Autor Tópico: Panasonic FZ150 ou Nikon D3100  (Lida 2299 vezes)

derso82

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 08 de Agosto de 2012, 16:12:39
Olá,

Antes de mais nada queria justificar que em nenhum momento estou comparando uma camera com a outra, mas fiz algumas pesquisas e cheguei nestas duas cameras. Estou indo viajar e um dos pré-requisitos é não ficar carregando muita coisa, lentes...etc (ponto para FZ150).

Achei excelente a qualidade de imagem da D3100, mas se fosse para optar por ela eu iria somente com a lente do kit, neste caso iria fazer muita falta outra lente? Questão de zoom já estou acostumado a com a minha compacta que tem um zoom de 3x, então não sentiria tanta falta do zoom, mas existe mais alguma limitação em ir só com a lente do kit?

Desanimei da D3100 justamente por isso, pois li em alguns lugares que seria bom já comprar outra lente, mas não estou di$po$to a fazer isso neste momento. Pesquisei e cheguei na FZ150 que gostei bastante da qualidade das fotos e video que ela faz e estava quase decidido em pegar ela (90%), mas fico pensando (os outros 10%) se não vale a pena investir um pouco mais e já comprar a D3100 e futuramente comprar outra lente.

Obrigado!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2012, 17:10:53
duas câmeras de categorias bem diferentes, aí vai depender do que vc quer...
Pelo pouco que li aí, acho que a FZ150 vai te satisfazer.
vc não PRECISA comprar outras lentes, caso pegue a câmera reflex. só compra se quiser!
A decisão está nas suas mãos. Se quiser pagar mais pra ter melhor qualidade de imagem e o queridinho "desfoque" do fundo, porém com menos praticidade e menos versatilidade, vá de câmera reflex.
Se preferir praticidade e versatilidade (grande angular, tele, foto "close up" popularmente conhecida como "macro" - tudo numa mesma lente), e abdicar um pouco a qualidade da imagem e desencanar da questão da profundidade de campo ("desfoque"), vá de superzoom.


derso82

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2012, 08:53:39
Oi Helena,

Obrigado pela resposta, ontem eu fui num shopping com a intenção de olhar a FZ150, mas só achei a FZ47, mesmo não sendo a que eu quero acabei dando uma olhada nela junto com uma Nikon D3100 só para ter uma idéia e cheguei a conclusao que a FZ150 vai me satisfazer.

Sobre a questão de desfoque na FZ150, dei uma pesquisada e achei esse tópico (duas primeiras imagens) onde ele conseguiu o efeito de desfoque. Esse efeito será que conseguiria com pessoas no primeiro plano?

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=66721.0

Achei essa foto aqui no flickr com esse efeito

http://www.flickr.com/photos/e3000/7526578452/

Obrigado!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2012, 09:46:14
Nesse primeiro link, com exceção da primeira foto que deve ter sido tirada com o zoom todo (e o segundo plano provavelmente estava bem distante), as outras foram tiradas provavelmente no modo macro (close up). Aí desfoca mesmo!
com as SZ dá pra conseguir algum desfoque, mas há condições a serem cumpridas. Já nas reflex, vc tem é que tomar muito cuidado pra focar tudo qdo vc quer, hehe. EU tenho uma reflex e ainda sofro com isso. Qdo quero tirar fotos com tudo em foco, prefiro usar minha Lumix LX5, pois na reflex tenho que diminuir muito a abertura, o que me faz ter necessidade de aumentar o ISO pra ter velocidade suficiente pra foto não sair tremida.
Na segunda foto, provavelmente usou-se o zoom tbém, e o segundo plano tinha uma certa distância para o primeiro plano (a pessoa).


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2012, 10:13:37
Já estava decidido a fazer um up pra minha primeira reflex depois de usar por mais de 1 ano minha FZ35, porém, entrei nesse tópico e fiquei balançado....
Meu objetivo são fotos de intisiasta aprendiz e vídeos familiares.
Estava decidido entre uma D3100, T3i ou Nex5N, tentanto enquadrar umas destas no meu orçamento reduzido.
Mas agora, fiquei um pouco confuso.

Me diverti muito com a minha FZ35. Aprendi bastante. Porém, o que mata são as fotos noturnas e o grande ruído das fotos com pouca luz. O ISO máximo aceitável que conseguia era 400 e olha lá.
Mas agora, A FZ150 tá aí, com 600mm de zoom e ainda sapata pra flash externo. E aí fica a pergunta (É claro que não estou comparando essas máquinas, mas sim, tentanto saber qual a melhor pra mim):

Gosto de todo tipo de foto, principalmente de festas familiares noturnas. Farei alguns vídeos também caseiros.
Será que a qualidade da fotografia noturna de uma reflex compensaria a falta de zoom e a praticidade de outra zuperzoom? (tendo como base que só estarei com a lente do kit no caso da reflex)

 Vejo da seguinte forma, os pontos positivos:

REFLEX:
Qualidade fotográfica muito superior, principalmente em pouca luz;

FZ150:
- Video melhor (60fps)
- Zoom
- opção de flash externo, que ajudaria nas fotos noturnas.

E agora?