Autor Tópico: Tratamento de Imagem - Efeito HDR  (Lida 4454 vezes)

chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Online: 23 de Setembro de 2012, 16:39:36
E aí galera tudo certo ?

Estou postando essa seqüência para pedir a análise de vocês sobre o uso correto da técnica de HDR - Básico

Primeiro são as 3 fotos - Fotometrada, Super Exposta e Sub-Exposta.

Foram pré-tratadas no Lightroom com CROP e Ajuste de PERSPECTIVA predefinida da LENTE CANON EF-S 18-135mm

          

E usando o software PHOTOMATIX PRO 4.2.3 e algumas configurações predefinidas - NATURAL (PRESET) consegui , ao meu modo de ver um balanço interessante na iluminação:




Na minha leiga conclusão: foi uma opção interessante para suprir a falta de rebatedores nesse cenário interno e estático. Além de tudo deu um balanço de projeção interessante das sombras do cenário.

Apliquei certo pessoal ?



chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2012, 16:24:25
pô galerinha, 35 views e nenhuma ajudinha pro NOOBÃO ?


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2012, 00:33:27
Você recuperou o estouro da janela, mas o resto da foto está sub. Se era o que você queria.
Tenho a impressão que a exposição da foto que você chama de fotometrada já ficou sub. Talvez a planta devesse ser fotometrada....


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2012, 02:00:00
Você recuperou o estouro da janela, mas o resto da foto está sub. Se era o que você queria.
Tenho a impressão que a exposição da foto que você chama de fotometrada já ficou sub. Talvez a planta devesse ser fotometrada....

Obrigado pelo comentário JJVGARCIA.

O efeito desejado inicial seria mesmo tentar fazer a planta mais sombreada, sem estourar a janela. Só que não consegui uma fotometria para tal pois era fim de tarde e o sol pegava de frente naquela janela. Sempre estourava muito a Janela, ou apagava demais a planta. Então pensei: e se usasse um HDR para não deixar a planta escura e ainda não estourar a Janela - Balanceando a CENA ? O Auto-Bracket na 60D, nesse caso foi de +2 e -2.

Uma coisa que não consegui resolver ali foi o problema de foco com a Planta, mesmo apoiada a máquina no saquinho de feijão (dica do fórum HEUAHEUHEA).

Em todas exposições dava um blurzinho ali, mesmo parecendo estar bem focado no viewfinder, travando o foco no ponto da esquerda da 60D, e regulando manualmente . (será que necessito óculos?) . Isso seria a contra-luz que causa ?


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2012, 02:58:51
a foto está sub mesmo, a que você usou como super na minha opinião é a que esta melhor fotometrada em relação a planta, acho que valia a pena tentar denovo, não manjo muito de HDR, mas espero que dê certo e que tu poste os resultados.

Abs!


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2012, 03:54:49
De maneira rápida, só para exemplificar:



Não ficou uma qualidade muito boa, mas... :)

Quanto ao foco talvez fosse melhor fazer a foto com uma abertura menor f/16 ou f/22 (não sei qual abertura você usou).



chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2012, 01:58:58
F 6,3 para todas e ISO 100

Tempo de exposição:  1/4" , 1" e 4"   , respectivamente.

Difícil seria conseguir esse sol de novo aqui em UBACHUVA para repetir a foto e tentar diminuir essa abertura.  :D :assobi:  :aua:

Sobre seu tratamento JJVGARCIA, não era exatamente isso que eu procurava e sim essas sombras e transições de luz mais suaves, menos duras.

O que me incomodou mesmo foi essa pequena granulação e falta de Nitidez, coisa que não vejo muito nos trabalhos mais tops aqui do forum.

Será que essa limitação vem da lente 18-135mm EF-S  basicona  do kit da CANON 60D ?


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2012, 02:25:27
Se você utilizar uma abertura menor como disse no outro post, você vai aumentar o DOF. Não conheço essa lente, mas acho que o resultado não tenha muito a ver com a lente.

Meu exemplo é apenas um dos muitos resultados que você pode ter brincando com HDR. Fiz apenas para ver como ficava menos subexposta.


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2012, 02:30:30
E essa granulação? Mesmo com ISO 100 ela persiste em ocorrer aqui na minha máquina.

As fotos fiz todas temporizadas, baixando o espelho automaticamente antes de capturar.

Mas várias fotos minhas ficam com essa granulação, mesmo em ISO 100 e aberturas grandes.

Fico meio encucado com isso pois, pelo o que leio por aqui, só ISOS acima de 400 eram pra dar esse tipo de granulação, não ?



jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2012, 03:24:54
Não. A granulação depende também da qualidade da luz e tempo de exposição entre outros.

Você diminuiu o ruido na pós?


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2012, 11:25:01
Não mexi com o ruído na pós. Existe alguma ferramenta para RAW que funcione melhor do que pra JPG ?

Eu costumo usar LIGHTROOM para pós mas sou iniciante também nesse software. Costumava usar o PHOTOSHOP e PHOTOPAINT antigamente, mas não tinha filtros tão eficientes para fotos com granulação mais alta. Dava aquele aspecto meio soft demais né ?

Um abraço.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2012, 12:09:22
Não mexi com o ruído na pós. Existe alguma ferramenta para RAW que funcione melhor do que pra JPG ?

(...)

Em termos de RAW, o melhor software geralmente é o do fabricante.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2012, 17:05:15
Em termos de RAW, o melhor software geralmente é o do fabricante.

Puxa, nunca imaginei que esse Software da CANON poderia ser algo... Nunca nem tinha aberto ele ! HUIAHEUHUIAE  Primeira vez agora pouco !

Depois testarei com mais tempo em casa.

Valeu Mr. HYDE.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2012, 18:58:57
Então vc está perdendo tb a melhor recuperação de altas e baixas luzes...  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2012, 22:29:57
Valeu pela dica brother !