Autor Tópico: fotografar em dias de sol forte  (Lida 15256 vezes)



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #16 Online: 25 de Outubro de 2012, 15:48:05
filtro polarizador não tem nada a ver com esse eu "problema"... ao meu ver não tem nada de muito errado nessas fotos a não ser a falta de pós produção.

nenhum filtro vai equalizar uma área de sombra com uma área de forte luz como essa que mostrou. Um flash bem utilizado poderia ajudar..

Recomendaram o HDR pra resolver a situação e pode funcionar, mas nunca vi uma foto em HDR que me agradasse... É uma coisa que não faó questão de aprender até ver algum resultado que preste...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 15:50:02 por Luciano.Queiroz »


Fabio Lessa

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #17 Online: 25 de Outubro de 2012, 17:46:13
E qual marca de Filtro polarizador é reconmendavel para a Canon 60D?


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 25 de Outubro de 2012, 18:06:38
Recomendaram o HDR pra resolver a situação e pode funcionar, mas nunca vi uma foto em HDR que me agradasse... É uma coisa que não faó questão de aprender até ver algum resultado que preste...
Taí uma coisa que eu concordo.
Na verdade nem acho que ficam ruins, mas a coisa fica um pouco artificial, com cara de HDR mesmo. Acho que no dia que eu ver uma foto boa e não acreditar que tenha sido feita com HDR eu vou aderir.
Na verdade estou com um projeto pessoal de fotografar interiores de igrejas. Então farei umas experiências para ver se sai algo natural sem iluminação com flash.

Quanto ao tema do tópico, existem dois problemas que o sol forte causa:

1 - Obriga a usar abertura menores, impedindo um desfoque que se queira dar e/ou obriga a usar velocidades maiores o que impede borões para expressão movimento nas fotos.

2 - Provoca constrastes muito grandes. Os piores constraste ficam em sombras como as debaixo do queixo, narizes e olhos.  Se o assunto principal ficar sob uma sobra, como árvores, sobreiros etc, você acabará tendo uma silhueta preta ou um fundo completamente estourado de luz.

Para o primeiro problema use filtro de densidade neutra de boa qualidade, para o segundo o flash mais potente que puder comprar e não fotografe de muito longe.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2012, 19:39:41
é mó ruim né fotografar nestes horarios cedos...acho que o negócio mesmo é fazer uma sombrinha ou fotografar na sombra mesmo....

Outro diz eu fiz uma foto no sol do 12h e ficou com sombras horriveis. Eu precisei usar um monte de recursos do foto shop pra melhorar um pouco...basicamente fiz uma operação nas fotos....

Tipo as primeiras sairam execelente, mas depois sairam horriveis. Pensando bem, como as primeiras foram numa piscina, eu acho que a agua serviu como rebatedor, por isso que ficaram tão boas...agora eu estou entendendo, porque as que fotografei dentro da piscina sempre saem boas e as de fora não..hehe :ponder:

Obrigado pelo tópico :ok:
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 19:41:16 por Danilo_cs »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2012, 19:57:07
iso baixo(100-200)
diafragma fechado (f11/16/22).
abs.


tambem tem que medir a luz,para equilibrar


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2012, 01:42:01
Antes de gastar com filtros ND, polarizadores, etc. entenda como funciona a medição de luz em sua câmera.

As câmeras possuem diferentes modos de medir a luminosidade conforme a cena. Um diagnóstico simples na sua foto é que você mencionou que o céu fica branco ao fotografar pessoas na sombra. Isso pode estar ocorrendo por um erro no modo de medição, certamente a avaliação está mais na parte central da imagem o que faz o fotômetro ler as luzes em torno do assunto focado abdicando do céu. Altere para um modo mais amplo (matrix) e veja se melhora. A desvantagem é que seu tempo de obturação cairá um pouco, mas certamente vai melhorar a leitura luminosa do ambiente.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 26 de Outubro de 2012, 02:01:40
Nossa...parece que ninguém viu os exemplos que ele postou. Voce chama isso de problema com o sol forte? HDR pra fotografar pessoas? Desculpe, mas isso é ideia de jerico.
Vamos pensar nas suas fotos.
Foto 1 - Nem precisa de flash. É só voce recuperar as baixas luzes de maneira localizada na menina. O unico probleminha é o estouro lá nas cadeiras ao fundo. De qualquer forma, o uso do flash nao resolveria esse problema. Acho até que voce nem deveria se importar tanto assim com elas. O importante é a menina e o ambiente ao fundo. O ambiente ao fundo está bem exposto. Agora é só recuperar a menina. Aprenda um pouco mais sobre edição de imagens e rapidamente voce resolve isso.

Foto 2 - Não vejo sol forte nenhum nessa foto. Voce poderia ter fotometrado melhor a cena. Se não o fez, ainda resta a edição. Se fizer direitinho, nem vai rolar sequelas :)

Foto 3. É o mesmo caso da foto um. Um pouco mais complicado pois nessa voce terá que amenizar as altas luzes também. Como o motivo está um pouco mais escuro, possivelmente gerará ruído. Mas quem se importa? :)

Resumindo: Estude como editar as suas imagens e principalmente como fotometrá-las corretamente. Depois, se desejar, parta para o uso do flash. Tem muita gente usando flash sem necessidade alguma.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #23 Online: 26 de Outubro de 2012, 08:17:45
valeu spider e obrigado a todos pelos comentários!
vou estudar um pouco mais e pretendo voltar com fotos melhores  :)
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2012, 09:32:39
É só voce recuperar as baixas luzes de maneira localizada na menina. O unico probleminha é o estouro lá nas cadeiras ao fundo.

Mas ele usa Canon, como vai recuperar as luzes baixas?  :D

Eu tenho o seguinte pensamento: Dependendo da intensidade do sol essas cadeiras de praia ficam estouradas até para os nossos olhos! Então qual o problema de ficarem estouradas na foto também? O problema é que a foto toda está meio sem graça e a cadeira estourada destoa completamente do resto da foto, mas se fosse uma foto high-key não teria problema nenhum ao meu ver!

Acho que a melhor solução nesse caso é um flash externo, dentro de um difusor, ou um flash rebatido em um rebatedor/placa de isopor etc.

Filtro polarizador não é uma má idéia, deixaria o céu mais azul, removeria o reflexo da vegetação deixando ela mais verde e viva, daria um punch na imagem!


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2012, 10:11:04
Salvar essa foto para colocar para usar no FB ou revelar, blz, uma edição (ate) resolve, é aquilo, qq um hoje em dia tira foto pois depois CS5 e LR arruma? não acho que tem que ser assim e não pode se tornar uma constante.
Ele não quer cometer esse erro de novo pelo que entendi, edição sempre vai ter, mas acho importante minimizar os erros.
Se quem edita as fotos é voce, tudo em bem (em parte) ... se for outra pessoa,  tempo é dinheiro e ninguém trabalha de graça.

abrçs.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 26 de Outubro de 2012, 10:25:40
Salvar essa foto para colocar para usar no FB ou revelar, blz, uma edição (ate) resolve, é aquilo, qq um hoje em dia tira foto pois depois CS5 e LR arruma? não acho que tem que ser assim e não pode se tornar uma constante.
Ele não quer cometer esse erro de novo pelo que entendi, edição sempre vai ter, mas acho importante minimizar os erros.
Se quem edita as fotos é voce, tudo em bem (em parte) ... se for outra pessoa,  tempo é dinheiro e ninguém trabalha de graça.

abrçs.
sem duvida, o ideal e que a imagem saia da maquina bem proxima a uma fotografia, evitando a correçao (PS, LR).
abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 26 de Outubro de 2012, 10:55:25
Eu sou contra a ideia de propor o uso do flash a alguém que ainda nem sabe fotometrar direito. Com certeza não vai ficar legal. Mesmo pra quem já sabe fazer as coisas direito o uso do flash não é tarefa facil. Vejo gente usando zilhões de flash, rebatedores, difusores, softbox,  pra ter um resultado pífio. As vezes é mais pra parecer uma grande produção cinematográfica e impressionar os leigos do que por necessidade ou por um resultado que convença.
Em relação à pós, acho que já foi amplamente discutida aqui no fórum essa questão. Esse romantismo de que a foto deve sair perfeita da camera já deu, né?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #28 Online: 26 de Outubro de 2012, 11:24:11
Em relação à pós, acho que já foi amplamente discutida aqui no fórum essa questão. Esse romantismo de que a foto deve sair perfeita da camera já deu, né?

 :clap: :clap: :clap: 

Já fui um desses romanticos... Uma foto bem fotometrada é o primeiro passo, mas sob luz forte, fica dificil nao estourar alguma coisa ( roupas brancas, areia da praia, cabelo loiro,... ). Recuperar isso em RAW é moleza!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 26 de Outubro de 2012, 11:35:36
Spider so me tira uma duvida: é vc contra uso do flash para uma pessoa que nem sabe fotometrar direito e quer que ela aprenda a editar uma foto no CS5 ou LR?? é isso.
No caso dele e no meu, nao se trata de romanismo nenhum, eu sou design grafico e o que escrevi acima é fato, qq um é fotografo hoje em dia, so que existe fotografo e fotografo. Qdo sai uma foto em uma revista masculina todo mundo fala, olha qto edição, arruma isso, mexeram naquilo....
Tb uso  (todos) os recursos disponiveis de edição, nao tem como negar isso, so acho que no caso dele tinha que ser uma dica mais simples.
mas vamoquevamo, cada um tem um a sua opinião.
abrçs