Autor Tópico: DUAS DÚVIDAS ?  (Lida 1158 vezes)

marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Online: 20 de Setembro de 2012, 23:09:34
1. Utilizando a mesma lente, uma zoom, com a mesma abertura e ISO, a nitidez no ponto focado muda com distancias focais diferentes (a principio desconsiderar a profundidade de foco e considerar somente o objeto em foco)?

2. Considerando-se 2 lentes com mesma distância focal (50 mm) porém com luminosidade diferente, por exemplo, 1.4 e 2.8.  Se for realizada uma foto nas mesmas condições com abertura  f8, as fotos teriam qualidade igual? Ou seja a lente mais luminosa além desta caracteristica (luminosidade) apresenta outras  qualidades?

Obrigado pela ajuda,

Marcelo
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


xSampaio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2012, 23:34:28
Marcelo,

Não tenho certeza se entendi sua pergunta, mas:
1- Sim
2- Depende e Sim

O ponto é que cada lente possui uma melhor nitidez em alguma abertura específica e no caso das zooms a a nitidez varia também de acordo com a distatância focal.

[]s
Sampaio


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2012, 23:40:05
Apenas especulando....

1- Não entendi direito, pelo que eu entendi, a dúvida é se a câmera apresenta uma qualidade de nitidez diferente em distâncias focais distintas. Se for isso, eu acredito que sim, principalmente em lentes com ranges grandes (18-200 por exemplo). Já ouvi relatos de que em determinadas distâncias focais, a imagem pode ficar mais soft, mas varia da construção da lente.

2 - As lentes por vezes apresentam diferenças nas cores, contraste, vinheta e distorção e inclusive no fator de ampliação. Por mais que sejam semelhantes, a construção faz a diferença. Ex.: A 50 mm 1.8 AF-D nikon apresenta uma distorção de 0.1+, a 50 mm 1.8 AF-S apresenta +1.7. Ou seja, podem apresentar resultados parecidos, mas iguais, não.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2012, 23:41:06
1-Não entendi
2-Acredito que a que tem 1.8 ganha em nitidez  :ponder:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2012, 08:36:55
1. Utilizando a mesma lente, uma zoom, com a mesma abertura e ISO, a nitidez no ponto focado muda com distancias focais diferentes (a principio desconsiderar a profundidade de foco e considerar somente o objeto em foco)?

2. Considerando-se 2 lentes com mesma distância focal (50 mm) porém com luminosidade diferente, por exemplo, 1.4 e 2.8.  Se for realizada uma foto nas mesmas condições com abertura  f8, as fotos teriam qualidade igual? Ou seja a lente mais luminosa além desta caracteristica (luminosidade) apresenta outras  qualidades?

Obrigado pela ajuda,

Marcelo

É concurso? Se eu acertar, ganho o quê???  :D

1- Sim. Uma zoom, por questões de física ótica (e pode aparecer gente que diga o inverso), tem como característica a mudança de vários parâmetros quando se modifica a DF setada. Assim, AC, compressão/achatamento de planos, DOF, distorções geométricas, nitidez..., se modificam.

2- Não. Uma 50tinha prime da Canon e uma 50tinha prime da Nikon, tem características diferentes. O mesmo acontece com uma 18-55mm da Canon (setada em 50mm) e uma 17-85mm Canon (setada em 50mm). Cada objetiva é UMA objetiva e tem características únicas. Só se poderia fazer essa comparação entre objetivas da mesma linha. Uma 50tinha f/1.4 da Canon deveria apresentar qualidade idêntica a outra 50tinha f/1.4 da Canon da mesma geração, mas até isso é variável de unidade para unidade. Evidentemente, não de forma dramática, mas sempre tem algum parâmetro levemente alterado de unidade para unidade.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2012, 14:28:08
Obrigado Hyde,
Tentando trazer essas informações para prática diária.

em relação a primeira questão seria correto considerar que eu teria uma foto melhor se eu aproximar do objeto e pior se fotografa-lo a distância com uma tele.


na segunda questão entendi bem que cada lente tem características únicas, no entanto em termos práticos, permaneço com dúvidas. Vou mudar o enfoque da pergunta para ver se me explico melhor.  Vale a pena comprar uma lente 1.4 (mais cara) em detrimento de uma 2.8 (mais barata)  se sempre fotografo com boa luz. Ou seja a lente 1.4 vai melhora a qualiade da fotografia mesmo em diafragmas mais fechados (3.5, 5.6, 8 etc)?

agradeço a paciencia.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2012, 17:47:44
Obrigado Hyde,
Tentando trazer essas informações para prática diária.

em relação a primeira questão seria correto considerar que eu teria uma foto melhor se eu aproximar do objeto e pior se fotografa-lo a distância com uma tele.


na segunda questão entendi bem que cada lente tem características únicas, no entanto em termos práticos, permaneço com dúvidas. Vou mudar o enfoque da pergunta para ver se me explico melhor.  Vale a pena comprar uma lente 1.4 (mais cara) em detrimento de uma 2.8 (mais barata)  se sempre fotografo com boa luz. Ou seja a lente 1.4 vai melhora a qualiade da fotografia mesmo em diafragmas mais fechados (3.5, 5.6, 8 etc)?

agradeço a paciencia.

1- Não. Aí vai da qualidade da GA e da tele utilizada. Uma GA boa (como a 10-22) e uma tele ruim (como a 75-300) vão entregar "qualidades" de imagens bem diferentes. E para USOS diferentes. Vai do uso tb. Se a foto pede uma tele, não dá pra usar uma GA e vice-versa. Se trabalha com aquilo que se tem.

2- Depende... Vai fazer questão do 1.4 pra brincar com o DOF curto proporcionado pela grande abertura? Se sim, não há outra opção. DOF curto só grandes aberturas. Ainda que vc tenha boa luz para fotografar em f/4, só a 50tinha f/1.2L vai te dar aquele DOF curtíssimo (e dificílimo de domar).
Quanto a segunda parte da pergunta: "...a lente 1.4 vai melhora a qualiade da fotografia mesmo em diafragmas mais fechados (3.5, 5.6, 8 etc)? " Não. Não é porque a lente tem grande abertura disponível (f/0.95, f/1.0, f/1.2) que ela obrigatoriamente vai entregar uma foto de melhor "qualidade" em uma abertura um pouco menor (f/8). Pode ocorrer que vc encontrar uma outra lente que comece em f/4 e que em f/8 tenha mais "qualidade" em relação a outra que comece em f/1.4, muito embora eu não conheça essa lente...rs
Perceba... Não estou dizendo que isso não exista. Pode existir. Estou dizendo que eu não conheço. Existem muitas óticas antigas de extrema qualidade que podem bater uma lente atual em aberturas menores. Aí o cara tem que ser um put# conhecedor de objetivas de vários sistemas para responder com absoluta precisão.
Ah... E outra... Em toda essa resposta levei em consideração o termo qualidade como todos os fatores que fazem a objetiva ser fodon# e não apenas nitidez.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova