Autor Tópico: Ajuda para um iniciante  (Lida 2219 vezes)

Ivan Moroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 16 de Maio de 2006, 14:46:12
Boa tarde galera!
Sempre tirei fotos com digitais portateis, as Sonys portateis da vida.
O "problema" é que peguei gosto pela coisa e as vezes fico até imaginando uma foto em certo lugar, mas quando vou ver a minha atual câmera não tem recurso pra tirar a foto como queria. Por isso estou pensando em pegar uma de verdade, tenho muito oque aprender ainda sobre iluminação, abertura e tudo mais, mas praticando é sempre o melhor jeito de começar.
Mas ae me surgiu a dúvida, qual câmera pegar?
Andei pesquisando alguma coisa a respeito das Nikon D50 e D70s, ambas na opção de venda com o kit. Pelo oque li as duas são ótimas levando em conta as concorrentes, mas fiquei na dúvida entre as duas, para quem está começando (e também não pretende trocar de câmera tão já) a D70s seria "demais" pra mim? Seria preciso saber alguma coisa mais detalhada sobre fotografia para usa-lá de modo "correto"?
Ouvi comentários sobre a lente do kit ser meio fraca, pra mim que estou começando seria mesmo um problema isso?
Lembrando que o maior uso seria para fotografia esportiva de ação (bike, rapel e coisas do tipo) e fotografia estilo turista mesmo.
A só mais uma coisa, sejá lá qual for que eu comprar pretende ficar por um bom tempo com ela.
Desculpem pelo monte de pergunta, mas como não sei muita coisa ainda queria uma ajuda de quem entende mesmo do assunto.
Abraços e todos.


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2006, 20:25:36
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2006, 20:31:35
Citar
Boa tarde galera!
Sempre tirei fotos com digitais portateis, as Sonys portateis da vida.
O "problema" é que peguei gosto pela coisa e as vezes fico até imaginando uma foto em certo lugar, mas quando vou ver a minha atual câmera não tem recurso pra tirar a foto como queria. Por isso estou pensando em pegar uma de verdade, tenho muito oque aprender ainda sobre iluminação, abertura e tudo mais, mas praticando é sempre o melhor jeito de começar.
Mas ae me surgiu a dúvida, qual câmera pegar?
Andei pesquisando alguma coisa a respeito das Nikon D50 e D70s, ambas na opção de venda com o kit. Pelo oque li as duas são ótimas levando em conta as concorrentes, mas fiquei na dúvida entre as duas, para quem está começando (e também não pretende trocar de câmera tão já) a D70s seria "demais" pra mim? Seria preciso saber alguma coisa mais detalhada sobre fotografia para usa-lá de modo "correto"?
Ouvi comentários sobre a lente do kit ser meio fraca, pra mim que estou começando seria mesmo um problema isso?
Lembrando que o maior uso seria para fotografia esportiva de ação (bike, rapel e coisas do tipo) e fotografia estilo turista mesmo.
A só mais uma coisa, sejá lá qual for que eu comprar pretende ficar por um bom tempo com ela.
Desculpem pelo monte de pergunta, mas como não sei muita coisa ainda queria uma ajuda de quem entende mesmo do assunto.
Abraços e todos.
Ivan, você deve considerar o seguinte:

- Quanto pretende investir numa nova câmera?
- Se comprar uma DSLR, não se incomodará tendo que trocar as lentes
frequentemente e carregar uma mochila com o equipamento?
- Não se incomoda em chamar a atenção por estar usando uma câmera
semi-profissional?
- Realmente precisa de uma DSLR ou uma prosumer daria conta do recado?

Já deu uma olhada, por exemplo, na Fuji S9000, Panasonic FZ30, Canon Powershot Pro1, Sony R1, etc.?  São excelentes câmeras e têm a vantagem de serem mais "portáteis" e com custo menor que DSLR + lentes  :thmbup:

Mas se você não se incomoda com o que citei acima, e realmente sente que é a hora de uma DSLR, então vai fundo  :thmbup:
Para tirar todo o proveito de uma câmera DSLR, você precisa sim saber muito mais coisas do que para usar uma compacta! Comece lendo TODO o manual da câmera, depois leia muito na Internet, fóruns, revistas, livros. Tudo ajuda muito na parte técnica.
A Nikon D50 é uma excelente câmera pelo que li e fotos que vi no fórum. Aconselho a não comprar com a lente do kit (18-55mm) e sim com a 18-70mm pois dizem que a qualidade ótica é bem melhor.  
Se grana não for o problema, então vai logo de D70s com a 18-70mm do kit!
E, puxando a brasa para o lado dos canonzeiros (rs), também dê uma olhada na
Canon Digital Rebel XT!
Agora prepare-se: entrar no mundo das DSLR é um caminho sem volta rs
Requer bastante leitura, prática, observação e, infelizmente, investimentos $$$ :giveup:

Abraços e boa compra!  
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Ivan Moroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2006, 20:42:24
Citar
Ivan, você deve considerar o seguinte:

- Quanto pretende investir numa nova câmera?
- Se comprar uma DSLR, não se incomodará tendo que trocar as lentes
frequentemente e carregar uma mochila com o equipamento?
- Não se incomoda em chamar a atenção por estar usando uma câmera
semi-profissional?
- Realmente precisa de uma DSLR ou uma prosumer daria conta do recado?

Já deu uma olhada, por exemplo, na Fuji S9000, Panasonic FZ30, Canon Powershot Pro1, Sony R1, etc.?  São excelentes câmeras e têm a vantagem de serem mais "portáteis" e com custo menor que DSLR + lentes  :thmbup:

Mas se você não se incomoda com o que citei acima, e realmente sente que é a hora de uma DSLR, então vai fundo  :thmbup:
Para tirar todo o proveito de uma câmera DSLR, você precisa sim saber muito mais coisas do que para usar uma compacta! Comece lendo TODO o manual da câmera, depois leia muito na Internet, fóruns, revistas, livros. Tudo ajuda muito na parte técnica.
A Nikon D50 é uma excelente câmera pelo que li e fotos que vi no fórum. Aconselho a não comprar com a lente do kit (18-55mm) e sim com a 18-70mm pois dizem que a qualidade ótica é bem melhor. 
Se grana não for o problema, então vai logo de D70s com a 18-70mm do kit!
E, puxando a brasa para o lado dos canonzeiros (rs), também dê uma olhada na
Canon Digital Rebel XT!
Agora prepare-se: entrar no mundo das DSLR é um caminho sem volta rs
Requer bastante leitura, prática, observação e, infelizmente, investimentos $$$ :giveup:

Abraços e boa compra!
Realmente não me encomodo em carregar mochila nem nada a mais.
Sobre o tirar proveito da câmera já estava mesmo lendo a respeito disso, alias foi até um dos motivos pelo qual fiquei "triste" com a minha atual, lia muita coisa que não dava pra fazer com ela.
Tenho ainda muito oque aprender e sei disso, mas tendo em mãos alguma coisa em que posso indo por em prática oque eu já sei é uma boa também.
Queria mesmo uma DSLR justamente pra não ter que ir trocando de câmera sempre, e como você mesmo disse vai muito $$$ nisso e nem sempre a gente tem né.  :blue:
Por isso já queria alguma coisa melhor logo, pra depois conforme for aprendendo já ter um equipamento bom.
Sobre o investimento agora, seria de coisa no máximo na faixa da D70s mesmo, mais que isso já complica a coisa... ehehe
Obrigado pela ajuda.
PS: Se souberem de algum tipo de apostilinha sobre fotografia que eu possa achar na net eu agradeço também...  
« Última modificação: 16 de Maio de 2006, 20:45:03 por Ivan Moroz »


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2006, 20:45:39
Ops, acabei postando 2x sem querer...
« Última modificação: 16 de Maio de 2006, 20:46:27 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2006, 20:48:11
Ivan, leia estes artigos: http://www.ricciardi.eng.br/Artigos.htm

Muito bons! E aqui no fórum também se aprende muito lendo os posts da galera  :thmbup:

 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2006, 01:03:08
Citar
Ivan, leia estes artigos: http://www.ricciardi.eng.br/Artigos.htm

Muito bons! E aqui no fórum também se aprende muito lendo os posts da galera  :thmbup:
Fábio,

Muito legal esses artigos que vc postou!!! Estou lendo!!!  :thmbup:  :thmbup:
Ótima dica!!
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2006, 06:43:30
Vou te perguntar uma coisa, precisa ser digital?


Porque com o dinheiro que você vai pagar em uma D70s/D50 vc compra uma super máquina de filme e já pode comprar uma lente muito melhor que a do kit e um flash.



Ps.: No momento eu to mais pro lado do filme, não to me animando muito com o digital. A razão é que estou queimando uns Provias e to adorando.  :mf_w00t2:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2006, 08:32:01
Citar
- Não se incomoda em chamar a atenção por estar usando uma câmera semi-profissional?
só discordo nesse ponto!  :laughing:
pra quem não entende, uma s5100 ou uma D200 são a mesma coisa, ou seja chamam a mesma atenção, e logo, corre-se o mesmo risco :thmbup:  


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2006, 08:57:46
Citar
Vou te perguntar uma coisa, precisa ser digital?


Porque com o dinheiro que você vai pagar em uma D70s/D50 vc compra uma super máquina de filme e já pode comprar uma lente muito melhor que a do kit e um flash.



Ps.: No momento eu to mais pro lado do filme, não to me animando muito com o digital. A razão é que estou queimando uns Provias e to adorando.  :mf_w00t2:
Carlo, quanto você gasta em um rolo de Provia 36 poses (filme + revelação + ampliações + molduras)?
Eu tinha uma Nikon N75 mas acabei mudando para digital devido ao custo das revelações  :giveup:

Mas confesso que se pudesse fotografar só com Fuji Velvia seria uma maravilha  :mf_w00t2:  
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2006, 09:17:17
Citar
Citar
Vou te perguntar uma coisa, precisa ser digital?


Porque com o dinheiro que você vai pagar em uma D70s/D50 vc compra uma super máquina de filme e já pode comprar uma lente muito melhor que a do kit e um flash.



Ps.: No momento eu to mais pro lado do filme, não to me animando muito com o digital. A razão é que estou queimando uns Provias e to adorando.  :mf_w00t2:
Carlo, quanto você gasta em um rolo de Provia 36 poses (filme + revelação + ampliações + molduras)?
Eu tinha uma Nikon N75 mas acabei mudando para digital devido ao custo das revelações  :giveup:

Mas confesso que se pudesse fotografar só com Fuji Velvia seria uma maravilha  :mf_w00t2:
Tudo certo Fábio?


Eu gasto R$20,00 do rolo mais R$10,00 pra revelar com o contato, o resto eu faço em casa mesmo, estou com um scanner de negativo/positivo da Epson não é perfeito mas, eu gosto muito dele.

Normalmente deixo no Print File mesmo é mais baratinho que a moldura e o Milan depois de revelado já de dá assim.  ^_^ Então nem gasto muito.

Em julho já decidi vou ao Pantanal com Provias e Velvias na mala e o dinheiro que ia gastar na MarkII vou pegar em lentes novas.


 :bye1:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2006, 09:18:56
um escaner de negativos quebra uma arvore =]


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2006, 10:36:00
Citar
um escaner de negativos quebra uma arvore =]
Acho que é quase uma Amazônia inteira....

Revelação PB -> Na faculdade di grátis!  :clap:

Revelação Negativo/Positivo -> R$10,00

Tá saindo muito barato e o scanner custou o preço de um CF de 1GB.  :thmbup:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Ivan Moroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2006, 13:03:47
Citar
Ivan, leia estes artigos: http://www.ricciardi.eng.br/Artigos.htm

Muito bons! E aqui no fórum também se aprende muito lendo os posts da galera  :thmbup:
Muito legal o artigo Fabio! Brigadão!
Sobre a câmera, prefiro uma digital mesmo, em um modo geral é menos trabalhosa e no fim das contas sai mais barato.


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2006, 13:00:57
Citar
Citar
Ivan, leia estes artigos: http://www.ricciardi.eng.br/Artigos.htm

Muito bons! E aqui no fórum também se aprende muito lendo os posts da galera  :thmbup:
Muito legal o artigo Fabio! Brigadão!
Sobre a câmera, prefiro uma digital mesmo, em um modo geral é menos trabalhosa e no fim das contas sai mais barato.
Menos trabalhosa onde?

Vc precisa editar cada foto que sair dela pois, o que a camera te fornece é algo muito superficial.

Só uma coisa, isso de mais barato é algo muito artificial pois, o dinheiro que vc vai gastar de uma vez na D50/70 vc pode gastar em algumas milhares de vezes comprando filme.


Exemplo:

No filme:
Nikon/Canon genérica de filme: R$900,00
Lente: Sigma 24-70 2.8 + 70-300 = R$2500,00
Flash (SB-600/430ex): R$900,00

Total: R$4900,00
(Por mais um pouco vc pode pegar uma 70-200 2.8 que é excelente.)


No digital:
Nikon D70s + Lente do kit (já que você quer uma): R$4500,00
Cartão CF = R$600,00

Total: R$5100,00


Agora é só perguntar qual dos kits tem melhor qualidade ótica e versatilidade.
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/