Autor Tópico: Escaneando filmes com sua dslr  (Lida 21372 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #60 Online: 19 de Novembro de 2012, 12:48:52
Acho que vou fazer uma caixinha dessas para experimenta e me divertir um pouco. :D
Será que uma caixa de sapatos resolve ??
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 12:49:59 por fcsergio »


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #61 Online: 19 de Novembro de 2012, 13:12:41
A minha fiz justamente com uma caixa de sapatos.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #62 Online: 21 de Novembro de 2012, 23:00:02
Uma idéia que me ocorreu se for fazer a caixinha, seria a de colocar um pedaço de folha de acrílico branco por dentro do lado de onde iria o negativo (de fora a fora) que além de mantê-lo com a superfície plana, ou seja, o negativo iria ensanduichado entre a caixa com a abertura para o filme e a chapinha de acrílico, o que possibilitaria usar qualquer tipo de lampada para iluminar na hora de fotografar, de preferência umaa dessas novas lâmpadas fluorecentes brancas pequenas de baixa potência nominal que ilumina muito bem e não aquece quase nada (a menos potente daria conta do recado com sobra).
Apenas elocubrando......  :ponder:
« Última modificação: 21 de Novembro de 2012, 23:05:37 por fcsergio »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #63 Online: 09 de Dezembro de 2012, 14:24:38
Só para constar que sem querer acabei achando uhuhahu
Ia escanear um documento e acabei achando isso, só não fiz testes, mas ele tem diversos perfis de filmes  :ok:

Pedro, onde entra o Vuescan no processo de fotografar o negativo da caixinha ?


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #64 Online: 09 de Dezembro de 2012, 19:30:15
Primeira tentativa com uma "caixinha" improvisada e uma D700 + flash.
(na realidade usei aquele dispositivo para copiar slide que mostrei anteriormente com flash)


Escaneada pelo laboratório que revelou o filme:


A minha ficou mais granulada (sharpening ??)
Será que dá para chegar no resultado do laboratório ou fazer melhor ?
Aqui eu já usei o Vuescan como vi nos comentários anteriores, em .tiff e posterior conversão para .jpg).
Alguma sugestão ?


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #65 Online: 10 de Dezembro de 2012, 00:58:07
Achei a sua mais nítida e com mais contraste. A do lab ficou muito lavada sem profundidade, apesar do pouco ruido... Achei a sua melhor...
Mas se o lab daqui fizesse metade disso nas digitalizações eu ficaria feliz...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 10 de Dezembro de 2012, 01:36:34
Francamente não vi muita diferença, não. Para a nitidez comparei a fechadura e a medalha do ziper e as imagens se equivalem.
isso para mim quer dizer que não precisa ir ao laboratório, pelo menos não nesse.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 10 de Dezembro de 2012, 21:02:09
Recentemente tenho usado esta técnica para digitalizar fotos de cromo e obtive excelentes resultados. Uso uma Nikon D7000 e para cada imagem do filme faço 3 fotos digitais, para assim obter uma imagem de alta resolução. Consigo gerar uma imagem de aproximadamente 30MP e depois de editar a imagem reduzo para 6144x4096px.
Bem, lá vai uma imagem digitalizada de um cromo Provia 100F 35mm e o crop 100% dela nesta resolução.




Crop 100%



fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #68 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:09:06
O cromo sem duvidas, além de mais fácil de escanear, tem bem mais linhas de resolução que o filme negativo comum.
Ficou muito boa a definição de sua foto.
Essa foto abaixo também foi feita com o Provia 100, mas com uma definição menor.



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #69 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:25:08
A foto do carro está ótima, lembra os resultados dessas Sigmas compactas com sensor Foveon (aliás, me parece o melhor custo x benefício para quem deseja fotografar "com filme" hoje em dia).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 12 de Dezembro de 2012, 21:39:57
O cromo sem duvidas, além de mais fácil de escanear, tem bem mais linhas de resolução que o filme negativo comum.
Ficou muito boa a definição de sua foto.
Essa foto abaixo também foi feita com o Provia 100, mas com uma definição menor.




Na verdade eu achei mais difícil digitalizar o cromo que o negativo com a dslr. Talvez porque o cromo possui um contraste muito alto e tem que fazer caber esse contraste na latitude da dslr. Sempre ficava algum canal estourado ou "zerado", mas isso não acontecia no original. Demorou um pouco pegar a "manha". Ainda estou evoluindo na técnica e acho melhor digitalizar assim que em labóratório, pois me cobrariam uma fortuna para ter essa saída em alta resolução e sem compressão.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:00:15
A foto do carro está ótima, lembra os resultados dessas Sigmas compactas com sensor Foveon (aliás, me parece o melhor custo x benefício para quem deseja fotografar "com filme" hoje em dia).

E olha que ainda não está como o original, pois a imagem dele é mais clara, um pouco mais definida e tem uma reprodução de cor e contraste melhores. As fotos que faço com cromo acho bem melhores que as da D7000. A única desvantagem do cromo é sua pouca latitude, inviabilizando assim fotografar num ambiente de alto contraste de luminosidade.
O filme estoura de forma suave, enquanto a digital tem um corte mais brusco. Dá pra perceber isso quando se fotografa, por exemplo, o rosto de uma pessoa sob uma luz mais forte. Quando vejo a imagem consigo perceber a linha que delimita o estouro do canal vermelho da imagem.
Outro ponto que não gosto na digital é a reprodução do verde de vegetação. É um tom mais "forçado", mais amarelado, enquanto no filme acho mais "real".


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 15 de Dezembro de 2012, 18:07:53
O cromo sem duvidas, além de mais fácil de escanear, tem bem mais linhas de resolução que o filme negativo comum.
Ficou muito boa a definição de sua foto.
Essa foto abaixo também foi feita com o Provia 100, mas com uma definição menor.

Exemplo de digitalização de um negativo feito do mesmo modo que o cromo, mesma resolução.
Considerando que é um negativo de 12 anos atrás e ISO 400, achei o resultado bem satisfatório.




Crop 100%:




agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #73 Online: 20 de Dezembro de 2012, 12:33:09
Pode ser fazer isto com um duplicador de slides, e um acesorio bem antigo, deve custar muito barato r$ 100,00
abs.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 14 de Março de 2013, 20:26:20
Para o pessoal que quer saber o esquema que uso para digitalizar cromo usando a câmera digital...







Aquela régua está fixa no BD Player com uma fita adesiva dupla face. Assim posso deslocar o suporte do filme para a esquerda e para direita. A câmera fica no modo Live View para fazer o foco mais preciso e evitar vibrações do espelho. Uso também o temporizador dela para evitar fotos tremidas.
Faço a fotometria naquele quadro branco exibido pela tela da TV e estouro cerca de 3 ou 3 e 1/3 pontos.
Para cada quadro faço 3 fotos digitais, como mostrado abaixo:



Para essa foto, alguns parâmetros que usei no Camera RAW:




Abro as imagens no Photoshop e faço a fusão das 3 fotos digitais e com mais alguns ajustes temos a imagem abaixo:




Abaixo um crop 100% da imagem com resolução 3600 x 2400 (para impressão 30 x 20 cm a 300dpi):