Autor Tópico: Escaneando filmes com sua dslr  (Lida 13208 vezes)

fcsergio

• Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
    • Flickr
Resposta #60 Online: 19 de Novembro de 2012, 12:48:52
Acho que vou fazer uma caixinha dessas para experimenta e me divertir um pouco. :D
Será que uma caixa de sapatos resolve ??
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 12:49:59 por fcsergio »

marciocvital

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
Resposta #61 Online: 19 de Novembro de 2012, 13:12:41
A minha fiz justamente com uma caixa de sapatos.

fcsergio

• Colaborador(a)
    • Flickr
Resposta #62 Online: 21 de Novembro de 2012, 23:00:02
Uma idéia que me ocorreu se for fazer a caixinha, seria a de colocar um pedaço de folha de acrílico branco por dentro do lado de onde iria o negativo (de fora a fora) que além de mantê-lo com a superfície plana, ou seja, o negativo iria ensanduichado entre a caixa com a abertura para o filme e a chapinha de acrílico, o que possibilitaria usar qualquer tipo de lampada para iluminar na hora de fotografar, de preferência umaa dessas novas lâmpadas fluorecentes brancas pequenas de baixa potência nominal que ilumina muito bem e não aquece quase nada (a menos potente daria conta do recado com sobra).
Apenas elocubrando......  :ponder:
« Última modificação: 21 de Novembro de 2012, 23:05:37 por fcsergio »

fcsergio

• Colaborador(a)
    • Flickr
Resposta #63 Online: 09 de Dezembro de 2012, 14:24:38
Só para constar que sem querer acabei achando uhuhahu
Ia escanear um documento e acabei achando isso, só não fiz testes, mas ele tem diversos perfis de filmes  :ok:

Pedro, onde entra o Vuescan no processo de fotografar o negativo da caixinha ?

fcsergio

• Colaborador(a)
    • Flickr
Resposta #64 Online: 09 de Dezembro de 2012, 19:30:15
Primeira tentativa com uma "caixinha" improvisada e uma D700 + flash.
(na realidade usei aquele dispositivo para copiar slide que mostrei anteriormente com flash)

Escaneada pelo laboratório que revelou o filme:

A minha ficou mais granulada (sharpening ??)
Será que dá para chegar no resultado do laboratório ou fazer melhor ?
Aqui eu já usei o Vuescan como vi nos comentários anteriores, em .tiff e posterior conversão para .jpg).
Alguma sugestão ?

vrsilva

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #65 Online: 10 de Dezembro de 2012, 00:58:07
Achei a sua mais nítida e com mais contraste. A do lab ficou muito lavada sem profundidade, apesar do pouco ruido... Achei a sua melhor...
Mas se o lab daqui fizesse metade disso nas digitalizações eu ficaria feliz...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7

Carcarah

• Colaborador(a)
Resposta #66 Online: 10 de Dezembro de 2012, 01:36:34
Francamente não vi muita diferença, não. Para a nitidez comparei a fechadura e a medalha do ziper e as imagens se equivalem.
isso para mim quer dizer que não precisa ir ao laboratório, pelo menos não nesse.
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

pauloh

• Conhecendo
  • *
Resposta #67 Online: 10 de Dezembro de 2012, 21:02:09
Recentemente tenho usado esta técnica para digitalizar fotos de cromo e obtive excelentes resultados. Uso uma Nikon D7000 e para cada imagem do filme faço 3 fotos digitais, para assim obter uma imagem de alta resolução. Consigo gerar uma imagem de aproximadamente 30MP e depois de editar a imagem reduzo para 6144x4096px.
Bem, lá vai uma imagem digitalizada de um cromo Provia 100F 35mm e o crop 100% dela nesta resolução.

Crop 100%

fcsergio

• Colaborador(a)
    • Flickr
Resposta #68 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:09:06
O cromo sem duvidas, além de mais fácil de escanear, tem bem mais linhas de resolução que o filme negativo comum.
Ficou muito boa a definição de sua foto.
Essa foto abaixo também foi feita com o Provia 100, mas com uma definição menor.

Francisco

• Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
Resposta #69 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:25:08
A foto do carro está ótima, lembra os resultados dessas Sigmas compactas com sensor Foveon (aliás, me parece o melhor custo x benefício para quem deseja fotografar "com filme" hoje em dia).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS
2x Canon F1 Old, AE1; Pentax MX, K100D; Fuji Finepix f10; Panasonic LX3

pauloh

• Conhecendo
  • *
Resposta #70 Online: 12 de Dezembro de 2012, 21:39:57
O cromo sem duvidas, além de mais fácil de escanear, tem bem mais linhas de resolução que o filme negativo comum.
Essa foto abaixo também foi feita com o Provia 100, mas com uma definição menor.

Na verdade eu achei mais difícil digitalizar o cromo que o negativo com a dslr. Talvez porque o cromo possui um contraste muito alto e tem que fazer caber esse contraste na latitude da dslr. Sempre ficava algum canal estourado ou "zerado", mas isso não acontecia no original. Demorou um pouco pegar a "manha". Ainda estou evoluindo na técnica e acho melhor digitalizar assim que em labóratório, pois me cobrariam uma fortuna para ter essa saída em alta resolução e sem compressão.

pauloh

• Conhecendo
  • *
Resposta #71 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:00:15
A foto do carro está ótima, lembra os resultados dessas Sigmas compactas com sensor Foveon (aliás, me parece o melhor custo x benefício para quem deseja fotografar "com filme" hoje em dia).

E olha que ainda não está como o original, pois a imagem dele é mais clara, um pouco mais definida e tem uma reprodução de cor e contraste melhores. As fotos que faço com cromo acho bem melhores que as da D7000. A única desvantagem do cromo é sua pouca latitude, inviabilizando assim fotografar num ambiente de alto contraste de luminosidade.
O filme estoura de forma suave, enquanto a digital tem um corte mais brusco. Dá pra perceber isso quando se fotografa, por exemplo, o rosto de uma pessoa sob uma luz mais forte. Quando vejo a imagem consigo perceber a linha que delimita o estouro do canal vermelho da imagem.
Outro ponto que não gosto na digital é a reprodução do verde de vegetação. É um tom mais "forçado", mais amarelado, enquanto no filme acho mais "real".

pauloh

• Conhecendo
  • *
Resposta #72 Online: 15 de Dezembro de 2012, 18:07:53

Exemplo de digitalização de um negativo feito do mesmo modo que o cromo, mesma resolução.
Considerando que é um negativo de 12 anos atrás e ISO 400, achei o resultado bem satisfatório.

Crop 100%:

agalons

• Trade Count: (10)
  • Referência
Resposta #73 Online: 20 de Dezembro de 2012, 12:33:09
Pode ser fazer isto com um duplicador de slides, e um acesorio bem antigo, deve custar muito barato r$ 100,00
abs.

pauloh

• Conhecendo
  • *
Resposta #74 Online: 14 de Março de 2013, 20:26:20
Para o pessoal que quer saber o esquema que uso para digitalizar cromo usando a câmera digital...

Aquela régua está fixa no BD Player com uma fita adesiva dupla face. Assim posso deslocar o suporte do filme para a esquerda e para direita. A câmera fica no modo Live View para fazer o foco mais preciso e evitar vibrações do espelho. Uso também o temporizador dela para evitar fotos tremidas.
Faço a fotometria naquele quadro branco exibido pela tela da TV e estouro cerca de 3 ou 3 e 1/3 pontos.
Para cada quadro faço 3 fotos digitais, como mostrado abaixo:

Para essa foto, alguns parâmetros que usei no Camera RAW:

Abro as imagens no Photoshop e faço a fusão das 3 fotos digitais e com mais alguns ajustes temos a imagem abaixo:

Abaixo um crop 100% da imagem com resolução 3600 x 2400 (para impressão 30 x 20 cm a 300dpi):