Autor Tópico: Vivitar series 1 FD mount na canon t3  (Lida 1608 vezes)

tripasp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 06 de Outubro de 2012, 18:53:06
Olá pessoal, sou novo no fórum, e peço desculpas se postei a dúvida no local errado.
Bom, estou querendo comprar uma lente macro pra minha canon t3, mas estou com uma dúvida em relação à abertura de diafragma.
O modelo da lente é esse :  Vivitar series 1 105mm 1:1 macro lens - FD mount (canon)
Para usar a lente na t3 eu preciso do adaptador de FD mount - eos
Minha dúvida fica em relação à como realizar a alteração da abertura focal, quando eu girar o anel do diafragma, a imagem no "visor" para realizar a focagem também escurecerá ou o diafragma só fecha quando disparar a foto mesmo ?

Aproveitando, a T3 conseguiria fazer a fotometria com essa lente ?

Obrigado


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2012, 19:51:46
Escurece junto.
E sim. Faz a fotometria normalmente.

Pode acontecer de se fechar demais o sensor de foco não consiga ter luminosidade (na verdade contraste) suficiente para conseguir focar. Aí é só focar com ela aberta, fechar e saí sim fazer o clique.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


tripasp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2012, 20:24:12
Escurece junto.
E sim. Faz a fotometria normalmente.

Pode acontecer de se fechar demais o sensor de foco não consiga ter luminosidade (na verdade contraste) suficiente para conseguir focar. Aí é só focar com ela aberta, fechar e saí sim fazer o clique.

Opa, obrigado amigo, será que existiria alguma lente macro 1:1 antiga que permitisse ajustar a abertura do diafragma e só fechá-lo na hora do click ?
Estou querendo uma macro para fotografias odontológicas, nas quais o f utilizado geralmente é acima de 16, o que eu acredito que seja muito difícil manter o foco e rodar o anel do diafragma.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2012, 22:46:52
Com certeza há.
Mas pq vc não investe numa lente macro de verdade, com foco automático e do teu próprio sistema Canon, com um sistema de flash que lhe atenda?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


tripasp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2012, 23:16:45
Com certeza há.
Mas pq vc não investe numa lente macro de verdade, com foco automático e do teu próprio sistema Canon, com um sistema de flash que lhe atenda?

Com certeza é uma opção, estou vendo a canon 100mm USM, parece ser uma excelente opção, mas não preciso do foco automático, e sei que existem lentes mais antigas que são excelentes, inclusive para macro, você conhece alguma lente antiga que faça o controle de diafragma " automático" e seja macro ? Ou sabe como eu posso descobrir esse detalhe ? só pela foto acho que não rola não é ?

Obrigado


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2012, 23:35:24
Fiquei confuso... O que vc quer dizer com "controle de diafragma 'automático'"?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


tripasp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2012, 00:37:53
Fiquei confuso... O que vc quer dizer com "controle de diafragma 'automático'"?

Quis dizer alguma lente mais antiga, que possuam o anel de diafragma, no qual você consiga definir uma abertura (por ex: f22), mas fazer o foco com a lente aberta (ex: f2), sendo que ela realize o fechamento no momento do click apenas, de uma maneira "automática", sem que eu tenha que girar o anel para fechar o diafragma entendeu ? Sei que existem algumas que tem esse mecanismo atavés de uma trava na área que fica em contato com o corpo da câmera, tem alguma que tenha esse mecanismo e que possa ser utilizado com um adaptador simples ? por exemplo um adaptador de FD mount - EOS ?

Obrigado