Autor Tópico: Pontos de Foco nas compactas.  (Lida 1368 vezes)

AlexRFP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sexo: Masculino
  • buscando conhecimento ...
    • RioFishingPro
Online: 25 de Setembro de 2012, 12:06:30
Caros amigos.. algumas duvidas sobre os PONTOS DE FOCO.

Algumas maquinas possuem 9, outras 23, outras 11 etc. pontos de foco, cada uma com sua especificação. Perguntas:

Para que tipos de fotografias devemos selecionar os pontos de foco (modo automático), pois você pode selecionar spot, centralizado etc... ?
Quando selecionado como a função age, seleciona o melhor foco, procura pelos melhores pontos de contraste?

Acho muito legal esse debate sobre FOCO. Espero poder contar com a colaboração dos amigos do MF,

Abraços a todos...
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, 12:17:45 por AlexRFP »
Panasonic Lumix FZ150


AlexRFP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sexo: Masculino
  • buscando conhecimento ...
    • RioFishingPro
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2012, 15:48:00
ninguem pra dar uma forcinha !!?  :assobi:
Panasonic Lumix FZ150


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2012, 17:18:40
Caros amigos.. algumas duvidas sobre os PONTOS DE FOCO.

Algumas maquinas possuem 9, outras 23, outras 11 etc. pontos de foco, cada uma com sua especificação. Perguntas:

Para que tipos de fotografias devemos selecionar os pontos de foco (modo automático), pois você pode selecionar spot, centralizado etc... ?
Quando selecionado como a função age, seleciona o melhor foco, procura pelos melhores pontos de contraste?

Acho muito legal esse debate sobre FOCO. Espero poder contar com a colaboração dos amigos do MF,

Abraços a todos...

centralizado, spot (pontual) e matricial não são pontos de foco, e sim, de fotometria. Leitura da luz na cena.  :ok:
Em compactas, o foco é feito pelos pontos de contraste mesmo, tanto que se não houver muito contraste na cena, a câmera tem dificuldade pra focar.
mas com toda sinceridade, naõ entendi sua dúvida... só vi que vc misturou foco com fotometria. Ou se não misturou, eu é que não entendi o que vc está querendo dizer.


AlexRFP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sexo: Masculino
  • buscando conhecimento ...
    • RioFishingPro
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2012, 18:24:12
centralizado, spot (pontual) e matricial não são pontos de foco, e sim, de fotometria. Leitura da luz na cena.  :ok:
Em compactas, o foco é feito pelos pontos de contraste mesmo, tanto que se não houver muito contraste na cena, a câmera tem dificuldade pra focar.
mas com toda sinceridade, naõ entendi sua dúvida... só vi que vc misturou foco com fotometria. Ou se não misturou, eu é que não entendi o que vc está querendo dizer.

Talvez eu tenha me espressado mal mesmo  :aua:. Deixa eu tentar ser bem especifico. No modo AF da camera, tenho funções como: FACE, BUSCA AF, X (pontos, depende da camera), 1 area. Pois bem, como funcionam essas opções, mais especificamente as de X(pontos), por exemplo 23 areas?
Panasonic Lumix FZ150