Autor Tópico: Escaneando filmes com sua dslr  (Lida 21255 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2012, 18:05:14
Tava querendo escanear meus negativos, no laboratorio me cobraram 1 real cada :eek: teria que dar uma fortuna. Um scaner de pelicula custa os olhos da cara como diz o ditado. Por sorte achei este topico hoje vou esperimentar a ideia. mas fiquei com uma curiosidade inicial. -Depois de fotografado, como fica a qualidade? Terá a mesma riqueza de detalhes como tem a imagem que esta na pelicula? Ou seja, fica preservado a qualidade depois se voce quizer fazer uma impressão em papel fotografico? Alguem já fez isso? como ficou? :ponder: :ponder: :ponder:
Se alguem ja fez isso coloca aqui sua opinião, enquanto isso irei fazer uns testes e tirar minhas duvidas, e coloco aqui depois.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2012, 18:23:07
Branco Melo, a imagem vai depender da qualidade da lente e sensor utilizados, utilizei um tubo extensor e a 50mm 1.8, em f/8 (nitidez máxima) numa câmera crop, estou pretendendo imprimir uma imagem da minha útima série, quando fizer coloco o comentário aqui... Mas acho que vai ser super tranquilo!

Estou pretendendo também fazer um upgrade na minha caixa e colocar aquelas molduras em papelão pra segurar melhor o filme, acho que vai valer a pena
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 18:24:47 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2012, 19:51:06
Caraca, gostei disso.
Peguei agora um negativo antigo meu, feio com uma N4004, coloquei na tela do monitor e fotografei com minha 35-80mm af nikkor.
Segurando a câmera na mão mesmo, com velocidade 20, respirando como quem desarma uma bomba para não tremer.
Depois abri no PS e inverti, foi uma brincadeira legal que me animou a fazer isso como estão mostrando aqui e revisitar todos os meus negativos!
Já tinha pensado nisso, mas sempre pensei em comprar um scanner. Agora talvez faça já que ficou muito mais divertido.



Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2012, 19:56:40
Caraca, gostei disso.
Peguei agora um negativo antigo meu, feio com uma N4004, coloquei na tela do monitor e fotografei com minha 35-80mm af nikkor.
Segurando a câmera na mão mesmo, com velocidade 20, respirando como quem desarma uma bomba para não tremer.
Depois abri no PS e inverti, foi uma brincadeira legal que me animou a fazer isso como estão mostrando aqui e revisitar todos os meus negativos!
Já tinha pensado nisso, mas sempre pensei em comprar um scanner. Agora talvez faça já que ficou muito mais divertido.



Haha mto bom o seu teste! dá pra ver até os pixels do monitor  :D
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #19 Online: 28 de Outubro de 2012, 16:34:47
Fiz um pouco diferente, fiz duas janelas no fundo de uma caixa de sapato, um do tamanho de um negativo de fime 120 e um 35mm.
Colei algumas tiras de papel, de forma que enfio o negativo por debaixo das tiras e ele fica preso.



Aí depois coloco a caixa na frente do monitor com um fundo branco e fotografo, usando uma macro 100mm e com a cam no tripé.



O resultado:




douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 28 de Outubro de 2012, 16:45:44
Fiz um pouco diferente, fiz duas janelas no fundo de uma caixa de sapato, um do tamanho de um negativo de fime 120 e um 35mm.
Colei algumas tiras de papel, de forma que enfio o negativo por debaixo das tiras e ele fica preso.

Ficou muito bom o resultado!  :ok:
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Outubro de 2012, 16:56:01
Fiz um pouco diferente, fiz duas janelas no fundo de uma caixa de sapato, um do tamanho de um negativo de fime 120 e um 35mm.
Colei algumas tiras de papel, de forma que enfio o negativo por debaixo das tiras e ele fica preso.

Aí depois coloco a caixa na frente do monitor com um fundo branco e fotografo, usando uma macro 100mm e com a cam no tripé.

Excelente idéia. Só sugeriria usar também um parassol. Pode ser que melhore o contraste, pois a luz daquela grande área exposta da tela do monitor incide diretamente na lente, em um ângulo não muito favorável.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 16:57:04 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #22 Online: 28 de Outubro de 2012, 18:32:46
Valeu Douglas.
DMZamora, não entendi a sugestão do parasol. A luz do monitor vem de frente, creio que um parasol não mudaria nada mas valeu pela sugestão. Infelizmente eu não tenho parasol para a 100mm.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2012, 19:17:34
Tinha esquecido de postar as fotos rs

Então, como utilizei o flash direto atrás do negativo, eu não devo ter posicionado direito ele e o negativo revelado veio todo enrolado, então ficou uma m* para deixá-lo reto. As bordas ficaram meio amareladas.
Os próximos passos são fazer uma caixa decente como já postada aqui, terei uma luz mais difusa e bater o branco antes, econimiza um bom trabalho de pós porque não consegui deixar ainda como queria.

O filme foi o Superia 400.

1.


2.


3.


4.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 28 de Outubro de 2012, 19:19:19
Excelente idéia. Só sugeriria usar também um parassol. Pode ser que melhore o contraste, pois a luz daquela grande área exposta da tela do monitor incide diretamente na lente, em um ângulo não muito favorável.

Sobre a sugestão, nem precisa do parasol. Vi uma vez na internet o cara fez no Paint um quadrado branco +/- do tamaho do negativo, deixando o resto em preto. Funciona também  :D


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:13:55
Valeu Douglas.
DMZamora, não entendi a sugestão do parasol. A luz do monitor vem de frente, creio que um parasol não mudaria nada mas valeu pela sugestão. Infelizmente eu não tenho parasol para a 100mm.

Pode ser até que não ajude em nada, mas quanto menos luz "inútil" incidir na lente, melhor para o contraste. Mas se não tem, não adianta :D

Ainda assim, tente bloquear a luz do monitor à direita da câmera, ou fazer como o Pedro sugeriu, vale o teste ;)
« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 21:15:06 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #26 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:15:14
Pedro, sensacional o seu resultado com o superia, tais usando o photoshop? Eu andei olhando, parece que dá pra usar o software do Vuescan pra fazer a revelação, e não precisa ter esse trabalhão de inverter as cores e ficar mechendo as curvas....
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:35:36
Pedro, sensacional o seu resultado com o superia, tais usando o photoshop? Eu andei olhando, parece que dá pra usar o software do Vuescan pra fazer a revelação, e não precisa ter esse trabalhão de inverter as cores e ficar mechendo as curvas....

Teve PS sim, principalmente para dar uma esquentada a mais nas cores. Na verdade nem sei como sairiam "originalmente".
Não sei se entendi, após eu ter fotografado o negativo o próprio Vuescan faz a conversão das cores?


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #28 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:36:42
Sim, parece que você consegue colocar o RAW da câmera pra ele ler, ele inverte e converte as cores e depois você só corta no PS...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:49:27
Sim, parece que você consegue colocar o RAW da câmera pra ele ler, ele inverte e converte as cores e depois você só corta no PS...

Interessante, vou procurar para ver como se faz isso...