Autor Tópico: Escaneando filmes com sua dslr  (Lida 13132 vezes)

Branco Melo

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2012, 18:05:14
Tava querendo escanear meus negativos, no laboratorio me cobraram 1 real cada :eek: teria que dar uma fortuna. Um scaner de pelicula custa os olhos da cara como diz o ditado. Por sorte achei este topico hoje vou esperimentar a ideia. mas fiquei com uma curiosidade inicial. -Depois de fotografado, como fica a qualidade? Terá a mesma riqueza de detalhes como tem a imagem que esta na pelicula? Ou seja, fica preservado a qualidade depois se voce quizer fazer uma impressão em papel fotografico? Alguem já fez isso? como ficou? :ponder: :ponder: :ponder:
Se alguem ja fez isso coloca aqui sua opinião, enquanto isso irei fazer uns testes e tirar minhas duvidas, e coloco aqui depois.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

http://www.flickr.com/photos/photografobranco/

Razad

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2012, 18:23:07
Branco Melo, a imagem vai depender da qualidade da lente e sensor utilizados, utilizei um tubo extensor e a 50mm 1.8, em f/8 (nitidez máxima) numa câmera crop, estou pretendendo imprimir uma imagem da minha útima série, quando fizer coloco o comentário aqui... Mas acho que vai ser super tranquilo!

Estou pretendendo também fazer um upgrade na minha caixa e colocar aquelas molduras em papelão pra segurar melhor o filme, acho que vai valer a pena
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 18:24:47 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr

Carcarah

• Colaborador(a)
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2012, 19:51:06
Caraca, gostei disso.
Peguei agora um negativo antigo meu, feio com uma N4004, coloquei na tela do monitor e fotografei com minha 35-80mm af nikkor.
Segurando a câmera na mão mesmo, com velocidade 20, respirando como quem desarma uma bomba para não tremer.
Depois abri no PS e inverti, foi uma brincadeira legal que me animou a fazer isso como estão mostrando aqui e revisitar todos os meus negativos!
Já tinha pensado nisso, mas sempre pensei em comprar um scanner. Agora talvez faça já que ficou muito mais divertido.

平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

Razad

• Colaborador(a)
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2012, 19:56:40
Caraca, gostei disso.
Peguei agora um negativo antigo meu, feio com uma N4004, coloquei na tela do monitor e fotografei com minha 35-80mm af nikkor.
Segurando a câmera na mão mesmo, com velocidade 20, respirando como quem desarma uma bomba para não tremer.
Depois abri no PS e inverti, foi uma brincadeira legal que me animou a fazer isso como estão mostrando aqui e revisitar todos os meus negativos!
Já tinha pensado nisso, mas sempre pensei em comprar um scanner. Agora talvez faça já que ficou muito mais divertido.

Haha mto bom o seu teste! dá pra ver até os pixels do monitor  :D

marciocvital

• Conhecendo
  • *
Resposta #19 Online: 28 de Outubro de 2012, 16:34:47
Fiz um pouco diferente, fiz duas janelas no fundo de uma caixa de sapato, um do tamanho de um negativo de fime 120 e um 35mm.
Colei algumas tiras de papel, de forma que enfio o negativo por debaixo das tiras e ele fica preso.

Aí depois coloco a caixa na frente do monitor com um fundo branco e fotografo, usando uma macro 100mm e com a cam no tripé.

O resultado:

douglasarruda

• Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
    • Flickr
Resposta #20 Online: 28 de Outubro de 2012, 16:45:44
Fiz um pouco diferente, fiz duas janelas no fundo de uma caixa de sapato, um do tamanho de um negativo de fime 120 e um 35mm.
Colei algumas tiras de papel, de forma que enfio o negativo por debaixo das tiras e ele fica preso.

Ficou muito bom o resultado!  :ok:
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda

DMZamora

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
Resposta #21 Online: 28 de Outubro de 2012, 16:56:01

Aí depois coloco a caixa na frente do monitor com um fundo branco e fotografo, usando uma macro 100mm e com a cam no tripé.

Excelente idéia. Só sugeriria usar também um parassol. Pode ser que melhore o contraste, pois a luz daquela grande área exposta da tela do monitor incide diretamente na lente, em um ângulo não muito favorável.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 16:57:04 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8

RTFM!

marciocvital

• Conhecendo
  • *
Resposta #22 Online: 28 de Outubro de 2012, 18:32:46
Valeu Douglas.
DMZamora, não entendi a sugestão do parasol. A luz do monitor vem de frente, creio que um parasol não mudaria nada mas valeu pela sugestão. Infelizmente eu não tenho parasol para a 100mm.

pedro_raythz

• Trade Count: (4)
  • Referência
Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2012, 19:17:34
Tinha esquecido de postar as fotos rs

Então, como utilizei o flash direto atrás do negativo, eu não devo ter posicionado direito ele e o negativo revelado veio todo enrolado, então ficou uma m* para deixá-lo reto. As bordas ficaram meio amareladas.
Os próximos passos são fazer uma caixa decente como já postada aqui, terei uma luz mais difusa e bater o branco antes, econimiza um bom trabalho de pós porque não consegui deixar ainda como queria.

O filme foi o Superia 400.

1.

2.

3.

4.

pedro_raythz

• Referência
Resposta #24 Online: 28 de Outubro de 2012, 19:19:19
Excelente idéia. Só sugeriria usar também um parassol. Pode ser que melhore o contraste, pois a luz daquela grande área exposta da tela do monitor incide diretamente na lente, em um ângulo não muito favorável.

Sobre a sugestão, nem precisa do parasol. Vi uma vez na internet o cara fez no Paint um quadrado branco +/- do tamaho do negativo, deixando o resto em preto. Funciona também  :D

DMZamora

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
Resposta #25 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:13:55
Valeu Douglas.
DMZamora, não entendi a sugestão do parasol. A luz do monitor vem de frente, creio que um parasol não mudaria nada mas valeu pela sugestão. Infelizmente eu não tenho parasol para a 100mm.

Pode ser até que não ajude em nada, mas quanto menos luz "inútil" incidir na lente, melhor para o contraste. Mas se não tem, não adianta :D

Ainda assim, tente bloquear a luz do monitor à direita da câmera, ou fazer como o Pedro sugeriu, vale o teste ;)
« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 21:15:06 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8

RTFM!

Razad

• Colaborador(a)
Resposta #26 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:15:14
Pedro, sensacional o seu resultado com o superia, tais usando o photoshop? Eu andei olhando, parece que dá pra usar o software do Vuescan pra fazer a revelação, e não precisa ter esse trabalhão de inverter as cores e ficar mechendo as curvas....

pedro_raythz

• Referência
Resposta #27 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:35:36
Pedro, sensacional o seu resultado com o superia, tais usando o photoshop? Eu andei olhando, parece que dá pra usar o software do Vuescan pra fazer a revelação, e não precisa ter esse trabalhão de inverter as cores e ficar mechendo as curvas....

Teve PS sim, principalmente para dar uma esquentada a mais nas cores. Na verdade nem sei como sairiam "originalmente".
Não sei se entendi, após eu ter fotografado o negativo o próprio Vuescan faz a conversão das cores?

Razad

• Colaborador(a)
Resposta #28 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:36:42
Sim, parece que você consegue colocar o RAW da câmera pra ele ler, ele inverte e converte as cores e depois você só corta no PS...

pedro_raythz

• Referência
Resposta #29 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:49:27
Sim, parece que você consegue colocar o RAW da câmera pra ele ler, ele inverte e converte as cores e depois você só corta no PS...

Interessante, vou procurar para ver como se faz isso...