticamente o ponto fica em vermelho, estão quase todos desbotados.

Os de cima estão ok, porém o ponto central e os de  baixo, não dá mais para ver quando o foco realmente foi travado em terrminado ponto, pois a luz vermelha está totalmente fraca.

Alguém sabe de uma solução ou uma idéia do que pode ser isso ?

 :shock:Obrigado e fico na expectativa ! :shock:
Canon 6D  lll  24 105 f/4  lll  85 1.8   lll 50 1.8  llll  Mic Rode Pro + Rig Ombro + Matte Box + Follow Focus
Canon T3i l 18 55 + 55 250 l Flash Canon 430 EXII SpeedLite


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2012, 14:43:42
Explica issae manolo!

Minha T2i tem quase 2 anos e não tem nada disso, está OK.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2012, 15:10:24
Vinicius, este "desbotamento" normalmente se deve a um pequeno desalinhamento do despolido. Na realidade o que vc enxerga como ponto aceso é um reflexo sobre uma área precisa do despolido. Se o despolido por algum motivo desalinhou, este reflexo fica mais fraco ou pode até sumir.

A causa pode ser das mais variadas, mas geralmente são tentativas de limpeza do despolido (que a princípio nunca deveria ser tocado, limpeza apenas com bombinha fuc-fuc).

Se vc consegue ainda enxergar o ponto de foco na hora de selecionar, não se aborreça. Na pior das hipóteses a confirmação pode ser feita pela visualização da bolinha verde no viewfinder. E a precisão do foco não é alterada.

Agora se realmente está atrapalhando, um bom técnico pode realinhar o despolido. Se ele não estiver arranhado, não deve custar muito caro.

Em tempo, minha XSi tem o ponto inferior um pouco fraco também, mas já nem dou mais bola.

Abçs
« Última modificação: 19 de Setembro de 2012, 15:10:51 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2012, 15:14:58
.
Não seria ajuste de dioptria?

Dá uma olhada aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=37968.0
 :D


viniborges

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Visite meu site
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2012, 16:12:52
Vinicius, este "desbotamento" normalmente se deve a um pequeno desalinhamento do despolido. Na realidade o que vc enxerga como ponto aceso é um reflexo sobre uma área precisa do despolido. Se o despolido por algum motivo desalinhou, este reflexo fica mais fraco ou pode até sumir.

A causa pode ser das mais variadas, mas geralmente são tentativas de limpeza do despolido (que a princípio nunca deveria ser tocado, limpeza apenas com bombinha fuc-fuc).

Se vc consegue ainda enxergar o ponto de foco na hora de selecionar, não se aborreça. Na pior das hipóteses a confirmação pode ser feita pela visualização da bolinha verde no viewfinder. E a precisão do foco não é alterada.

Agora se realmente está atrapalhando, um bom técnico pode realinhar o despolido. Se ele não estiver arranhado, não deve custar muito caro.

Em tempo, minha XSi tem o ponto inferior um pouco fraco também, mas já nem dou mais bola.

Abçs

É isso msm Alexandre, foi o despolido que acho que desalinhou. Na verdade estava cheia de "pêlos" e estava atrapalhando muito na hora de focar. O que eu fiz ?
Pequei um pano, aquele que vem com o Macbook para limpar a tela, e passei levemente, resultando em tudo isso.

Agora você tem idéia de quem poderia fazer esse serviço e onde ?

Obrigado

Canon 6D  lll  24 105 f/4  lll  85 1.8   lll 50 1.8  llll  Mic Rode Pro + Rig Ombro + Matte Box + Follow Focus
Canon T3i l 18 55 + 55 250 l Flash Canon 430 EXII SpeedLite


viniborges

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Visite meu site
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2012, 16:14:05
.
Não seria ajuste de dioptria?

Dá uma olhada aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=37968.0
 :D

Vi esse post, tá igual o meu, porém o problema é na hora de a câmera faz o foco e acende as luzes vermelhas. Tudo desbotado :( !
Obrigado
Canon 6D  lll  24 105 f/4  lll  85 1.8   lll 50 1.8  llll  Mic Rode Pro + Rig Ombro + Matte Box + Follow Focus
Canon T3i l 18 55 + 55 250 l Flash Canon 430 EXII SpeedLite


viniborges

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Visite meu site
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2012, 16:26:58
Explica issae manolo!

Minha T2i tem quase 2 anos e não tem nada disso, está OK.

Abcs

Dimi....pelo jeito Fu....
Agora só um técnico para resolver.
Canon 6D  lll  24 105 f/4  lll  85 1.8   lll 50 1.8  llll  Mic Rode Pro + Rig Ombro + Matte Box + Follow Focus
Canon T3i l 18 55 + 55 250 l Flash Canon 430 EXII SpeedLite


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2012, 16:45:30
Dimi....pelo jeito Fu....
Agora só um técnico para resolver.

Mas também... passar um "pano" no espelho?!

 :no:

No máximo aquela bombinha de ar.



Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2012, 17:36:19
Realmente, passar uma pano no espelho :no: , mas falo isso por experiencia propria, quando o sensor e o espelho da minha D5100 estavam sujos eu passei um pincel de maquiagem, limpo é claro, mas encheu de sujeira :aua: :aua: :aua: , o que resolveu foi um cotonete de boa qualidade com uma gotinha de solução nasal na ponta, ficou limpinho, até hoje uso isso pra limpar  sensor... >:D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2012, 17:59:46
O "desbotamento" da minha XSi também provavelmente foi ocasionado por uma limpeza...

Mas não adianta, tem coisas que a gente só aprende quebrando a cabeça. Uma das que aprendi é essa, despolido não se esfrega nunca. Um pincel de blush de cerdas bem macias, passado com cuidado, até vai. Paninho, nem pensar.

É meu amigo, acho que só um técnico resolve. Tem um tópico por aí sobre assistências em vários estados, dá uma pesquisada.

Abçs !!

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2012, 18:09:25
É isso msm Alexandre, foi o despolido que acho que desalinhou. Na verdade estava cheia de "pêlos" e estava atrapalhando muito na hora de focar. O que eu fiz ?
Pequei um pano, aquele que vem com o Macbook para limpar a tela, e passei levemente, resultando em tudo isso.

Agora você tem idéia de quem poderia fazer esse serviço e onde ?

Obrigado



Em que estado vc está?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


viniborges

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Visite meu site
Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2012, 00:27:30
Mas não esfreguei, msm as lentes eu passo muito levemente o pano. Enfim, achei o Namba, Cine Camera Service em SP, no site da propria Canon. Porém só enviando o equipamento. Vou esperar juntar uma grana e mandar para análise.

Obrigado
Canon 6D  lll  24 105 f/4  lll  85 1.8   lll 50 1.8  llll  Mic Rode Pro + Rig Ombro + Matte Box + Follow Focus
Canon T3i l 18 55 + 55 250 l Flash Canon 430 EXII SpeedLite