Autor Tópico: Escaneando filmes com sua dslr  (Lida 21260 vezes)

Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Online: 04 de Outubro de 2012, 23:43:50
Bom galera, depois da minha péssima experiência com os labs da minha cidade comecei a pensar em comprar um scanner, mas como isso ia ter que ficar mais pra frente por causa dos custos comecei a procurar mais alternativas. E achei!

Fiquei muito impressionado com os resultados que o cara conseguiu, vou torrar meu ultramax 400 esse final de semana e fazer uns testes aqui em casa. . . Depois volto postando o resultado aqui. . . O que acharam da idéia e do processo do cara?

http://www.petapixel.com/2012/05/18/how-to-scan-film-negatives-with-a-dslr/
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2012, 23:51:27
Bem, não abri o link pq estou postando do cel é impraticável usar essa tela pequena e essa internet lenta.. Mas o último filme que bati eu fotografei com minha k20 e consegui um resultado satisfatório.. Preciso fazer alguns ajustes para ficar melhor, mas sem dúvidas ficou melhor do que o escaneamento tosco do lab. Quando minha Internet se normalizar eu posto algumas fotos...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 23:53:53 por pedro_raythz »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2012, 08:23:46
O Glauco França é um colega de outro forum. Ele é arquiteto e já trabalhou profissionalmente com fotografia. Continua com a mesma paixão de sempre por fotos.

A engenhoca abaixo é dele e, conforme sua afirmação, funciona muito bem. As fotos eu apanhei no Flickr (http://www.flickr.com/photos/studiopixel/with/251711682/#photo_251711682).

----------------------------------------------------------





« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 08:27:36 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2012, 08:36:01
Adilson,

É claro que as duas coisas são muito parecidas. Eu penso que o "scanner home made" do Glauco tem a vantagem de deixar a luz mais difusa e mais uniforme.

No exemplo que vc mostra, a idéia (tá bom, agora se escreve "ideia", sem acento, mas foda-se a nova ortografia) é ótima e o princípio é o mesmo. No entanto, será que aquela luminária por cima, com a janelinhas aberta e a luz incidindo direto na película, não vai causar algum reflexo ou ponto de luz indesejado? Além do fato de ter fontes de luz com temperaturas de cor diferentes, considerando o flash lá no fundo.

Bom, sei lá. Tô falando de bobo alegre, dando palpite sem ter experimentado. Já tenho scanner e nunca tentei esse home made, mas se tiver de fazer um eu logo partiria pra idéia ("idéia" de novo! hehehe) do Glauco. Já vi as fotos escaneadas por ele desse modo e estou convencido de que funciona.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Depoimento do próprio Glauco:

"Olá Marcos,

sim, para positivar negativo colorido tem que fazer uma série de ajustes. O mais importante mesmo é fazer o balanço de branco na hora de fotografar o negativo, para compensar a base de cor laranja (fazer isso no tratamento no PS às vezes é impossível). O resto são contraste, níveis, ajustes finos de cores e nitidez.
Negativos PB são bem fáceis de escanear com aquela caixa de sapatos, e cromos são os que dão os resultados mais bonitos em cores.

Abraço!
"

Ele disse isso aqui: http://www.flickr.com/photos/marcoscampos/7168284992/
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 08:41:42 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2012, 08:43:32
Alguns exemplos do escaneamento Caixa de Sapato.

http://esquinadafoto.com.br/topic/11851-dias-de-vagabundo/
-22.352971,-48.775582


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2012, 09:34:29
ia falar do Glauco, mas o Braga já falou.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2012, 10:30:22
Comprei um tenis semana passada, amanha ja sei o que vou fazer com a caixa  :hysterical:

Só vou comprar uns papéis manteiga
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:03:11
Papel Vegetal é melhor. Quanto mais alta a gramatura você conseguir na papelaria, melhor.

O ideal mesmo seria um tipo de Poliester que, inclusive, é bastante usado em estúdios por muitos fotógrafos. Mas, deixa isso pra lá, vai de papel vegetal mesmo e vai funcionar bem.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 11:07:49 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2012, 19:08:08
Já comprei o papel vegetal :D

Agora acho que o projeto só vai conseguir ficar pro outro final de semana, amanhã de manhã tenho aula, depois aniversário a tarde, e domingo vou trabalhar nas eleições :/

Se der faço sabado a noite haha
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2012, 18:28:34
caramba... pode até funcionar e ficar bom.. mas que trampo hein!
Não me imagino fazendo o processo de uma em uma.. Tá certo que a conversão no photoshop dá pra fazer em lote e só ajustar pra finalizar, mas mesmo assim é trabalhoso..


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2012, 19:34:42
caramba... pode até funcionar e ficar bom.. mas que trampo hein!
Não me imagino fazendo o processo de uma em uma.. Tá certo que a conversão no photoshop dá pra fazer em lote e só ajustar pra finalizar, mas mesmo assim é trabalhoso..

Pois é, esse final de semana vou montar a caixa, já comprei um tubo extensor que deve chegar agora depois do feriado, mas vou testar sem ele com crop por enquanto... só pra ver como fica o processo, se der certo vai me animar bem mais fotografar com filme hehe...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2012, 09:28:38
Então, esperei chegar o tubo extensor pra fazer a brincadeira, e digo, como ja tinha comprado o papel vegetal só foi montar, e em menos de 1h montei a caixa e fotografei o primeiro filme, um problema que ainda não resolvi totalmente é a sujeira, acho que vou ter que colar uma flanelinhas onde o filme corre por dentro da caixa, apareceram alguns microriscos também, mas nada impossível de retirar no photoshop. Se alguém tiver dicas de como lidar com a sujeira agradeço :D.  O filme era velho, um fuji superia 200 que tava na câmera do Renato... essa semana vou lá pegar mais 2 rolos de Ultramax 400 que mandei revelar e fazer outros testes...

Seguem 2 samples em P&B que eu fiz... Esse filme saiu com as cores mto ruins, mas acredito que seja efeito do tempo e não do método pois as cores no final da revelação sairam até um pouco melhores do que as do scanner da loja...


Beto 2 teste by Razadbr, on Flickr


Tevo 2 teste by Razadbr, on Flickr

Pra essas fotos usei o lightroom e o Silver Efex PRO 2
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, 09:29:06 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2012, 10:40:47
Legal que tenha conseguido Razad. :ok:

Agora me diz uma coisa: vc chegou a limpar o negativo antes de fazer o "scan"?

Outra coisa: esse filme era colorido e vc transformou ele pra P&B? Dá uma ajustada no colorido pra gente ver como fica.

Ah esqueci de dizer: posta uma foto ae, pra gente ver como ficou seu scanner!

Abcs
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, 10:45:33 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2012, 11:16:16
Então dimi, cada frame eu limpava com lenspen na frente e atrás

Vou colocar a mesma foto em colorido pra ter uma noção, esqueci desse detalhe, minha cabeça só pensa em preto e branco ultimamente, já comprei até 6 rolos de lucky 100 e o próximo passo é revelar em casa!(que emoção  :wub:)

Mas comprei também 10 rolos de lucky 200 coloridos pra ir fotografando por enquanto, só esqueci de ver se o lab daqui revela  :aua:


Tevo teste colorido by Razadbr, on Flickr

Fotos do equipamento


Making Off by Razadbr, on Flickr


Making OFf by Razadbr, on Flickr

não dá bola não, eu sou MUITO ruim pra atividades manuais kkkkk

EDIT: o processo foi o seguinte, utilizei a T3i + 50mm em f/8 e o tubo extensor para focar com auxílio da lâmpada do meu escritório. Usei o flash externo em 1/32 e o remote control pra tirar as fotos, depois que você arruma tudo certinho nem meche na câmera, coloquei 10s pra visualização aí da tempo de arrumar o filme, tirar a foto com o controle remoto e observar pra ver se saiu certinho, se não saiu, arruma o filme e tira outra, depois deleta as ruins no PC. Tirei fotos em RAW com o white balance personalizado em +- 2000k, depois no lightroom fiz uma predefinição que já invertia o negativo, aí foi só fazer o crop em cada foto, e depois escolher as que quer editar :D

Dá um trabalhinho mexer nas curvas tonais, mas o resultado é ótimo e agora tenho controle sobre todo o processo de escaneamento... com qualidade bem melhor da recebida a 2 reais a foto no lab

Obs, nunca tinha fotografado com Tubo Extensor antes, achei MUITO divertido, deu até vontade de fazer umas macro :D
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, 11:22:13 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2012, 11:22:52
Rapaz...

Gasta dinheiro com esses filmes da Lomography não... isso aí é porcaria das grandes :hysterical:

Revelar em casa, dizem, que é a parte mais gostosa do trabalho todo.

Ah... essas cores estranhas são químicos velhos. Isso aconteceu comigo também no primeiro colorido que mandei revelar perto de casa. Depois nunca mais voltei lá.

Legal a caixa também.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM