Autor Tópico: Escaneando filmes com sua dslr  (Lida 21258 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 02 de Novembro de 2012, 11:46:07
Fiz um teste rápido, depois dei um tapa no PS (como de costume :D). Teve um crop na foto porque eu fotografei torto e não dava para girar no Vuescan, mas ele simplificou bastante o workflow... na próxima caixa que eu fizer, vou conseguir uns resultados mais expressivos.
Eu só tirei uma foto de pessoas e tive dificuldade em acertar o tom da pele, o "níveis automáticos" foi o que mais se aproximou, em todos os outros fica bem azulado, mas mesmo assim sempre precisa de uma finalização no PS.
Percebi que esse processo de inversão de cor gera um ruído bem alto, sempre preciso passo o redutor de ruído para ficar com um resultado mais aceitável também...

Sobre o Vuescan, esqueci de falar que tem que ir na Aba "Cor" lá em cima e selecionar o filme  :assobi:

Simplesmente não consigo tratar tom de pele se não for no curves do Photoshop. Abro o curve, seleciono na poplist a opção de negativo colorido e ela inverte, deopis ainda no curves seleciono canal por canal  e trato a curva d cada cor em separado. Após ter algo aceitável fecho o ajuste e abro de novo para achar um ajuste fino, fica mais fácil em duas etapas.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:20:37
Simplesmente não consigo tratar tom de pele se não for no curves do Photoshop. Abro o curve, seleciono na poplist a opção de negativo colorido e ela inverte, deopis ainda no curves seleciono canal por canal  e trato a curva d cada cor em separado. Após ter algo aceitável fecho o ajuste e abro de novo para achar um ajuste fino, fica mais fácil em duas etapas.

Valeu pela dica, Carcarah!

Minha mãe arrumando os armários achou uma penca de negativos já revelados. Quando eu tiver paciência, vou fazer uma caixa descente, fotografar alguns negativos e fazer os testes  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #47 Online: 09 de Novembro de 2012, 19:40:09
Gente.. isso é igual cavar poço com colher ou cortar gramado com cortador de unha... Até faz o serviço mas não compensa!

Scanner 35mm dá pra comprar hoje por 400,00 em 12x (por exemplo o Epson V330)... R$33,00 por mês... E se procurar dá pra achar até mais barato..

Fotografar negativo e tratar no photoshop é pra quem quer fazer uma foto só pra quebrar um galho.. pra quem não fotografa com filme e precisa digitalizar um negativo antigo que achou..

Se digitalizar mais de um filme por mês não compensa nem tentar fazer essa caixa na minha opinião..
« Última modificação: 09 de Novembro de 2012, 19:41:47 por Luciano.Queiroz »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 09 de Novembro de 2012, 22:41:04
Gente.. isso é igual cavar poço com colher ou cortar gramado com cortador de unha... Até faz o serviço mas não compensa!

Scanner 35mm dá pra comprar hoje por 400,00 em 12x (por exemplo o Epson V330)... R$33,00 por mês... E se procurar dá pra achar até mais barato..

Fotografar negativo e tratar no photoshop é pra quem quer fazer uma foto só pra quebrar um galho.. pra quem não fotografa com filme e precisa digitalizar um negativo antigo que achou..

Se digitalizar mais de um filme por mês não compensa nem tentar fazer essa caixa na minha opinião..

E quem foi que disse que a gente está fazendo isso por precisão e não só por diversão? hahahahahahah
Claro que um bom scanner é até barato hoje em dia, não tem a menor graça, mas faz o serviço.
È a diferença entre cozinhar e pedir comida para entregar em casa. Tem gente que gosta de cozinhar. ;)


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #49 Online: 09 de Novembro de 2012, 22:46:25
E quem foi que disse que a gente está fazendo isso por precisão e não só por diversão? hahahahahahah
Claro que um bom scanner é até barato hoje em dia, não tem a menor graça, mas faz o serviço.
È a diferença entre cozinhar e pedir comida para entregar em casa. Tem gente que gosta de cozinhar. ;)

ah... pra isso eu não tenho paciência não... rs


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #50 Online: 13 de Novembro de 2012, 01:03:43
Usar essa caixa para mim é masoquismo.
Por que não usar esse simples acessório, que dá para comprar no eBay e custa por menos de 50 dólares (vendedor "buyfromjapan") ??? :ponder:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/37453-REG/Nikon_3213_ES_1_Slide_Copying_Adapter.html
Tenho um desses e uso uma lente de macro antiga da Nikon (55mm/3.5, baratinha) que pode ser acoplada a um tubo de extensáo xing ling qualquer e faz o mesmo trabalho de maneira muito mais rápida, bastando colocar uma fonte de luz de contra a câmera. Se não houver uma lente de macro é só usar uma cinquentinha comum com uns tubos de extensão a mais.
É só encaixar a tiriinha de filme e ir copiando um atrás do outro ou slides na moldura (um a um).
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 01:06:40 por fcsergio »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 13 de Novembro de 2012, 10:28:20
Usar essa caixa para mim é masoquismo.

Olha fcsergio, isso é o mesmo que dizer que não se deve colecionar insetos porque é nojento a um entomólogo.
Claro que quem faz isso faz por diversão, craft, artesanato, hobby.
Afinal, porque eu fico comprando equipamentos caros e estudando, sofrendo, se eu posso pagar a um fotógrafo pra fazer o trabalho para mim?
Hobbies são assim, coisas sem noção.





fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #52 Online: 16 de Novembro de 2012, 01:50:51
Olha fcsergio, isso é o mesmo que dizer que não se deve colecionar insetos porque é nojento a um entomólogo.
Claro que quem faz isso faz por diversão, craft, artesanato, hobby.
Afinal, porque eu fico comprando equipamentos caros e estudando, sofrendo, se eu posso pagar a um fotógrafo pra fazer o trabalho para mim?
Hobbies são assim, coisas sem noção.

Entendo perfeitamente.
Abs.   :ok:


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #53 Online: 16 de Novembro de 2012, 16:20:26
Fantástica a solução... é aquele tipo de solução que você para e pensa... como não tinha pensado nisso.
Tenho todo meu acervo de P/B quando começei a fotografar ainda vou fazer uns testes e depois posto aqui....
Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 16 de Novembro de 2012, 20:47:28
ah... pra isso eu não tenho paciência não... rs

No meu caso é porque não costumo fotografar com filme mesmo e nem teria mais espaço para colocar um escanner, a não ser que jogue a multifuncional fora rs

Por que não usar esse simples acessório, que dá para comprar no eBay e custa por menos de 50 dólares (vendedor "buyfromjapan") ??? :ponder:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/37453-REG/Nikon_3213_ES_1_Slide_Copying_Adapter.html
Tenho um desses e uso uma lente de macro antiga da Nikon (55mm/3.5, baratinha) que pode ser acoplada a um tubo de extensáo xing ling qualquer e faz o mesmo trabalho de maneira muito mais rápida, bastando colocar uma fonte de luz de contra a câmera. Se não houver uma lente de macro é só usar uma cinquentinha comum com uns tubos de extensão a mais.
É só encaixar a tiriinha de filme e ir copiando um atrás do outro ou slides na moldura (um a um).

Para mim é uma solução fantástica. Obrigado pela dica, fcsergido :D


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #55 Online: 17 de Novembro de 2012, 17:54:44
No meu caso é porque não costumo fotografar com filme mesmo e nem teria mais espaço para colocar um escanner, a não ser que jogue a multifuncional fora rs

Para mim é uma solução fantástica. Obrigado pela dica, fcsergido :D

Apenas para dar um exemplo.
A primeira foto foi o melhor que eu consegui com meu scanner G4050 (demorou vários minutos até concluir o scaneamento).
A segunda foi conseguida com a minha D700, com tubo de extensão + lente de macro manual Nikkor 55mm/3.5 (em f/8) e adaptador Nikon ES-1, usando como fonte de luz um abajour vagabundo de cabeceira com uma lente fraca de leitura de uns 40watts (ISO 400) e demorou menos de 1 minuto para escanear uma tira com 4 slides. Aqui eu poderia ter usado uma contraluz forte, branca de intensidade apropriada,  tripé e um ISO mais baixo.
Ambas foram feitas a partir de um slide antigo, guardado há uns 8 anos, "artesanalmente", melhoradas no PS e aplicado sharpening, que foi maior inclusive na primeira foto (HP), afinal, não é porque é por hobby ou diversão que a imagem não possa ficar um pouco melhor ...
No seu caso, que não dispões de espaço para scanner, caixa, etc, acho que é bem viável e barato (uns 100 reais o adaptador no eBay)
O que vocês acham ?

HP G4050 + Vuescan


Nikon D700 + tubo de extensão + lente de macro manual Nikkor 55mm/3.5 (em f/8) e adaptador Nikon ES-1+ abajour de 40 watts (captura em NEF):
« Última modificação: 17 de Novembro de 2012, 18:02:19 por fcsergio »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #56 Online: 17 de Novembro de 2012, 22:24:11
muito melhor com a camera...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #57 Online: 17 de Novembro de 2012, 23:07:17
Usar essa caixa para mim é masoquismo.

Por que? O princípio é exatamente o mesmo desse acessório... E não gastei nem 1 centavo pra fazer, diferente do acessório...
Mas fiz a caixa de bobeira mesmo... Como o Carcarah falou... Coisa de hobby mesmo. Mas achei a qualidade que consegui praticamente idêntica aos scans do laboratório que revelou...
Mas só escaneio 35mm no lab pois o 120 é caro pra caramba, por esse motivo acabei fazendo a caixa. De qq forma já encomendei o meu V500.
Mas acho válido usar a caixa pra quem fotografa com filme muito pouco. Pra mim foi diversão, melhor que encomendar no ebay e esperar semanas pra receber...
« Última modificação: 17 de Novembro de 2012, 23:09:16 por marciocvital »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #58 Online: 17 de Novembro de 2012, 23:39:48
Por que? O princípio é exatamente o mesmo desse acessório... E não gastei nem 1 centavo pra fazer, diferente do acessório...
Mas fiz a caixa de bobeira mesmo... Como o Carcarah falou... Coisa de hobby mesmo. Mas achei a qualidade que consegui praticamente idêntica aos scans do laboratório que revelou...
Mas só escaneio 35mm no lab pois o 120 é caro pra caramba, por esse motivo acabei fazendo a caixa. De qq forma já encomendei o meu V500.
Mas acho válido usar a caixa pra quem fotografa com filme muito pouco. Pra mim foi diversão, melhor que encomendar no ebay e esperar semanas pra receber...

Sem dúvidas, se for pela diversão tudo é válido.  :ok:


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 18 de Novembro de 2012, 02:03:32
No meu caso não fiz uma caixa, peguei um papelão preto e fiz um buraco do tamanho do negativo, depois colei duas tiras de papelão com fita adesiva para criar um caminho para o negativo.
Aí precisava de algo translúcido, e achei uma embalagem de sorvete Nestlé branca, recortei a lateral da embalageme já tinha minha placa branco leitosa. Coloquei a placa por cima das duas tiras de papelão que servem de guia e prendi com fita, ficou um caminho para o negativo.
O resultado não ficou muito legal porque não tenho uma lente adequada para tão perto. Então vou providenciar meu tubo extensor, uma boa desculpa para poder brinca com macro ;P