Autor Tópico: Nikkor 50mm 1.4 G (foco)  (Lida 8766 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2012, 08:24:18
comprar uma 50mm 1.4G para tirara fotos com abertura 4 pra cima, é meio estranho não acha não? rsrs
Na minha opnião, se tem essa abertura é pra ser ultilizada, eu tenho que ver um jeito de consertar isso.  :ponder:

Leia sobre construçao de lentes, profundidade de campo, perspectiva, assim o conceito ficara mais claro para voce.
abs.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #16 Online: 20 de Setembro de 2012, 12:38:14
Algumas respostas aqui estão parecendo aquela piadinha:

_ doutor, dói quando eu mexo esse dedo...
_ então não mexa.


Uma lente com abertura 1.4 foi feita para que o usuário use ela em 1.4, se assim desejar. Dizer "então use de f4 pra cima" não ajuda em nada.

Você precisa ver qual modo de focagem está usando. Configure em ponto único e tente fazer um teste parecido com aquele da pilha, no link que o Hyde passou. Pelas fotos do teste, como o Hyde disse, só a última parece estar com backfocus. Você fez todas as fotos da mesma forma? Existe um menu de afinação de foco na d7000?




Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 20 de Setembro de 2012, 13:19:42
Ainda acho que pode ser o movimento de reenquadro... Ela explicou algumas coisas mas não disse a forma dela reequadrar após fixar o foco e qual o ponto AF selecionado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:03:00
Ainda acho que pode ser o movimento de reenquadro... Ela explicou algumas coisas mas não disse a forma dela reequadrar após fixar o foco e qual o ponto AF selecionado.
e bem provavel!!!, imagina se 2.8 e critico, eles nem imaginam quanto e cruel 1.4
isso e pra gente grande!!!!! :hysterical:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:08:20
e bem provavel!!!, imagina se 2.8 e critico, eles nem imaginam quanto e cruel 1.4
isso e pra gente grande!!!!! :hysterical:

E isso pq é em cropada. Imagina em FF?!?!?!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:59:06
Em FF é mais difícil ??

 :o
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #21 Online: 20 de Setembro de 2012, 16:28:00
Em FF o DOF é mais curto (na realidade não é bem assim, mas é uma história longa rsrrs). E o DOF sendo mais curto, fica mais crítico ainda.

Estes dias estávamos comentando em outro fórum a quantidade de gente que ainda cai nessa de focar pelo ponto central com lentes claras e reenquadrar. Depois vem as reclamações de que a lente não é nítida, não dá para usar em abertura máxima, etc.. E não é só aqui, a própria Canon além de explicar porquê não se faz isso em seus documentos do Learning Center, ainda bateu nesta tecla na palestra que foi feita aos clientes da B&H sobre o sistema de AF e depois foi disponibilizado em vídeo. Ou seja, lá também acontece isto.

Em resposta à questão do tópico. A D7000 tem micro-ajuste de foco, faça mais testes com o chart e faça o micro-ajuste. Quando for usar grandes aberturas, tipo de f/2.8 para maior, foque sempre com o ponto mais próximo de onde vc quer o foco para diminuir a movimentação da câmera, e consequentemente, do plano focal, a menos que esteja em um ambiente muito escuro e precise utilizar os pontos cruzados da câmera. Se quiser entender porquê, aqui tem um texto bem simples e bem explicativo:  http://raphaelbonelli.wordpress.com/2008/10/13/alguns-mitos-sobre-fotografia-digital-2/

E depois diga se conseguiu resolver.





« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, 16:35:30 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 20 de Setembro de 2012, 17:29:51
Respeitou a inclinação de 45º? Se sim, a última foto está com back focus. As outras me pareceram normais.

respeitei sim, e ainda fiz outras fotos hoje e aconteceu a mesma coisa.
falando assim parece que não presto atenção no que estou fazendo mas queria que vcs vissem como funciona, ele deve ter backfocus com certeza.  :(


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 20 de Setembro de 2012, 17:32:36
A camera vai focar aonde há mais contraste: na primeira foto entre a camisa branca e a pele morena do rapaz, na segunda foto entre a borda do rosto (perto da boca) da menina e o cabelo escuro. Não adianta apontar a camera e apertar um botão achando que ela vai milagrosamente focar exatamente aonde seu pensamento está mandando. Tente usar apenas o ponto de foco central, focar aonde você quer o foco (olhos!) e reenquadrar.

e o que voce está supondo que eu fiz?
me senti até ofendida com essa resposta, sinceramente...


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 20 de Setembro de 2012, 17:38:31
Talvez esse video o ajude....   Nao desanime com uma baita lente dessa vale a pena focar e reenquadrar....
abraço

obrigada :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 20 de Setembro de 2012, 17:46:48
(...) Tente usar apenas o ponto de foco central, focar aonde você quer o foco (olhos!) e reenquadrar.



e o que voce está supondo que eu fiz?
(...)

Se esse é teu procedimento para focar em 1.4, aí tá o erro.
Em 1.4 o DOF é curto demais.
Não dá para mudar muito o plano de foco do plano do sensor.
Tem que focar utilizando o ponto AF mais próximo possível do local onde queira que fique cravado o foco e depois reequadrar o mínimo possível.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, 17:47:15 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 20 de Setembro de 2012, 17:48:32
Algumas respostas aqui estão parecendo aquela piadinha:

_ doutor, dói quando eu mexo esse dedo...
_ então não mexa.


Uma lente com abertura 1.4 foi feita para que o usuário use ela em 1.4, se assim desejar. Dizer "então use de f4 pra cima" não ajuda em nada.

Você precisa ver qual modo de focagem está usando. Configure em ponto único e tente fazer um teste parecido com aquele da pilha, no link que o Hyde passou. Pelas fotos do teste, como o Hyde disse, só a última parece estar com backfocus. Você fez todas as fotos da mesma forma? Existe um menu de afinação de foco na d7000?

Coloquei o ponto unico sim, fiz foco manual, o automático, 'usei' bem o meu OLHO para focar onde queria, como disse o amiguinho lá atraz, não tenho nenhuma complicação oftalmológica ou danos celebrais para não poder ver onde o foco está e bati a foto.
simplesmente o foco fica errado!

a d7000 tem o menu sim, mas não sei pra quanto colocar.
as fotos do teste eu fiz usando as mesmas configurações, mudando apenas a velocidade do obturador. respeitei os 45 graus e na ultima foto, foquei na linha preta  e não no texto como tem escrito lá, e saio aquilo.

vou postar mais fotos aqui pra vcs verem.  :)
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, 17:49:31 por estelajean »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:12:21
E isso pq é em cropada. Imagina em FF?!?!?!


FF, 24x36???????? :eek: :eek: :eek:
ali e pior ainda!!!!!, isso e pra quem manja mesmo!!!
NAO EXISTE REENQUADRAR!!!!!
abs.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, 18:14:39 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:16:42
Coloquei o ponto unico sim, fiz foco manual, o automático, 'usei' bem o meu OLHO para focar onde queria, como disse o amiguinho lá atraz, não tenho nenhuma complicação oftalmológica ou danos celebrais para não poder ver onde o foco está e bati a foto.
simplesmente o foco fica errado!

a d7000 tem o menu sim, mas não sei pra quanto colocar.
as fotos do teste eu fiz usando as mesmas configurações, mudando apenas a velocidade do obturador. respeitei os 45 graus e na ultima foto, foquei na linha preta  e não no texto como tem escrito lá, e saio aquilo.

vou postar mais fotos aqui pra vcs verem.  :)

Nao e para ficar desesperada
so tem que aprender
o ponto e que fazer isso e muitooooo critico,
vai testando , se acostumando com aquilo que vc quer conseguir.
abs.


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:26:07
pessoal eu agradeço muito a quem está contribuindo nesse post, enviando os videos e os textos para leitura, e dicas de como devo fazer para poder melhorar o problema que apresentei, fico feliz em saber que há pessoas [fotográfos] que gastem alguns minutos do seu tempo ajudando alguem. Mas, tambem fico impressionada com o menospreso com que uma pessoa que está aprendendo fotografia é tradada. Não falo apenas desde forum ou tão pouco apenas desde post, em todos os lugares. não estou aqui para competir com niguem, muito menos ter minha inteligencia medida pelo sensor da minha camera. Na vida tudo é assim, temos questoes, duvidas, resolvemos e seguimos com o que aprendemos, sempre melhorando. Se um dia quiser trocar minha D7000 por uma D800 e usar uma abertura 1.4 de uma lente qualquer, posso sentir dificuldade, mas vou aprender a lidar com isso. Todos sabem que realmente existem uns putos que compram cameras como se fossem caixas magicas do dinheiro e pensam que podem fazer milhagre com um bendito botão, mas tem que se aprender a filtar isso, e não sair generalisando.

Se adiquiri uma 50 1.4 quero ultilizar ela em 1.4, com certeza não iria aprender nunca a manusear uma lente em 1.4 apenas usando minha imaginação.

Mais uma vez obrigada pelas contribuições.