Autor Tópico: AJUDA: Cameras para fotografar interiores de veiculos  (Lida 1755 vezes)

JeanFS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 04 de Outubro de 2012, 23:18:30
Olá galera! Sou novato, mas já dei uma lida em vários tópicos e vi que o ambiente é muito bom e a galera gosta de ajudar!Bom, vamos lá...

Trabalho com tapeçaria automotiva e preciso da ajuda de vcs para que me indiquem uma câmera para que possa fotografar os interiores dos veiculos. Quero uma câmera  que consiga capturar legal as linhas, a texturas dos tecidos e a cores. Não precisa ser nada muito, muito top, mas que faça isso com qualidade aceitável, e por se tratar de interiores, a câmera tem que ser boa em capturar imagens no escuro. Tbm queria que a qualidade das imagens fosse aceitável ao ponto de ser possível criar um "book" com elas. Não entendo nada de fotografia, e cada ajuda será valida.

A média do investimento é de 800 à 1500. (Não tenho um valor mais exato porque eu preciso mostrar aos donos da empresa que a qualidade da câmera vai custar o investimento :ok:

Abrçs!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2012, 06:38:51
Tem de ser uma DSLR ou uma Mirrorless com uma lente grande angular. Motivos:

- DSLR ou Mirrorless permitem tirar fotos com mais nitidez, cores e detalhes mais bem capturados sem ruído. Dependendo das condições de iluminação consegue-se sem nenhum flash o que torna a foto mais real e de melhor qualidade
- A lente GA permite uma visão com um ângulo muito maior podendo em uma única foto pegar da porta esquerda até a porta direita.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2012, 08:23:19
A coisa não é tão simples qto apenas ter uma câmera na mão. Tem toda uma questão de iluminação a ser trabalhada, que vai fazer TODA  a diferença. Mas concordo com o tsouto.
As câmeras compactas (que assim são classificadas pelo tamanho do sensor, e não do corpo), a melhor grande angular que existe nelas fica por volta de 24mm (acho que tem alguma de 23, se não me engano, mas não faz tanta diferença). Eu acredito que isso seja insuficiente ainda, para fotos de interior de veículos. Não tenho certeza, mas acho que não é suficiente não.
Provavelmente vc terá que gastar bem mais do que os R$1500,00, já que uma lente grande angular de respeito, custa muito caro. Só a lente deve custar um valor semelhante a esse (daí pra cima, talvez). E tem mais o corpo da câmera, que vão ser  pelo menos outros R$1500,00. Sem contar no investimento em conhecimento tbém, pois sem a iluminação adequada vc não vai ter resultados diferenciados.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 08:23:38 por Helena Bsb »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2012, 09:15:22
Realmente agente ajuda muito mesmo, no seu caso, além do que já foi dito pelo tsouto e pela Helena, eu ainda diria o seguinte.
Primeiro estude, veja tudo o que é referente a uma câmera fotográfica, aprenda tudo que tem nela, busque manuais de câmeras para ler, e ver as funções, os manuais nos ensinam muita coisa, ao contrário do que muita gente pensa que ele ensina a apertar botões, os manuais mesmo de compactas trazem bastante conceitos que hoje na era digital pode não ser tão importante assim, mas no analógico eram fundamentais.
Procure saber as diferenças de tamanhos de sensores, o que é distancia focal, abertura do diafragma e suas consequências, velocidade do obturador e suas consequências, o que é ISO e o que ele influencia na foto. Depois de ter se cansado de ver isto tudo, veja novamente, aí você vai começar a enxergar as coisas um pouco mais claras, e vai ver que sofrerá muito menos na hora de decidir qual câmera comprar, e que nem precisava ter perguntado isso para nós.

Não que nós não gostamos de ajudar, mas é que sua pergunta é um tanto sem objetivo, e isso dificulta para nós tentarmos te ajudar, você em duas respostas viu que não é tão simples como imagina.
É claro que você pode usar uma câmera de supermercado para fazer esse serviço, mas aí não terá qualidade para entregar para seus clientes, verá que a câmera mais dificultará seu serviço do que ajudará, e passará a maior parte do tempo lutando contra ela, o que não é muito desejável.
Em fim, estude bem isso, depois decida a câmera que irá comprar, e se depois disso precisar de alguma ajuda aí sim, poderemos te orientar melhor!
Abraços!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


JeanFS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:27:22
Galera, vcs realmente corresponderam minhas expectativas quanto a ajuda! Muito, muito obrigado mesmo! Li e tornei a ler cada post :worship:

Sei que vou precisar estudar muito ainda, e vou me empenhar, porque é um hobby que eu admiro muito e quero seguir.

Mas no momento preciso de uma coisa um pouco mais imediata, pois temos veículos aqui que estão fazendo ótimos projetos, que podem trazer uma grande exposição para a empresa. Então precisava de algo que de inicio fosse mais pratico, com boa qualidade de imagens e riquezas de detalhes(aceitável) e na faixa de preço citada (Entre os R$800,00 e R$1500,00) mas que eu tbm tivessem  alguns recursos para ir melhorando na fotografia conforme eu for estudando.

É possivel comprar uma DSLR ou uma Mirrorless, mesmo que usada, por uns R$ 1500,00 ou menos? Compensa comprar câmeras usadas? Alguém indica uma loja de confiança?

Ouvir dizer que a Canon Eos Rebel T3i tem essas características que eu citei e é boa para iniciantes, procede?

Abrçs!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 11:31:05 por JeanFS »


Junior®

  • Trade Count: (33)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2012, 12:44:54
Galera, vcs realmente corresponderam minhas expectativas quanto a ajuda! Muito, muito obrigado mesmo! Li e tornei a ler cada post :worship:

Sei que vou precisar estudar muito ainda, e vou me empenhar, porque é um hobby que eu admiro muito e quero seguir.

Mas no momento preciso de uma coisa um pouco mais imediata, pois temos veículos aqui que estão fazendo ótimos projetos, que podem trazer uma grande exposição para a empresa. Então precisava de algo que de inicio fosse mais pratico, com boa qualidade de imagens e riquezas de detalhes(aceitável) e na faixa de preço citada (Entre os R$800,00 e R$1500,00) mas que eu tbm tivessem  alguns recursos para ir melhorando na fotografia conforme eu for estudando.

É possivel comprar uma DSLR ou uma Mirrorless, mesmo que usada, por uns R$ 1500,00 ou menos? Compensa comprar câmeras usadas? Alguém indica uma loja de confiança?

Ouvir dizer que a Canon Eos Rebel T3i tem essas características que eu citei e é boa para iniciantes, procede?

Abrçs!

Oi Jean..

Sou eu de novo.

Se você tiver o interesse em fazer algum curso de fotografia, eu mesmo lhe indico algo a partir da T3i, por ela precisar de algum conhecimeto basico de fotografia (Fotometria e ETC).
Se você ainda não tem tempo / interesse em estudar , vá de compacta mesmo....até pelo ajustes. E pelo que você quer fazer, te atende muito bem.
Só opte por alguma com grande angular, pra que você consiga capturar tudo oque você necessita... e com uma boa qualidade.


JeanFS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2012, 13:41:53
Opa Junior®!

 Eu tenho sim interesse, mas ão tenho tempo por causa da faculdade, mas ano que vem é quase certo que eu inicie algum, e pode ter certeza que vou falar com vc antes! :ok:

Então amigos, acabei de voltar de uma loja de câmeras, eles tem uma t2i com a lente 18-55mm por 1300, o que acham?



vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2012, 13:51:18
Jean, tudo que eu disse para você estudar, da para fazer em umas 6 horas de pesquisa e leitura na internet, tem até vídeos no youtube explicando coisas básicas, hoje é muito fácil saber das coisas, basta querer e TER VONTADE.
Sobre a camera, qualquer uma serviria, desde que tivesse conhecimento para contornar os problemas que ela oferece, e isso demanda tempo e estudo da luz.

A T3i vai te atender perfeitamente, ela tem modo manual para o aprendizado, e tem o modo automatico caso apanhe no manual de ínicio, eu aconselho começar por ela mesmo, tem muitos aqui no fórum que fazem LINDAS fotos com uma T3i, e deve ter muita gente espalhada por este país com uma 5dMKII que não conseguem uma foto com boa qualidade fotografica.
Fotografar não é apenas saber lidar com a triade, ISO, abertura e obturador, é saber como lidar com os 3 juntos para se obter o resultado esperado, e saber usa-los a seu favor quanto a situação está ruim.

Para fotografar os carros, precisará de uma lente grande angular, lentes grande angulares, são lentes que tem um angulo de visão mais aberto, quanto menor sua medida, maior o campo de visão, porém maior será a distorção nas laterais, mas sabendo lidar com isso acredito não ser problema. O problema será a iluminação e isso não é nem problema da camera, visto que poucas cameras fariam o trabalho sozinho e ainda sim, poderia não ficar um trabalho satisfatorio, nesse caso seria legal colocar pontos de luz nas laterais do carro de modo a iluminar o interior do mesmo, aqui no forum e na internet se acha bastante coisa de como fazer uma iluminação com 2 ou até 4 lampadas fluorescentes, montadas em luminaria e tripé.
Não desista e não se apresse, faça com calma. A pressa é inimiga da perfeição.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2012, 16:37:55
Galera, vcs realmente corresponderam minhas expectativas quanto a ajuda! Muito, muito obrigado mesmo! Li e tornei a ler cada post :worship:

Sei que vou precisar estudar muito ainda, e vou me empenhar, porque é um hobby que eu admiro muito e quero seguir.

Mas no momento preciso de uma coisa um pouco mais imediata, pois temos veículos aqui que estão fazendo ótimos projetos, que podem trazer uma grande exposição para a empresa. Então precisava de algo que de inicio fosse mais pratico, com boa qualidade de imagens e riquezas de detalhes(aceitável) e na faixa de preço citada (Entre os R$800,00 e R$1500,00) mas que eu tbm tivessem  alguns recursos para ir melhorando na fotografia conforme eu for estudando.

É possivel comprar uma DSLR ou uma Mirrorless, mesmo que usada, por uns R$ 1500,00 ou menos? Compensa comprar câmeras usadas? Alguém indica uma loja de confiança?

Ouvir dizer que a Canon Eos Rebel T3i tem essas características que eu citei e é boa para iniciantes, procede?

Abrçs!

é possível achar uma reflex (DSLR) usada por esse preço, o problema é que a lente não vai te atender. uma 18-55mm numa canon, equivale a uma 28,8mm, o que não é adequado para interior de veículos. Acho que pra isso, vc precisaria de uns 20mm pra baixo. mas isso é só chutômetro, hehe, pode até ser que os quase 29mm da lente básica do kit (18-55mm te atendam.
Mas que vai ser difícil vc conseguir um trabalho legal sem a  iluminação adequada, isso vai...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2012, 16:42:05
ah sim, e se quiser uma compacta mesmo assim, tem as Lumix LX3, LX5 e LX7. Todas têm grande angular de 24mm e óptica de qualidade. Acho que a Canon S100 tbém tem 24mm.


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2012, 16:45:59
Canon T3i + uma fisheye.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


G.Polak

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2012, 17:21:54
Canon T3i + uma fisheye.

Acho que uma fisheye distorceria muito a imagem... Pra uma foto ou outra fica legal, mas pra fazer um "book de estofamentos" acaba enjoando.
Se for pra ir de Reflex, recomendaria uma 5D1 + Sigma 12-24, pra não gastar muito(R$ 3500,00).
Além disso, trabalhar bem a iluminação - como já foi citado.




EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2012, 17:35:36
Se não me engano a sigma 12-24mm numa FF dá vinheta em 12mm.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com