Autor Tópico: Quanto tempo para "dominar" uma FZ 30?  (Lida 2097 vezes)

ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Online: 14 de Maio de 2006, 11:52:08
Pessoal,

Pretendo comprar uma FZ 30. Como vou passar 30 dias viajando fora do Brasil, decidi comprar a máquina e acessórios no início da viagem, pois calculei uns R$ 800,00 de diferença em relação ao preço daqui.

Minha dúvida é, terei muita dificuldade para utilizar seus recursos? Posso colocar em risco a qualidade das fotos de toda viagem?

Já possuo os conhecimentos básicos (desde 77 tiro fotos com minha pentax KX) e atualmente uso uma Nikon Coolpix 2100.

O que vocês sugerem? Fazer um curso? Comprar lá ou mudar de idéia, gastar mais e comprar logo?


Abraços,
                   David.
 


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2006, 12:00:49
Olá ADRL!

Eu já fotografei com uma FZ15 e achei seus menus bem didáticos. O sistema da Panasonic é bem fácil e intuitivo, feito para usuário final. Tenho certeza de que não terás muita dificuldade em opera-la. Eu não perderia tempo fazendo curso pra isto.

Outra coisa.... vc não precisa usar tooooodos os recursos dela. Só se atente para usar iso baixo e fotografar no modo raw. ;)
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2006, 12:23:41
Citar

Outra coisa.... vc não precisa usar tooooodos os recursos dela. Só se atente para usar iso baixo e fotografar no modo raw. ;)
Murilo, obrigado pela resposta.

Uma dúvida, em modo raw eu não precisaria ter muita memória? Digo isto pois em viagem de férias eu tiro 50 fotos/dia ou mais. Sei que a qualidade melhora, mas para ampliações 20x15 faria diferença?

Abraços,
                 David.


cavasotti

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 664
    • http://www.flickr.com/photos/cavasotti
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2006, 12:28:45
Nao tem problema nenhum.. coloca no modo P e tira as fotos.. nem precisa tirar em RAW nao.. a nao ser que vc tenha um cartao de 4 gigas pra quardar 300 fotos em raw...
Deixa o ISO travado em 80 e deu..

Abraco


Eduardo Cavasotti - Florianopolis, SC. - New York, NY.


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2006, 12:54:30
Na verdade quando eu digo ter dúvidas em saber utilizá-la bem é porque pretendo recuperar o prazer de fotografar, que eu tinha na época que usava a minha Pentax e não tenho tido com a minha Nikon "básica".

Acho que se for usar a FZ 30 apenas para o registro normal de uma situação não devo ter problemas, mas para ir um pouco além acredito que ter intimidade com o equipamento ajuda....... este é o motivo da minha dúvida.

David.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2006, 16:55:55
Não tem muito mistério.
Se vc colocar no modo P e se atentar pro ISO dificilmente comprometerá as fotos da sua viagem. A camera é fácil de usar. Tranquila mesmo.
Agora para ir mais além só com o tempo e a experiência.
Ao contrário do amigo Murilo, não aconselho que vc fotografe em RAW antes de se informar a respeito dos softwares de tratamento e fazer testes. Acho que para registrar sua viagem os JPEG serão mais do que suficientes.
Boa sorte
« Última modificação: 14 de Maio de 2006, 16:56:32 por Eduardo Proença »
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


JotaFred

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2006, 17:28:00
Desculpem a intromissão logo no meu primeiro post, mas porque não no modo TIFF?  Esse formato não é o mais adequado, caso se queira imprimir um poster de uma bela foto, por exemplo?

saudações a todo(a)s,

JotaFred.
 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2006, 18:44:59
Em modo automático (P), é só apontar-e-clicar, essas ultrazoons são feitas pra já sair fotografando sem muito stress... O modo manual, bem, é como o de qualquer outra câmera, vai exigir conhecimento de fotografia, mas nem tanto da câmera especificamente. Os menus são bem intuitivos mesmo, como o Murilo disse, e pelo que vi a FZ30 é mais ergonômica e tem mais botões de fácil acesso que suas "irmãs menores", então acredito que será tranquilo. Realmente sem stress algum, mas pode confiar no modo automático dela também, a única coisa que eu realmente diria que é muito importante regular manualmente de cara, é o ISO. Trabalhe com ele no mínimo sempre que possível (80, 100, no máximo 200 quando a situação de luz for realmente ruim). É só isso que pode te causar uma surpresa desagradável, se deixar o ISO em automático podem acabar surgindo umas fotos em ISO 400 e vais detestar (forte granulação, forte mesmo).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2006, 18:49:35
Citar
Desculpem a intromissão logo no meu primeiro post, mas porque não no modo TIFF?  Esse formato não é o mais adequado, caso se queira imprimir um poster de uma bela foto, por exemplo?

saudações a todo(a)s,

JotaFred.
Penso que não, o JPEG em máxima qualidade não difere praticamente do TIFF visualmente. Em minha Panasonic, tive que ampliar a imagem em 300% e me esforçar pra ver alguma diferença, e era algo tão sutil que não sabia dizer qual estava melhor no fim das contas! Algumas câmeras têm compressão JPEG pesada demais, outras não, depende muito disso. Parece-me que as Canon também têm uma compressão mais leve do JPEG. O negócio do TIFF até onde sei é outro, ele entrega uma imagem com mais bits de cor por canal, isso pode ser interessante pra alguns usos específicos. Mas pro fotógrafo hobbysta, creio que seja melhor trabalhar ou em JPEG, ou em RAW. E complicação por complicação (os arquivos TIFF são imensos, deixam a câmera mais lenta inclusive), melhor ir de RAW de uma vez, que aí ao menos pode tratar a imagem depois (o TIFF já é tratado na própria câmera, tal como o JPEG).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2006, 10:16:45
A questão está mal colocada. É irrelevante o tempo necessário para aprender a usar uma determinada câmera.

O importante é QUANTO TEMPO PRECISO PARA ENTENDER OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA FOTOGRAFIA?

Entendidos os princípios básicos, toda câmera é igual.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2006, 13:28:27
Se vc tem algum conhecimento básico com filme,  sistema é o mesmo, se tem dúvidas de como usar a câmera (o que pode causar certo estranhamento no início) vaigastar talvez uma tarde, lendo o manual e testando os comandos

Sobre o mode de fotografar, honestamente não sei pra que as câmeras oferecem tiff, pq em geral ocupa mais espaço que o Raw e se pode obter o tif a partir do raw feito. Se é pra registro apenas das férias, eu nem arriscaria ia direto em modo P (com iso baixo) e ia salvandoi as fotos em cds nos minilabs que encontrasse, pra esvaziar sempre o cartão. Ao voltar, ai sim, me preocuparia em aprender realmente a fotografar, senão é capaz de vc entrar na neura de fazer a foto legal e nem curtir a viagem
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2006, 14:13:29
Obrigado a todos.

Pela opinião de vocês, acredito que que não terei maiores problemas.....pois já conheço os princípios básicos. vou comprar o manual da camera logo e dar uma lida antes, para facilitar o manuseio, posteriormente.

Abraços,
                David.