Autor Tópico: Nikkor 50mm 1.4 G (foco)  (Lida 8694 vezes)

estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #30 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:27:48
Nao e para ficar desesperada
so tem que aprender
o ponto e que fazer isso e muitooooo critico,
vai testando , se acostumando com aquilo que vc quer conseguir.
abs.

Valeu agalons, está beleza, vou postar mais fotos sim.


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:34:58
Pessoal, aqui está mais uma foto.
Esta foi tirada com a abertura 2.8 e com pontos multiplos de focagem.
 Eu marquei com um quadrado vermelho o foco que a camera apresentou e com o quadrado amarelo o foco que foi feito.
vejam só:



usei 2.8 pra voces verem que não é apenas com a 1.4 que acontece.

salvem e vejam em tamanho maior:
http://imageshack.us/photo/my-images/189/dsc0332teste.jpg/
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, 18:36:35 por estelajean »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #32 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:40:31
Em um primeiro momento também achei que o problema fosse a recomposição também. Mas olhei agora a foto da menina que a Estela postou, a que está com o foco no olho de trás, e o olho da frente está exatamente no meio do frame. Ou seja, a não ser que ela tenha cropado a foto, se usou o ponto central para focar não foi feita movimentação nenhuma na câmera na hora do clique.



Neste caso, o problema é na câmera ou lente, mais provavelmente problema na câmera. Com um pouco de sorte, o microajuste deve resolver.





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #33 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:48:39
Coloquei o ponto unico sim, fiz foco manual, o automático, 'usei' bem o meu OLHO para focar onde queria, como disse o amiguinho lá atraz, não tenho nenhuma complicação oftalmológica ou danos celebrais para não poder ver onde o foco está e bati a foto.

Calma.

Ponto único eu me referia à configuração que faz a câmera focar somente no ponto que esta selecionado. Isso não significa necessariamente o ponto central. Quando você vai fazer uma foto, você seleciona o ponto de foco usando o botão direcional atras da câmera, ou você mira o ponto do meio do visor em cima do que você quer focar, depois arruma a câmera e tira a foto?


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #34 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:55:49
Calma.

Ponto único eu me referia à configuração que faz a câmera focar somente no ponto que esta selecionado. Isso não significa necessariamente o ponto central. Quando você vai fazer uma foto, você seleciona o ponto de foco usando o botão direcional atras da câmera, ou você mira o ponto do meio do visor em cima do que você quer focar, depois arruma a câmera e tira a foto?

Eu ultilizei o ponto unico no centro em uma foto, [com a intenção de que focasse no ponto central] e tambem, em outra foto, direcionei ele para o exato ponto onde queria que focasse [desta vez fora do centro], e em nenhuma das duas o foco fico exatamente no lugar.
nas duas a abertura foi 1.4

 :no:


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #35 Online: 20 de Setembro de 2012, 18:57:49


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 20 de Setembro de 2012, 19:32:10
Então faz o microajuste.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=69721.0

vou ler o post e fazer o micro ajuste. posto os resultados aqui
Obrigado pela ajuda.  :ok: :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #37 Online: 20 de Setembro de 2012, 21:03:07
Pessoal, aqui está mais uma foto.
Esta foi tirada com a abertura 2.8 e com pontos multiplos de focagem.
 Eu marquei com um quadrado vermelho o foco que a camera apresentou e com o quadrado amarelo o foco que foi feito.
vejam só:

(...)

usei 2.8 pra voces verem que não é apenas com a 1.4 que acontece.

(...)

Essa não serve para aferição. Pontos multiplos de focagem é a cam que escolhe onde focar. E o faz naquele(s) locais mais próximos do sensor. Então, pela distribuição do pontos AF da D7000 no focussing screen, aquela parte da extrema direita fica fora do campo de atuação dos pontos AF's. Se os 39 pontos fossem melhor distribuídos, o foco "correria" para aquele canto.

O post do AlexandreS é bem interessante. Partindo do pressuposto que não houve movimento da cam para reenquadrar, de fato parece haver back focus.

Fico intrigado porque o teste de foco acusou 4 acertos e 1 erro. O bom é não errar nada, mas ter 75% de acertos possíveis é meio aleatório a ocorrência do problema.

Eu faria mais testes e tentaria o microajuste. Se ainda assim não der jeito, só uma Assistência Técnica. Boa sorte.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #38 Online: 20 de Setembro de 2012, 21:55:58
Ou seja, a não ser que ela tenha cropado a foto

Ela cropou, pois a foto não está no aspect ratio 2:3 (vertical).

Se esse é teu procedimento para focar em 1.4, aí tá o erro.
Em 1.4 o DOF é curto demais.
Não dá para mudar muito o plano de foco do plano do sensor.
Tem que focar utilizando o ponto AF mais próximo possível do local onde queira que fique cravado o foco e depois reequadrar o mínimo possível.

Tenho tido bastante sucesso usando uma 85mm f/1.4 de foco manual me baseando pela confirmação de foco no ponto central e reenquadrando, por isso a recomendação.

Ainda acho que não é na lente o problema.


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #39 Online: 21 de Setembro de 2012, 02:25:27
O artigo do Alexandre diz tudo !

É apenas uma questão de ótica.

Sugiro que todos leiam.

Dá para perceber nitidamente que com certeza a câmera foi movida após ser colocada em Foco central.

O ideal seria selecionar na sua câmera o ponto de foco mais próximo à área a ser focada.

Nessas aberturas conde a DOF fica curta demais, qualquer movimento pós-travamento de foco, pode jogar o foco do olho para a orelha, por exemplo.

Essa técnica não funciona bem em aberturas grandes.

Eu sempre fiz macros intra-orais (sou dentista) com uma 100mm f2.8 e já tinha essas limitações. Solução Regulagem do FLASH + Diminuição da abertura.

Pensando assim: Seu eu quero um super FOCO em um ponto apenas, mesmo com f2.8 fica muito difícil de conseguí-lo. Isso porque é um DENTE e sua face anterior é bem plana. Lógico que as lentes MACRO por serem uma LUPA de AUMENTO, diminuem essa DOF consideravelmente também.

A ótica é um universo complexo e às vezes de difícil compreensão. A gente vai vivendo e aprendendo, desde que sempre atento para os ajustes feitos.

Agora, como sou um pouco leigo nessa área se você conseguir uma maneira de chegar no seu objetivo ESTELAJEAN, continue postando seus resultados para aprendermos também ok ?

Um abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 21 de Setembro de 2012, 08:24:12
O artigo do Alexandre diz tudo !

É apenas uma questão de ótica.

Sugiro que todos leiam.

Dá para perceber nitidamente que com certeza a câmera foi movida após ser colocada em Foco central.

O ideal seria selecionar na sua câmera o ponto de foco mais próximo à área a ser focada.

Nessas aberturas conde a DOF fica curta demais, qualquer movimento pós-travamento de foco, pode jogar o foco do olho para a orelha, por exemplo.

Essa técnica não funciona bem em aberturas grandes.

Eu sempre fiz macros intra-orais (sou dentista) com uma 100mm f2.8 e já tinha essas limitações. Solução Regulagem do FLASH + Diminuição da abertura.

Pensando assim: Seu eu quero um super FOCO em um ponto apenas, mesmo com f2.8 fica muito difícil de conseguí-lo. Isso porque é um DENTE e sua face anterior é bem plana. Lógico que as lentes MACRO por serem uma LUPA de AUMENTO, diminuem essa DOF consideravelmente também.

A ótica é um universo complexo e às vezes de difícil compreensão. A gente vai vivendo e aprendendo, desde que sempre atento para os ajustes feitos.

Agora, como sou um pouco leigo nessa área se você conseguir uma maneira de chegar no seu objetivo ESTELAJEAN, continue postando seus resultados para aprendermos também ok ?

Um abraço.

em definitiva , somente se trata de aprender a focar, quanto mais aberto o diafragma mais critico e.
abs.


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 21 de Setembro de 2012, 09:48:51
Vou acompanhar.
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #42 Online: 21 de Setembro de 2012, 15:55:48
Dá para perceber nitidamente que com certeza a câmera foi movida após ser colocada em Foco central.
[...]

Sempre tentei fazer um boker legal com a minha 18-105 com a maior abertura que ela disponibiliaza, devido a algumas condições do ambiente, em certos momentos tinha que parar de respirar pra ficar totalmente parada, fazendo isso com certa frequencia pode ter certeza que sei ficar bem paradinha para não tremer e nem mecher a camera. (tambem sei que o corpo humano não fica 100% parado, nos mechemos apenas com as batidas do nosso coração. pro caso de alguem enfatizar isso.)

EU NÃO MEXI A CAMERA quando tirei a foto, nem vento e nem gente, nem carretas pesadas, carros que som que podesem me fazer mecher de alguma forma passou para que eu mexesse a camera a ponto de sair o foco e eu não perceber!

Hoje mesmo, fiz um teste com o tripé, já esperando que alguem colocasse a culpa na minha suposta "mão tremida" e aconteceu EXATAMENTE a mesma coisa.

O que eu queria saber era porque isso estava acontecendo!
Nunca tive esse problema com a 18-105, estou tendo agora com a 50, tudo aqui está indicando que ela tenha frontfocus pois o foco sempre fica um ponto a frente de onde eu queria que ficase ("queria que ficasse" entendendo-se: focar no manual, focar no automatico, com um ponto central, um ponto em outro ponto qualquer, pontos multiplos,  mesma aberturra de 1.4 em todos, sem tripé e bem estável e agora com tripé tambem. Todas as formas possiveis tentei).

Assim que chegar em casa, posto o teste com o tripé e voces verão.

agora me digam uma coisa: è extritamente IMPOSSIVEL que a camera ou a lente tenha front ou backfocus?  (eu sei que não, é claro.)
porque duvidam das coisas que eu falo?
Um diz que COM CERTEZA  meXi a camera, outro diz que sem duvida eu REENQUADREI a foto... não reenquadrei a foto e nem mechi a camera! só falta eu gravar um video de como eu tiro foto pra verem... minha nossa...

Obrigada pelas contribuições.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2012, 16:25:57 por estelajean »


Rac Vi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #43 Online: 21 de Setembro de 2012, 16:38:25

agora me digam uma coisa: è extritamente IMPOSSIVEL que a camera ou a lente tenha front ou backfocus?  (eu sei que não, é claro.)
porque duvidam das coisas que eu falo?
Um diz que COM CERTEZA  meXi a camera, outro diz que sem duvida eu REENQUADREI a foto... não reenquadrei a foto e nem mechi a camera! só falta eu gravar um video de como eu tiro foto pra verem... minha nossa...

Obrigada pelas contribuições.

Sei que é frustrante pagar caro em um produto e não poder utilizá-lo plenamente, mas o que o pessoal quer dizer é que a focar em 1.4 é muito difícil. Qualquer movimento mínimo, mas sem ser perceptível pode alterar o local de foco. Eu tenho uma dessa mas 1.8 e mesmo após dois anos usando a objetiva, se eu não tomar cuidado perco o foco. Não leve ninguém à mal e nem deixe de frequentar o fórum por isso, dá para aprender muita coisa aqui (digo por experiência própria, muito do que aprendi foi aqui).

Mas é lógico que sua câmera ou lente, não sei, pode estar com algum problema. Assim, se você já tentou de tudo e ainda assim, acha que há algo errado, leve a uma assistência técnica e acaba logo com isso. Assim você fica mais aliviada e aproveita o seu equipamento. Boa sorte!

Abs,

Rachel
Rachel Vianna
Canon XSi 18-55 mm + 50 mm f/1.8 + Sigma 24-70 mm f/2.8 + 85 mm f/1.8 + YN 467
Zenit 122K

http://www.flickr.com/photos/rac_vi


estelajean

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Feminino
  • Pretendo trabalhar com fotografia.
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 21 de Setembro de 2012, 17:03:27
Sei que é frustrante pagar caro em um produto e não poder utilizá-lo plenamente, mas o que o pessoal quer dizer é que a focar em 1.4 é muito difícil. Qualquer movimento mínimo, mas sem ser perceptível pode alterar o local de foco. Eu tenho uma dessa mas 1.8 e mesmo após dois anos usando a objetiva, se eu não tomar cuidado perco o foco. Não leve ninguém à mal e nem deixe de frequentar o fórum por isso, dá para aprender muita coisa aqui (digo por experiência própria, muito do que aprendi foi aqui).

Mas é lógico que sua câmera ou lente, não sei, pode estar com algum problema. Assim, se você já tentou de tudo e ainda assim, acha que há algo errado, leve a uma assistência técnica e acaba logo com isso. Assim você fica mais aliviada e aproveita o seu equipamento. Boa sorte!

Abs,

Rachel

Entendo o que disse Raquel, não vou deixar de freqüentar o fórum, se vim aqui tirar minha duvida é porque sei que ele é bem freqüentado por profissionais da fotografia, assim acreditei que alguém aqui pudesse me ajudar, e ajudou. Não tiro a razão da galera que diz que focar em 1.4 é ruim eu senti isso. Só que mesmo com o tripé aconteceu a mesma coisa, e eu tomei todas as precauções que me foram apontadas aqui. Apesar de todo agradeço ao pessoal pela paciência e peço desculpa se algum momento alguém se sentiu ofendido com algo que eu disse, mas não é de se ficar muito alegre quando alguém subestima sua inteligência por ser um fotografo amador.

A noite posto o foto tirada com o tripé. Vou fazer mais testes, mas, vou acabar enviando ela pra assistência.

Obrigada pela compreensão.