Autor Tópico: SB900 - esquentar nunca mais  (Lida 5391 vezes)

michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Online: 04 de Outubro de 2012, 13:31:08
Outro dia fui fotografar um evento e uma das pessoas que estava comigo estava usando o SB900, e a todo instante eu estava ouvindo o aviso sonoro de temperatura.

Até dei umas dicas para esta pessoa, colocar no modo M, aumentar o ISO.

Mas tem um texto muito bom que explica direitinho como evitar o super-aquecimento do SB900

Parte 1:
http://www.fotografia-dg.com/superaquecimento-flash-sb-900-nikon/

Parte 2:
http://www.fotografia-dg.com/flash-sb-900-iluminadores-modo-automatico-manual/


Para quem isa o SB900, vale a pena LER.

quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2012, 14:48:34
Sem entrar no mérito do problema, mas apenas analisando o texto.......

Citar
1.2v é menor do que a tensão do padrão de células não-recarregáveis, o que resulta em problemas de ligar o SB-900, devido à sua baixa corrente.

1.2v é medida de tensão, não de corrente. A corrente disponibilizada pelas recarregáveis é normalmente maior do que a das pilhas comuns e se mantém em um patamar mínimo (que é o que normalmente é identificado na pilha, 2100mAh para as LSD's comuns e 2500mAh para a nova safra, como as Eneloop XX) até o descarregamento total. Aparelhos eletrônicos em geral, principalmente os de voltagem mediana (o flash trabalha com 6V, 4x1.5) suportam a tensão a menor, compensada pela maior disponibilidade de pico de corrente. Nunca vi um flash ter dificuldade para ligar por usar pilhas recarregáveis.

Citar
O mAh (miliamperes / hora) não tem nada a ver com a taxa de tensão – é simplesmente a medida da capacidade da bateria (mais conhecido como vida úti).

Vida útil ??? mAh é a capacidade de entrega de corrente.

Citar
Além disso, as pilhas recarregáveis ​​sofrem de auto-descarga, onde as baterias perdem a carga quando armazenados ou não está em uso.

Pilhas recarregáveis LSD como as Eneloop, Powerex, Enitime e outras sofrem de baixa auto-descarga (LSD = Low Self Discharge),  sendo as vezes capazes de manter 90% da carga por um ano após o carregamento.

Citar
Faça o teste e compare o tempo para recarga com baterias recarregáveis ​​e simples clicando em 1/1 (mais conhecido como Full Power).

A maioria dos fabricantes de flash recomenda o uso de pilhas recarregáveis ao invés de alcalinas ou comuns. No caso do Canon 430EX, segundo testes do The-Digital-Picture, a diferença é de 3.2s de recycle time para pilhas alcalinas contra 2s contra pilhas recarregáveis.

As pilhas comuns, apesar de ter uma voltagem maior (1.5v ao invés de 1.2v) muitas vezes tem um patamar de corrente mínimo menor, entregando menor potência (potência = voltagem x corrente). Além disso, com o uso as pilhas comuns começam a diminuir a voltagem e corrente que conseguem entregar.

Assim, um flash que reciclava super rapidamente com pilhas novas, começa a reciclar cada vez mais lentamente com o uso. Na metade da utilização já está com um tempo de reciclagem muito longo.

Já as baterias recarregáveis modernas conseguem manter aproximadamente a mesma voltagem e patamar de corrente durante toda a utilização, até chegar próximo do ponto de descarregamento total, quando então estes valores despencam. Ou seja, o tempo de reciclagem do flash permanece mais ou menos igual durante todo o período de uso, até a descarga. Nas minhas recarregáveis, o tempo de recycle é sempre o mesmo, quando começa a demorar para reciclar eu sei que tenho apenas em média mais uns 10 disparos antes de apagar.

Uma explicação retirada do mesmo site (The-Digital-Picture)

"NiMH batteries have much less internal resistance than Alkaline batteries resulting in significantly shorter re-cycle times. NiMH batteries also give more consistent (full) power until they are discharged while Alkalines will recycle the flash more and more slowly as they expend their life. Adding environmental concerns and cost to this equation should make the decision to use NiMH batteries a no-brainer. Buy 40 or 50 of them and use them in everything you own that accepts them. Buy a charger that charges the AAs in 60 minutes or less to make charging time less of a issue. "

Não sei o restante, mas este texto é bem ruim.


PS: Em tempo, em relação ao tempo de reciclagem, retirado do próprio site da Nikon

High-power manganese batteries are not recommended for use with Nikon Speedlights. Flash recycling speed and number of total flashes available depends on the battery type in use. Generally batteries with a slower recycling time provide a higher number of flashes due to the properties of the battery type.

In order of recycling speed:
- Ni-MH (Nickel Metal Hydride)
- Ni-Mh (eneloop, 1.2V)
- NiCd (rechargeable, 1.2V)
- Oxyride (1.5V)
- Alkaline-manganese
- Lithium

https://nikoneurope-en.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/6514/~/what-type-of-batteries-can-i-use-in-my-nikon-speedlight%3F
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 14:56:38 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2012, 19:20:32
Sem entrar no mérito do problema, mas apenas analisando o texto.......

1.2v é medida de tensão, não de corrente. A corrente disponibilizada pelas recarregáveis é normalmente maior do que a das pilhas comuns e se mantém em um patamar mínimo (que é o que normalmente é identificado na pilha, 2100mAh para as LSD's comuns e 2500mAh para a nova safra, como as Eneloop XX) até o descarregamento total. Aparelhos eletrônicos em geral, principalmente os de voltagem mediana (o flash trabalha com 6V, 4x1.5) suportam a tensão a menor, compensada pela maior disponibilidade de pico de corrente. Nunca vi um flash ter dificuldade para ligar por usar pilhas recarregáveis.

Vida útil ??? mAh é a capacidade de entrega de corrente.

Pilhas recarregáveis LSD como as Eneloop, Powerex, Enitime e outras sofrem de baixa auto-descarga (LSD = Low Self Discharge),  sendo as vezes capazes de manter 90% da carga por um ano após o carregamento.

A maioria dos fabricantes de flash recomenda o uso de pilhas recarregáveis ao invés de alcalinas ou comuns. No caso do Canon 430EX, segundo testes do The-Digital-Picture, a diferença é de 3.2s de recycle time para pilhas alcalinas contra 2s contra pilhas recarregáveis.

As pilhas comuns, apesar de ter uma voltagem maior (1.5v ao invés de 1.2v) muitas vezes tem um patamar de corrente mínimo menor, entregando menor potência (potência = voltagem x corrente). Além disso, com o uso as pilhas comuns começam a diminuir a voltagem e corrente que conseguem entregar.

Assim, um flash que reciclava super rapidamente com pilhas novas, começa a reciclar cada vez mais lentamente com o uso. Na metade da utilização já está com um tempo de reciclagem muito longo.

Já as baterias recarregáveis modernas conseguem manter aproximadamente a mesma voltagem e patamar de corrente durante toda a utilização, até chegar próximo do ponto de descarregamento total, quando então estes valores despencam. Ou seja, o tempo de reciclagem do flash permanece mais ou menos igual durante todo o período de uso, até a descarga. Nas minhas recarregáveis, o tempo de recycle é sempre o mesmo, quando começa a demorar para reciclar eu sei que tenho apenas em média mais uns 10 disparos antes de apagar.

Uma explicação retirada do mesmo site (The-Digital-Picture)

"NiMH batteries have much less internal resistance than Alkaline batteries resulting in significantly shorter re-cycle times. NiMH batteries also give more consistent (full) power until they are discharged while Alkalines will recycle the flash more and more slowly as they expend their life. Adding environmental concerns and cost to this equation should make the decision to use NiMH batteries a no-brainer. Buy 40 or 50 of them and use them in everything you own that accepts them. Buy a charger that charges the AAs in 60 minutes or less to make charging time less of a issue. "

Não sei o restante, mas este texto é bem ruim.


PS: Em tempo, em relação ao tempo de reciclagem, retirado do próprio site da Nikon

High-power manganese batteries are not recommended for use with Nikon Speedlights. Flash recycling speed and number of total flashes available depends on the battery type in use. Generally batteries with a slower recycling time provide a higher number of flashes due to the properties of the battery type.

In order of recycling speed:
- Ni-MH (Nickel Metal Hydride)
- Ni-Mh (eneloop, 1.2V)
- NiCd (rechargeable, 1.2V)
- Oxyride (1.5V)
- Alkaline-manganese
- Lithium

https://nikoneurope-en.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/6514/~/what-type-of-batteries-can-i-use-in-my-nikon-speedlight%3F


Caro Alexandre
tua colocaçao e certa, eu uso recarregaveis desde 1994,NUNCA tive nenhum problema
antes niquel cadmio, agora niquel metal,
fazia muito tempo que nao lia tanta asneira, nao sei quem escreveu essa materia!!!!
abraço.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 19:21:30 por agalons »


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2012, 15:57:24
Não sei quem está certo ou errado!!

Quem escreveu este texto é o fotógrafo Andre Fernandes, vem vem realizando palestras e ws pelo Sul do Brasil e é consultor do site DG dicas de fotografia.

Não sou expert em pilhas e baterias. Mas já fotografei com usando SB900 com pilhas alcalina comum e com recarregável. Não notei muita diferença. Acredito que as configurações podem fazer grande diferença.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2012, 17:26:06
Não sei quem está certo ou errado!!

Quem escreveu este texto é o fotógrafo Andre Fernandes, vem vem realizando palestras e ws pelo Sul do Brasil e é consultor do site DG dicas de fotografia.

Não sou expert em pilhas e baterias. Mas já fotografei com usando SB900 com pilhas alcalina comum e com recarregável. Não notei muita diferença. Acredito que as configurações podem fazer grande diferença.

Obviamente que nao e nada pessoal com ninguem,
a final de contas cada um opina desde seu conhecimento.
Se quem escreveu acha que e assim, para ele sera assim,otimo.
abs.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2012, 00:37:14
Realmente não sei quem está certo... Mas prefiro pagar R$ 100 á mais num SB-910 e não ter esse problema tão frequentemente...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2012, 10:00:16
Realmente não sei quem está certo... Mas prefiro pagar R$ 100 á mais num SB-910 e não ter esse problema tão frequentemente...
o 910 e somente um 900 que nao para
abs.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2012, 19:05:10
Apenas para justificar o motivo que faz dom que não pare:pelo que li, ele reduz a carga do TTL, dizendo para a câmera que aumente o iso, reduza a velocidade ou abra mais (caso não seja usado M).
Apesar disso, o sb900 com turbo, não trava. Usei sexta feira em situação de pouca luz mesmo, onde precisava de 1/2 ou 1/1 em 95% das fotos, e não esquentou além de pouco mais que a metade.
o 910 e somente um 900 que nao para
abs.


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2012, 21:05:07
Com 1/1, ISO alto e grande abertura? E como ficaram as pessoas?


Os únicos momentos que uso o flash em 1/1 é quando estou fazendo strobist, com F11, 1/125s e ISO 100. Em eventos, meu flash não chega perto disso, mesmo com pouca luz..  :shock:
« Última modificação: 07 de Outubro de 2012, 21:07:23 por marciocons »
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2012, 08:21:54
Iso 400, teto alto e escuro para rebater, 1/100, f/8. Sem estouros, exceto pouquíssimas fotos perto, quando mudei para 1/2


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2012, 20:33:30
Hum... o único momento que uso pequena abertura é para fazer as fotografias do salão e igreja, mas isso sem flash e com a câmera no tripé.


As fotos durante evento geralmente começo meu ISO em 1600 e vou até no máximo 3200. Uso a D7000... E abertura geralmente vario de 2.8 até 4.0/5.6

E quando estou com teto alto, recorro ao Lambency (Gary Fong clone). Vc não fica com fotos com fundo escuro?

Esse aniversário, por exemplo, foi feito num local de teto super alto, as luzes eram as esverdeadas (malditas..kkk) fluorescentes. Com ISO em 3200 e com o Lambency, o flash não fica tão evidente e nem dá tanto ruído assim.

« Última modificação: 08 de Outubro de 2012, 20:57:21 por marciocons »
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2012, 23:16:52
O evento em questão era particular. Não contratado.

Troca de faixa do judô do meu mais novo.

Motivo do DoF longo: Foco problemático, pois crianças fazendo os exercícios do judô se mexem demais.
Motivo da velocidade idem.

ISO 400 por haver essa possibilidade (poderia jogar para 1600, que é o MEU limite com a D7000).
Mesmo depois de uns 10 tiros seguidos 1/1 e mais uns tantos não tão seguidos, não esquentou nem perto de alertar a temperatura. Graças ao turbo (batt pack).