Autor Tópico: ViewNX  (Lida 6978 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 29 de Setembro de 2012, 12:29:40
Desculpem-me se estou repetindo algum tópico, mas não achei nem um parecido... Instalei agora no meu PC o ViewNX que veio com minha D5100, acho que é a verssão 2 ponto alguma coisa... Ele é um editor de imagem ou só serve para visualizar e converter RAW para JPEG ? :ponder:
« Última modificação: 29 de Setembro de 2012, 12:30:41 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2012, 14:17:28
Rafael ele faz edição bem básica: crop, sharp, brilho, contraste e wb. Entretanto não é prático para edição de fotos em lote.
Gostei meu gosto por Raw e edição usando este software.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2012, 09:05:26
Gosto de utilizar ele para converter as fotos de RAW para Jpeg.

Abraços,

Michel


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2012, 13:06:47
Gosto de utilizar ele para converter as fotos de RAW para Jpeg.


Mas qual seria o sentido de fazer fotos em RAW e converter para JPEG sem editar nada :shock: :shock: :shock: Eu edito meus RAWs no Lightrom 4.1 e elas já saem como JPEG :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2012, 13:23:00
Acho que por ser usuário de Photoshop há décadas eu não me adaptei ao uso do LR e muito menos esse ViewNX (instalei ele de curiosidade), é fácil de mexer, mas não tem as ferramentas do PS (nem plugins).

Eu uso muito o Adobe Camera RAW, que para mim é muito eficiente, após fazer os ajustes necessários ele me deixa no PS onde se eu quiser posso usar os plugins que instalei.

Se eu tenho uma sequência eu automatizo tudo no PS; Depois só salvar a receita toda no Jpeg. :ok:
Fábio Pedro.


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2012, 13:48:22
Desculpem-me se estou repetindo algum tópico, mas não achei nem um parecido... Instalei agora no meu PC o ViewNX que veio com minha D5100, acho que é a verssão 2 ponto alguma coisa... Ele é um editor de imagem ou só serve para visualizar e converter RAW para JPEG ? :ponder:

Tenho a mesma duvida, instalei mas não o entendi direito, tirei algumas fotos em raw e abri esse programa, mas não vi as ferramentas de ediçÃO do raw :shock:
Tenho o Lr 4, mas vou comprar um livro, pra compreende lo melhor, tem muita coisa :)


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2012, 13:52:43
Eu uso apenas o ViewNX para ajustar a foto. Só converto para jpeg quando vou mandar para alguém ou fazer upload para página.
Photoshop eun uso para cortar ou fazer alguma correção mais complicadas, como usando curves e levels, pois sou mais acostumado mesmo com PS. Enfim, só uso o PS para coisas mais complicadas e efeitos. Para as básicas, fico no ViewNX2 mesmo
« Última modificação: 29 de Outubro de 2012, 13:53:10 por Carcarah »


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2012, 13:50:59
Colegas .

O View NX é um visualizador , com algumas funções bem básicas de edição ( ver monitor a direita )

O software de edição da Nikon é o Capture NX2 , que como referencia de comparação é Lightroom da Nikon .

O mesmo é pago , algo em torno de US 119,00. Um ponto forte do Capture NX é uma ferramenta chamada Upoint , que permite trabalhar bem "pontualmente em uma area delimitada pelo usuário ( é uma combinção de laço + os controle basicos ) .

Abraços


« Última modificação: 01 de Novembro de 2012, 13:53:31 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2012, 17:37:13
Colegas .

O View NX é um visualizador , com algumas funções bem básicas de edição ( ver monitor a direita )

O software de edição da Nikon é o Capture NX2 , que como referencia de comparação é Lightroom da Nikon .

O mesmo é pago , algo em torno de US 119,00. Um ponto forte do Capture NX é uma ferramenta chamada Upoint , que permite trabalhar bem "pontualmente em uma area delimitada pelo usuário ( é uma combinção de laço + os controle basicos ) .

Abraços

Obigado pela resposta  :ok:já que tenho o LR, vou desistalar  o View nx.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2012, 17:37:43 por vandersat »


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2012, 17:13:07
Colegas .

O View NX é um visualizador , com algumas funções bem básicas de edição ( ver monitor a direita )

O software de edição da Nikon é o Capture NX2 , que como referencia de comparação é Lightroom da Nikon .

O mesmo é pago , algo em torno de US 119,00. Um ponto forte do Capture NX é uma ferramenta chamada Upoint , que permite trabalhar bem "pontualmente em uma area delimitada pelo usuário ( é uma combinção de laço + os controle basicos ) .

Abraços
2x


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2012, 17:29:49
O Lightroom também tem esse "upoint"... é o pincel, você escolhe o tamanho, a intensidade, e ainda o quão afetará as áreas vizinhas..
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:55:21
O Lightroom também tem esse "upoint"... é o pincel, você escolhe o tamanho, a intensidade, e ainda o quão afetará as áreas vizinhas..

VRSilva ,

Obrigadão pela dica . 

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2012, 22:22:17
O Lightroom também tem esse "upoint"... é o pincel, você escolhe o tamanho, a intensidade, e ainda o quão afetará as áreas vizinhas..
"upoint" é uma tecnologia patenteada da Nik Software que produziu o Capture NX2 e tem os excelentes softwares Silver Efex e Color Efex.


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Dezembro de 2012, 22:29:12
Mas qual seria o sentido de fazer fotos em RAW e converter para JPEG sem editar nada :shock: :shock: :shock: Eu edito meus RAWs no Lightrom 4.1 e elas já saem como JPEG :ok:
Como já foi dito, o View NX é apenas um visualizador com algumas funções básicas.
Já o Capture NX2 é um software de edição extremamente poderoso e é o único que tem os códigos fonte originais dos arquivos NEF. Você altera alguns parametros como se estivesse alterando a regulagem em sua camera, nenhum outro software age desta maneira nos arquivos NEF. Para criar preparar arquivos para uma edição mais elaborada ele é ótimo, mas dá trabalho.
Desvantagem: não é eficiente para trabalhar em lote, o Lightroom é mil vezes ,melhor.