Autor Tópico: Dúvida sobre técnica - o foco manual  (Lida 3097 vezes)

vito corleone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #15 Online: 06 de Outubro de 2012, 20:44:17
Acredito que aplicando o conceito de Hiperfocal........... não teria problema para focalizar.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 20:44:35 por vito corleone »


SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Outubro de 2012, 22:42:04
Ao jovem amigo e futuro Cap.Souza   :ok:

  De asas a sua paixão ... Photografia é paixão, dedicação e conhecimento, depois vem a capacidade financeira ....

  Quanto ao foco manual os amigos daqui já te responderam: sim é possivel utilizar o foco manual, bastando focar o infinito e esperar o assunto (avião) passar .....

  Mas o que parece fácil ........ mas não é ........Toda a uma configuração de cena, quer seja fotografar um casamento, fazer um still, ou 'clicar" um avião em pleno vôo, requerem técnicas de posturas fotográficas diferentes e "apropriadas" bem como a  escolha dos equipamentos.

   Foco é um item somente, há outros elementos tecnicos há considerar, como quando voce estiver "acompanhando" o movimento da nave, será que mesmo tendo foco a "trepidação" manual irá interferir no resultado final .... certamente que sim ... tripé ou estabilizador de imagem poderoso ? .... a iluminação principal (o sol) facilita ou atrapalha a composição, a incidência de "flares" é maior, só o parasol resolve ou filtros polarizadores são necessários? .... e assim vai .... :ponder:

  Como sugestão ao amigo, e seguindo o raciocinio do também amigo Rodrigo   :ok:, reavalie a escolha das possibilidades da escolha da lente que você vai adquirir ... não só pelo foco mas por toda a possibilidade que ela possa te oferecer para fotografias aéreas....

   Quando da compra de uma lente, a principal qualidade do comprador é a ....... paciência ...... e depois a determinação em obter os recursos financeiros necessários (poupança) ....

   Pesquise bastante na web, tanto reviews, foruns, imagens, ouça opinões de quem as possuem determinada lente ( considere que a tendência natural é elogia-la) ....

   Meu pitaco, embora tenha uma Canon, mas é válido para a Nikon também, onde você pode obter por $ 350 (leilão no ebay): Tamron SP 70-300 mm f/4-5.6 LD Di VC AF USD, muito boa.

   Imagens aereas feita por ela ( não por mim):  http://www.flickr.com/photos/edo30v/7365548286/in/photostream/

  Grande abraço


Capt. Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • Gustavo Souza
Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2012, 13:30:48
Obrigado a todos que responderam o tópico. Pensando bem, não vale a pena comprar uma lente e usá-la exclusivamente para fotografia aeroáutica. Por isso, já estou de olho na Nikorr 55-200 VRII... Tem motor de foco e um bom zoom. Além disso, ainda posso usá-la em várias ocasiões. O que acham?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2012, 17:50:14
Obrigado a todos que responderam o tópico. Pensando bem, não vale a pena comprar uma lente e usá-la exclusivamente para fotografia aeroáutica. Por isso, já estou de olho na Nikorr 55-200 VRII... Tem motor de foco e um bom zoom. Além disso, ainda posso usá-la em várias ocasiões. O que acham?
como multiuso essa medida e otima,eu nunca usei mas e bem falada essa zoomzinha!!!!
abs.


Capt. Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • Gustavo Souza
Resposta #19 Online: 11 de Outubro de 2012, 15:19:34
Até agora só ouvi falar bem da Nikkor AF-S 55-200 VRII mesmo!


PeralvaH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2012, 00:17:21
Estou também quebrando a cabeça com o foco da minha SX40. Gosto de muito de aeromodelos e pelo que estou vendo vai ser muito dificil fotografar os brinquedinhos já que voam bem rapido também (mais rapido que uma lesma).  :D :D
Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir.... = Paul Valéry.


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #21 Online: 15 de Outubro de 2012, 11:29:01
Nesse caso eu acho melhor uma lente com foto automático, visto que focar em situações de movimento no modo manual "é o osso".

Ficaria com a 55-200 VR da Nikon também!

Abraços!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2012, 13:45:19
Acredito que aplicando o conceito de Hiperfocal........... não teria problema para focalizar.
Conceito Hiperfocal: Tudo que está ha uma distancia minima de 5 metros ao infinito ficara automaticamente em foco bastando pra isso manter o foco da lente no infinito, usando é claro uma abertura de no minimo 5.6 para dar profundidade de campo. Outro macete e usar ametragem informada na lente para se basear. as cameras canon dispoe de um sistema que ao fazer o foco no modo manual basta manter o botão disparador precionado e girar o anel do foco da lente que ao cravar o foco o bip é acionado avisando do foco. Não sei nas nikon nunca tive uma.
Quando Tinha cameras mecanicas usava a metragem a olho. Depois que voce aprende é rapidinho pra fazer o foco. Outra diferença das cameras mecanicas era o prisma com visor cortado no centro do tipo alvo (Zenit entre outras) para fazer o foco ten-se que juntar as duas parte da imagem que ficam cortadas no centro.
Naquele tempo ser fotografo não era brincadeira não. Isso era mais uma das preocupações das muitas em um evento de pouca luz. :D :D
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 13:47:29 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/