Autor Tópico: Adobe RGB 1998 ou SrGB?  (Lida 7155 vezes)

J Carlo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Maio de 2006, 15:59:31
Prezados,

Comprei um livro (Photoshop para fotografos digitais - Kelby), em uma certa altura do livro..ele pede para que seja alterada os padrões de cores do Photoshop de SrGB para Adobe RGB 1998. Falando que é o melhor padrão de cores e que o SrGB é ultrapassado.

Tenho uma máquina Canon 20D, e nela eu tenho a opção de mudar tb de SrGB para Adobe RGB. Minha pergunta é a seguinte:

A idéia é a mesma? posso mudar para adobe na minha máquina Tb?
É realmente o melhor padrão de cores para nós brasileiros?

Alguem pode me explicar este assunto....? :denken:


 
Jean C. Copetti


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2006, 17:52:45
É sempre melhor ter um espaço de cores maior. o sRGB é bem limitado por razões históricas. O Adobe 1998 é um espaço bem mais amplo e permite uma reprodução de cores maior. E ainda maior é o ProPhoto RGB.

O modo na sua camera só vai afetar os JPG. Se vc está preocupado com qualidade, já deve estar fotografando em RAW, e o color mode da máquina nesse caso não influencia o arquivo RAW.

Outra coisa importante: Em outros espaços de cor, é mais facil as cores "cliparem" então é recomendável usar 16 bits.

E uma ultima coisa. Para visualização na web e para revelação em labs digitais, o modo deve ser sRGB.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


J Carlo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2006, 18:11:54
Citar
É sempre melhor ter um espaço de cores maior. o sRGB é bem limitado por razões históricas. O Adobe 1998 é um espaço bem mais amplo e permite uma reprodução de cores maior. E ainda maior é o ProPhoto RGB.

O modo na sua camera só vai afetar os JPG. Se vc está preocupado com qualidade, já deve estar fotografando em RAW, e o color mode da máquina nesse caso não influencia o arquivo RAW.

Outra coisa importante: Em outros espaços de cor, é mais facil as cores "cliparem" então é recomendável usar 16 bits.

E uma ultima coisa. Para visualização na web e para revelação em labs digitais, o modo deve ser sRGB.
Opa!!!

Caramba estou mais na dúvida ainda..hehhehehehe

Eu ainda estou trabalhando em JPG....mas o que o livro sugere e afirma é que para revelação é o Adobe RGB 1998...

O que quer dizer as cores "Cliparem"?
« Última modificação: 15 de Maio de 2006, 18:13:08 por J Carlo »
Jean C. Copetti


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2006, 18:56:23
Até onde sei, os laboratórios usam sRGB para a revelação. Se vc mandar como Adobe 1998 eles provavelmente vão converter para sRGB de qualquer maneira e vc perde o controle sobre as cores.
Nesse caso, pergunte para o laboratorista do seu lab digital para saber qual eles usam.

Clipping acontece quando as cores de um degradê começam a ficar claramente separadas, e não tem mais a suavidade de um degradê.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


MarceloXR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2006, 16:04:32
Acerte na 20D Adobe RGB 1998 e no photoshop!

Somente quando for mandar para internet, antes de salvar para internet (save for web) altere a sua imagem para SRGB.

De resto seja feliz e não enquente a cabeça com isso!
« Última modificação: 17 de Maio de 2006, 16:11:41 por MarceloXR »


MarceloXR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2006, 16:14:26
Citar
Até onde sei, os laboratórios usam sRGB para a revelação. Se vc mandar como Adobe 1998 eles provavelmente vão converter para sRGB de qualquer maneira e vc perde o controle sobre as cores.
Nesse caso, pergunte para o laboratorista do seu lab digital para saber qual eles usam.

Clipping acontece quando as cores de um degradê começam a ficar claramente separadas, e não tem mais a suavidade de um degradê.
É verdade me esqueci deste detalhe! Quando for mandar para um lab digital pergunte qual o perfil de cor que eles usam. É até bom fazer esta pergunta como teste, pois se ele responder é sinal de q tem o mínimo de noção do que faz! :thmbup: