Autor Tópico: Primeira cobertura de evento ninguem esquece  (Lida 3336 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #30 Online: 20 de Outubro de 2012, 19:40:41
Finalmente a cliente veio... Escolheu as fotos reveladas em 10x15 e eu entreguei tudo por 180 reais, foram 30 fotos... acharam justo ??
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #31 Online: 19 de Dezembro de 2012, 12:04:49
Pessoal, volto aqui novamente, pois me surgiu outra nova oportunidade: fazer umas fotos "natalinas" da neta de 1 ano dessa mesma cliente do aniversário.
Hoje eu já tenho um equipamento um pouco melhor (D7000 + 50mm 1.8D + 18-70mm) e também um pouco mais de experiência para não cometer os mesmos erros...

Em relação ao preço, eu pensei em cerca de 7,00 por foto em 15x21, será que está justo ? :ponder: tendo em vista que ela irá escolher cerca de 10 a 20 fotos.

Outra dúvida que tamvbém tive foi: voces que trabalham com isso, assinam a foto revelada ou só na cópia digital mesmo ??
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 19 de Dezembro de 2012, 13:51:12
Rafael, acho que por ser a mesma cliente, tudo bem você cobrar um preço baixo, até por ser sua 1ª cliente, e pensando na fidelização, etc e tal. Mas já vá pensando em cobrar preços mais justos daqui pra frente. Até porque, queria ou não, você tá ganhando mais experiência.

Mas que bom, é sinal de que ela gostou das suas fotos, parabéns pela nova oportunidade!

Ah, eu não coloco assinatura, nem nas fotos digitais e muito menos nas impressas.

Abraços


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #33 Online: 19 de Dezembro de 2012, 13:53:36
Rafael, acho que por ser a mesma cliente, tudo bem você cobrar um preço baixo, até por ser sua 1ª cliente, e pensando na fidelização, etc e tal. Mas já vá pensando em cobrar preços mais justos daqui pra frente. Até porque, queria ou não, você tá ganhando mais experiência.

Mas que bom, é sinal de que ela gostou das suas fotos, parabéns pela nova oportunidade!

Ah, eu não coloco assinatura, nem nas fotos digitais e muito menos nas impressas.

Abraços

Como sempre, obrigado Humberto...

Em relação ao preço, você acha que cobrar 7,00 seria um pouco "desvalorização" e devo subir pra 8,00 ou 9,00, ou pra começo isso já ta bom. :ponder:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #34 Online: 19 de Dezembro de 2012, 13:58:58
Como sempre, obrigado Humberto...

Em relação ao preço, você acha que cobrar 7,00 seria um pouco "desvalorização" e devo subir pra 8,00 ou 9,00, ou pra começo isso já ta bom. :ponder:

Acho que o preço tá baixo. Se pensar em 20 fotos, dá R$140 bruto por um evento, mesmo que seja pequeno, não compensa. Não sei quanto sai a ampliação de uma 10x 15cm onde você mora, mas o seu lucro será mínimo, praticamente está "elas por elas". Vale como aprendizado, vale para fidelizar a cliente, mas não dá pra viver com isso, a não ser que você pegue 200 trabalhos desses por mês.

Abraços


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #35 Online: 19 de Dezembro de 2012, 14:04:02
Acho que o preço tá baixo. Se pensar em 20 fotos, dá R$140 bruto por um evento, mesmo que seja pequeno, não compensa. Não sei quanto sai a ampliação de uma 10x 15cm onde você mora, mas o seu lucro será mínimo, praticamente está "elas por elas". Vale como aprendizado, vale para fidelizar a cliente, mas não dá pra viver com isso, a não ser que você pegue 200 trabalhos desses por mês.


Entendo... E o que acho pior em tudo isso é que no futuro se eu for trabalhar com fotografia, eu vou ter que aumentar o preço, e os velhos clientes talvez não aceitem a subida brusca... Hoje eu não me preocupo, pois só tenho 14 anos e o dinheiro que vou ganhar é só pra juntar e comprar mais equipamentos.

Na minha cidade uma foto 10x21 custa 1,70. Então se ela pegar 20 fotos por 140,00 eu tiro 34,00 pra revelar as fotos e fico com 106,00 de lucro. Vou tentar subir esse preço pra 9,00 ou 10,00 por foto. Mas de qualquer forma o aprendizado já vale muito pra min.

Se eu conseguir uns 150,00 de lucro já dá pra min pegar o Grip pra minha câmera.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 14:05:26 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #36 Online: 19 de Dezembro de 2012, 14:16:08
Rafael, o último livro desta lista, gratuito, fala bastante sobre formação de preço.

http://lojafotografia-dg.com/8-ebooks-fotografia

Abcs

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________