Autor Tópico: CANON SX40 x FUJI HS30 x LUMIX FZ150  (Lida 9741 vezes)

Paulo_Renato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 03 de Outubro de 2012, 21:09:17
Olá, sou novo no fórum, me chamo Paulo Renato, tenho 32 anos e sou contabilista por profissão, músico de coração e fotógrafo (amador em todos os sentidos da palavra!) por paixão. Esse é o meu primeiro post. Sempre gostei de fotografia mas nunca tive tempo ou meios de informação para me aprofundar no assunto. Sou um entusiasta, não um profissional e nem tenho pretensão para tanto.

Não sei se posso postar este tópico, mas o fato é que tentei pesquisar mas a funcionalidade de pesquisa estava temporariamente desabilitada.

Bom, vamos do início. Até um mês atrás, a minha câmera era uma Sony Cybershot DSC-W320, que foi roubada recentemente. Antes, tive uma Canon A620 que deu defeito e nunca mais funcionou. Agora, estou pensando em adquirir uma nova e quero algo que me satisfaça. Estou pensando numa "semi-profissional", alguns níveis acima das que eu tive. Estou vendo algumas "superzoom".

Assim, analisando e pesquisando, cheguei em três modelos: Canon SX40 x Fuji HS30 x P. Lumix FZ150. Em relação às que tive (Canon A620 e Sony Cybershot DSC-W320), achei a Canon superior no quesito qualidade de imagem, que não tem tanto ruído em relação à Sony e tem cores mais vivas. Mas esse é o único parâmetro que tenho.

Vendo a Fuji - que num primeiro momento seria a minha preferida - me encantei pelos mecanismos de zoom e foco manuais, que na minha opinião, ao menos em relação ao manuseio, aproxima essa câmera das mais profissionais, as DSLR (é assim mesmo que se diz?). Gostei do design dela, mas por outro lado, as fotos que vi tem muito ruído, parecem meio borradas. Não sei explicar (é triste ser leigo!), mas de um modo geral, a qualidade da fotografia não me agradou. Será que essa câmera é assim mesmo? Alguém poderia me informar?

Vi alguns bons comentários sobre a Canon SX40 e muitos excelente comentários sobre a Lumix FZ150. Procede?

Enfim, estou meio perdido dentre essas opções e não sei que decisão tomar. Vocês poderiam me dar uma luz?

Nunca tinha visto esse fórum e achei espetacular. Desde já obrigado pela ajuda!

Abraços a todos!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, 21:10:57 por Paulo_Renato »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2012, 21:23:43
Paulo,

Tudo que disse faz sentido. É por aí mesmo.
Nessa categoria, Canon e Panasonic saem na frente. Os modelos que você está considerando são os mais indicados mesmo.

Não se esqueça de que a Lumix FZ200 está chegando para substituir a FZ150, com uma lente que promete muito (estamos aguardando) -->

http://www.photographyblog.com/news/panasonic_fz200_hands-on_photos/

E a SX40 também já tem uma substituta, a Canon está lançando a SX50 HS -->

http://www.photographyblog.com/news/canon_powershot_sx50_hs_hands-on_pho/


Se eu fizesse essa aquisição nos próximos dias, seria entre esses modelos aí.

 :ok:


Paulo_Renato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2012, 22:29:06
Muito obrigado pela resposta, fs_isa!

O meu amadorismo me coloca em condições de fazer apenas análises superficiais sobre o assunto e, desse modo, não consigo confiar nas primeiras impressões que tive ou na conclusão que chegarei/cheguei.  E, também, como se trata de um investimento razoável de dinheiro - que relativamente acaba sendo maior para alguém que não ganha a vida com isso - a margem de erro na escolha tem que estar próxima de zero. Por isso o questionamento.

Como disse, fiquei com vontade de comprar a FUJI HS30 pelo porte da câmera e por ter a opção de zoom e foco manuais, mas a qualidade da foto, ao menos pelo que vi na internet, deixou a desejar. Assim como a minha Sony Cybershot, que eu julgo ser inferior à Canon que eu tinha.

Agora, neste momento, realmente estou em dúvida. Porém, acho que neste momento, na minha opinião um possível ranking seria: 1º) LUMIX; 2º) CANON; 3º) FUJI.

Seria isso mesmo?


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2012, 22:33:39
Eu escolheria a HS30, justamente pelo zoom manual (na minha opinião faz muita diferença no manuseio, é mais agradável de usar e poupa bateria). Mas seria uma escolha baseada em gosto pessoal mesmo... de qualquer forma, as três câmeras são muito boas, dentro das suas limitações.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2012, 09:14:39
Em qualidade de imagem minha ordem é a seguinte:
1 - FZ150
2 - SX40
3 - HS30 (não conheço, levei em conta reviews)

Abs
César L. T.


Paulo_Renato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2012, 17:51:18
Obrigado pelas respostas, caros cltctba e Sunriser.

Eu, pessoalmente, gostei bastante da HS30. Mas fiquei em dúvida pelos reviews que vi, em que, apesar do meu inglês ser "macarrônico", me parece a câmera não é muito lá essas coisas no que se refere a qualidade da imagem.

Mas os detalhes do zoom e do foco manuais realmente me balançaram. O problema é que já li, também, algumas pessoas falando mal da câmera. Então, não sei direito o que pensar.

Já da PANASONIC e da CANON em questão, ouvi coisas muito boas. Fiquei tentado a pedir a  FUJI, mas hoje posso dizer que, pelo que li, estou pendendo mais para o lado da CANON ou PANASONIC.

Enfim, continuem me ajudando, pois ainda estou indeciso e precisando de um direcionamento.

Abraços!


PeralvaH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2012, 18:34:23
A cada dia estou mais feliz com a minha canon SX40, é mesmo "pau pra toda obra", mas pelo que tenho lido quem faz muiiiiiiiiitaaaaaaaaaa questão de uma boa imagem a panassonic é melhor. Contudo essa melhor qualidade da pana é mais durante o dia, a noite a canon parece que é melhor, e ao que dizem por ai a diferença entre canon e pana não é tão significativa assim.
Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir.... = Paul Valéry.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2012, 09:58:55
Paulo,

Veja quais são sua prioridades: qualidade da imagem? gravação de filmes? zoom? preço? etc.

Já pensou em uma câmera SLR ?



Ps. Tenho a Canon SX40 e estou satisfeito...
César L. T.


Paulo_Renato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2012, 10:18:44
PeralvaH,

Pelo que li, a SX40 é uma excelente opção e é superior a FZ150 no quesito "fotografia a noite", pelo que andei lendo. Ainda estou indeciso...

cltctba

Então... SLR. Já pensei nelas sim, tem alguns modelos bem bacanas, mas acho que  - ainda - não é para mim. Primeiro pelo custo da câmera em si, que é um pouco mais alto e neste momento seria "um ponto fora da curva" do meu orçamento. E depois porque eu sou bastante "amador" e acho que não saberia explorar todos os recursos dela. Preciso aprender primeiro. E, por último, sempre há aquela preocupação com o alto custo das lentes e tal.

Eu estou dando preferência a uma câmera que tenha um bom zoom, que produza imagens de boa qualidade, que tenha controles manuais (para eu poder aprender) e que tenha recursos a serem explorados. Penso, também, para o futuro, adquirir alguns filtros para ela... Como disse, nada no sentido de me profissionalizar, nada disso.

Neste momento estou quase decidido pela PANASONIC FZ150, por tudo que vi e li. É uma pena tremenda a HS30 ter um qualidade de imagem tão inferior, com tanto ruído em relação as outras. Ela seria a minha preferida, pelas ferramentas que citei, mas não posso escolher uma câmera só por isso e depois ficar sofrendo com pensamentos do tipo: "a câmera em si, fisicamente, é show, mas tira umas fotos de merd*". Não vai rolar...

Então, assim sendo, estou quase decidido pela PANASONIC, mas a CANON ainda me balança um pouco, pois tive uma excelente no passado, em que só percebi o quanto era boa quando comprei, depois dela, uma Cybershot.

É isso aí. Me desculpem pelo longo post.

Abraços e obrigado pela ajuda!


wenderson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2012, 00:20:58
Prezados amigos, estou com o mesmo dilema.

Estou na dúvida entre as 3 câmeras. O ideal de hobby seria ter uma Canon 60D 18-135mm (kit) + uma 50mm 1.8, mas, como precisaria de no mínimo de 3500 dilmas, muito fora da minha realidade por enquanto.
 
Como curto o esquema das SZ, o poder eletrônico de se aproximar o objeto a ser fotografado, aumentando a distância focal. Buscando um ótimo custo benefício,, incluindo-se a capacidade de carga para fotos, observo que em tese meu objetivo não é filmar, isso para mim é irrelevante em uma câmera. Requisitos que considero para escolha:

- Zoom Ótico (quanto maior, melhor);
- Capacidade de carga (maior número de fotos por carga de bateria), isso numa exposição ou tour pela cidade, faz uma grande diferença, já que elas não aceitam grip para bataria adicional;
- Tamanho físico, acredito que câmeras com corpo maior poderá proporcionar maior ergonomia, por conseguinte, maior firmeza;
- Melhor resultados em fotos para o dia com luz natural (externa) e artificial (interna), eventuais fotos noturnas, salvo show de fogos, lua cheia e monumentos urbanos iluminados;

As opções que analisei foram:

- Panasonic Lumix DMC FZ150 24x  Média de fotos por carga 410
- Canon Power-Shot SX40        35x   Média de fotos por carga 380
- Sony Cyber-Shot HX100V      30x   Média de fotos por carga 300 (+/-)
- Nikon P510                           42x   Média de fotos por carga 200
- FujiFilm HS30EXR                  30x   Média de fotos por carga 610

A faixa de preço delas variam entre 1000 dilmas à 1400 dilmas.

Gostei de alguns pontos de cada SZ acima, a saber:

- Carga da bateria da Fuji;
- Zoom da Nikon;
- Conjunto ótico da Panasonic

Minha escolha resumi a duas escolhas:

1ª Opção Fuji e 2ª Opção Panasonic (melhor conjunto)

Gostaria da opinião dos proprietários e profundos conhecedores desses equipamentos com intuito de balizar melhor minha escolha.

Se possível apontando as reais diferenças a serem ponderadas, se as fotos entregues pela Fuji são bem inferiores do que as das Panasonic

De forma geral, no conjunto da obra, ao escolher a Fuji em função de sua capacidade de carga de bateria e zoom maior, faria uma pior do que escolhendo a Panasonic.

Com a opinião, os experts       



Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2012, 12:54:34
Wenderson, da sua lista eu tiraria logo de cara a Sony HX100. Já tive a opotunidade de usar ela e não gostei, a qualidade de imagem dela não é das melhores e é uma câmera bem lenta.

Eu incluiria na sua lista a Canon SX50 (como você gosta de zoom, essa Canon tem 50x), e também a Lumix FZ200 que apesar de ter sido lançada há pouco tempo, já é famosa por ter abertura f2.8 em toda a extensão de 600mm da objetiva.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 12:55:24 por Sunriser »


wenderson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2012, 17:04:51
Prezado Sunriser, obrigado pelo seu comentário.

Vamos as considerações acerca de suas indicações:

Sobre a Canon SX50, segundo o que ví no Dpreview, sua lente parte da abertura mínima de F 3,4 - 6,5, o que a meu ver, deixa a lente bem escura para fotos em interiores mesmo durante o dia, agora imaginemos a noite tipo em uma praça pouco iluminada, deve ficar bem ruimzinho. Outro ponto negativoque vejo é a baixa capacidade de carga da bateria +/- 315 fotos, pouco para um tour por exemplo em Sampa ou no Salão do Automóvel que se faz cerca de 500 fotos brincando, brincando.

Quanto a Panasonic FZ200 um bom lançamento seguindo a linha da antecessora FZ150; além da capacidade maior de carga da bateria 540 fotos contra 410 fotos da FZ150, não percebí mudanças que justifiquem seu lançamento, não ser por questões de marketing e perfumaria.  O grande problema é que no ML seu preço está na faixa de 2000 dilmas, nessa faixa preferiria uma Nikon D5100 com kit 18-55mm VR por 1700 dilmas + 50mm 1.8G por 400 dilmas; perde-se o zoom, mas em compensação, ganha-se com o mesmo sensor da Nikon D7000, muda-se o padrão da brincadeira.

A opção mais adequada seria a FZ150 na faixa de 1200 dilmas + bateria reserva original por 100 dilmas. O padrão de lente Leica é muito respeitado por sua qualidade ótica.

A minha dúvida é se a diferença de Fuji HS30 e a Pana FZ150, mas mesmas condições seria muito gritante, principalmente o nível de ruído em ambas para Iso 100 - 400 - 800 - 1200 - 3200 - 6400

Fotos em Macro e à 600mm ou zoom no talo teriam ruído e aberrações, distorções e qualidade sofrível

Já tive uma Olympus SZ800 30x e minha experiência com ela com o zoom no talo geraram fotos deploráveis, além de ser muito pequena e pouco ergonômica.

Um dos pontos que gostei mais na Fuji HS30 é o fato da carga de bateria gerar até 600 fotos, com uma bateria adicional mais um cartão de 32Gb classe 10, dá pra uma festa. Outro ponto que estou considerando é o fato da Fuji HS30 ser maior fisicamente do que a Pana FZ150, gerando maior ergonomia e firmeza para as fotos, principalmente quando aumentar o range.

Como a FZ150 é muito recomendada e conceituada, estou pendendo por ela, embora ainda esteja em dúvida se a diferença em resultados valeriam arriscar o certo pelo duvidoso.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 17:10:34 por wenderson »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2012, 18:50:28
Quanto a Panasonic FZ200 um bom lançamento seguindo a linha da antecessora FZ150; além da capacidade maior de carga da bateria 540 fotos contra 410 fotos da FZ150, não percebí mudanças que justifiquem seu lançamento, não ser por questões de marketing e perfumaria.

A lente foi uma Grande mudança. A diferença de preço está basicamente aí.

A minha dúvida é se a diferença de Fuji HS30 e a Pana FZ150, mas mesmas condições seria muito gritante, principalmente o nível de ruído em ambas para Iso 100 - 400 - 800 - 1200 - 3200 - 6400

Se você procurar e comparar amostras das duas, vai resolver fácil. Procure fotos em ISO 400 ou 800.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2012, 21:32:45
Nesse caso eu ficaria com a Fuji HS30, pois o zoom manual pelo menos para mim faz bastante diferença e o nível um pouco maior de ruído pode ser facilmente corrigido no Photoshop Lightroom.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 21:33:00 por Sunriser »


Paulo_Renato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2012, 21:57:55
Queria agradecer a todos que postaram neste tópico, que vieram em meu auxílio.

Me decidi pela compra da PANASONIC LUMIX FZ150. Comprei pela ZAMAX, com cartão de 16gb classe 10 e bolsa, por cerca de R$ 1.200,00

Agora é esperar a câmera chegar.

Pelo que li (e, acreditem, nos últimos dias li muuuuito!), fiz a melhor escolha possível para o que eu acho adequado ao meu momento como fotógrafo amador.

Novamente, obrigado a todos pela ajuda! É muito legal chegar a um lugar assim e, sendo novato, ser muito bem acolhido como eu fui.

Agora, é partir para o uso da câmera, me especializar nela e utilizar outras áreas do fórum e, quem sabe, ajudar outros amigos em dúvida com o pouco que aprender daqui para frente.

Abraços!