Autor Tópico: Uma mão, um EVF  (Lida 4681 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Março de 2015, 23:12:45
Massa, to de cara! Conheci pessoas que me disseram que quando fosse trabalhar com uma DSLR ( pois naquela época trabalhava com com a minha UZ de evf - só que ela não amplia no visor ) iria me lascar por uma DSLR não ter essa previsão da imagem que os evfs dão. Felizmente não foi o caso, mas se tem tecnologia que pode nos facilitar a vida, usemos e abusemos, sem preconceitos...hehe!

Tem muita gente que usa DSLR e não aproveita a previsão de exposição do live view. Não sei se é costume ou excesso de confiança na exposição. O caso é que a gente acaba se acostumando com as coisas e para de pensar, já que a câmera ajuda. Muita gente já tem esquecido de pensar em exposição, de pegar um ponto de referencia neutro, de fotometrar por substituição, e está completamente entregue à facilidade do evf e lv. Como quem usa uma HP na faculdade de engenharia e para de fazer contas de cabeça. Se é bom ou ruim, depende. Há quem considere todo o processo de exposição como parte da fotografia, é gostoso, insere o fotografo no processo. Há quem ache isso perda de tempo e prefira se concentrar na composição. Ninguém está errado e as ferramentas estão aí pra quem quiser usar.

O caso é que as câmeras estão abarrotadas de tecnologia para facilitar nossas ações, mas acho pouco provável que algum fotógrafo use tudo ao mesmo tempo, senão o cara não consegue fotografar...
Só o menu de autofoco da minha 5D3 tem 20 pastas pra abrir e configurar, é do tamanho do menu inteiro da minha 5D clássica.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 14 de Março de 2015, 17:01:56

A diferença entre elas? Minha mão esquerda tapando o sol, impedindo o flare e a perda de contraste. O que foi muito mais fácil avaliar com o EVF.

Né que o tal EVF, quando bom, é coisa de deus mesmo? A mão esquerda então, nem se fala...  ;)

Para isso existem bandeiras, ou bloqueadores, como quiser chamar.

Da para fazer em casa com aqueles acessorios de segurar papel emgatado na sapata do flash, segurando um cartao. Ajuste ate o limite onde o cartao nao apareca na imagem e pode fotografar normalmente, sem precisar de mao e nao fazendo doferenca se com EVF ou nao.

O cartao cinza usado para ajustar balanco de branco ou o fundo de um pequeno rebatedor de luz tambem servem. :)


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #17 Online: 14 de Março de 2015, 22:28:42
Tem muita gente que usa DSLR e não aproveita a previsão de exposição do live view. Não sei se é costume ou excesso de confiança na exposição. O caso é que a gente acaba se acostumando com as coisas e para de pensar, já que a câmera ajuda. Muita gente já tem esquecido de pensar em exposição, de pegar um ponto de referencia neutro, de fotometrar por substituição, e está completamente entregue à facilidade do evf e lv. Como quem usa uma HP na faculdade de engenharia e para de fazer contas de cabeça. Se é bom ou ruim, depende. Há quem considere todo o processo de exposição como parte da fotografia, é gostoso, insere o fotografo no processo. Há quem ache isso perda de tempo e prefira se concentrar na composição. Ninguém está errado e as ferramentas estão aí pra quem quiser usar.

O caso é que as câmeras estão abarrotadas de tecnologia para facilitar nossas ações, mas acho pouco provável que algum fotógrafo use tudo ao mesmo tempo, senão o cara não consegue fotografar...
Só o menu de autofoco da minha 5D3 tem 20 pastas pra abrir e configurar, é do tamanho do menu inteiro da minha 5D clássica.

É Claudio, eu sou um que muitas vezes é desleixado no sentido de fotometrar. Sabendo da DR da minha cam eu relaxo e me preocupo mais em não estourar alguma parte da imagem ( sim, eu uso o sinalizador de recortes ), e por esse desleixe muitas vezes eu faço ca*ada. Ja perdi fotos por ficarem muito escuras ou pior, por ficarem com estouros grandes que comprometeram a imagem. Estou me empenhando em ser mais analítico, usar ( e saber usar ) todos os recursos da minha cam e principalmente em pensar mais antes de apertar o botão.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #18 Online: 21 de Março de 2015, 18:49:50
Nunca usei EVF, mas ja cogitei a tal da Fuji X100s para alguns jobs... Mas me diga, o EVF compensa a foto direto no visor? Tipo, em situações de luz natural ele mostra a cena como ela realmente vai ficar no Click? Se esta sub e eu subo dois pontos de ISO ele compensa automaticamente no visor? Se sim deve ser extremamente util pra eventos e ensaios em externa que as vezes voce nao acerta sempre a fotometria como quer e tem que ficar compensando pra ter o click que deseja, em estúdio eu ainda preferiria o visor optico pois se funciona como imagino uma cena num ambiente fechado, em ISO 50, F11 e 1/125 eu teria um visor preto haha
@jacobfotografiacriativa


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #19 Online: 21 de Março de 2015, 20:35:29
Nunca usei EVF, mas ja cogitei a tal da Fuji X100s para alguns jobs... Mas me diga, o EVF compensa a foto direto no visor? Tipo, em situações de luz natural ele mostra a cena como ela realmente vai ficar no Click? Se esta sub e eu subo dois pontos de ISO ele compensa automaticamente no visor? Se sim deve ser extremamente util pra eventos e ensaios em externa que as vezes voce nao acerta sempre a fotometria como quer e tem que ficar compensando pra ter o click que deseja, em estúdio eu ainda preferiria o visor optico pois se funciona como imagino uma cena num ambiente fechado, em ISO 50, F11 e 1/125 eu teria um visor preto haha

Sim, André.

Bem, na verdade é uma opção. Podes escolher para o EVF refletir todos os ajustes, não só de exposição como de picture styles, etc, ou para se manter "neutro", refletindo o ambiente, compensando na verdade, como fazem nossos olhos num OVF.

Mas o bacana é que, além da visualização em si, podes ter o histograma em tempo real, que ajuda em situações complicadas.