Autor Tópico: Preciso helps com minha yashica Mat 124 G  (Lida 3761 vezes)

Marta Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 12 de Outubro de 2012, 23:15:23
Pessoal, sou nova aqui no fórum, comprei uma yashica Mat 124 G, e estou toda feliz! Parece estar funcionando direitinho, exceto que não consegui abrir a tampa do porta bateria...não quis forçar e vou tentar fotometrar de cabeça, até pra aprender melhor, no entanto preciso de uma tabela ou algo assim , pra ter um certo parametro inicial. Alguem tem pra me enviar? Fico muito grata! Outra coisa, sabem como posso adaptar uma alça pra fotografar na cintura com ela?


Caires Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2012, 21:36:24
Marta, eu tenho uma tb, a tampa da bateria é de rosca, é só girar que abre.
Mas a minha eu desencanei, esses fotômetros antigos nem sempre funcionam corretamente.
Quando fotografo com a minha uso um fotômetro que tenho no iPhone.
Se tiver interesse dá uma olhada nas fotos que fiz com ela http://www.flickr.com/photos/marciocvital/sets/72157631254607044/
Sobre a alça, acho difícil achar uma original, mas qq alça dá pra usar, só que vai ficar sem a opção de encaixe rápido que elas tem.


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2012, 21:39:03
Tava dando uma pesquisada e parece que a correia da Rollei serve nela tb.
Da Rollei vc acha fácil no ebay.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2013, 21:59:21
Alguém sabe onde encontro a tampa da lente da Yashica Mat 124G ?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
-22.352971,-48.775582


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2013, 16:30:11
http://www.ebay.com/itm/281040296665?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649

Valeu Braga!  :ok:
Vou comprar.
Sempre sugerem seu nome como referencia para essas dúvidas qauando pergunto a alguém algo pr MP....


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2013, 16:36:09
Aproveita o frete e compra o parassol também. Esse mesmo cara deve ter.
-22.352971,-48.775582


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2013, 17:19:15
Veio um parasol junto da rolleiflex (imagino que sirva....)
Parece ter uma quantidade minima de fungo na lente (sei sei se afeta).
Onde poderia mandar limpar se precisar ?
O pior é que aqui em Taubaté não consigo sequer comprar um filme vencido para testar a camera e se for comprar pelo ebaY vai demorar um mês.
Cheguei a encontrar filme de todas as marcas, mas como gosto mais de PB, encontrei Fuji Neopan Acros 100, Fomapan 100 e 400 (Rep. Checa) Rollei Superpan 200, Ilford delta 100 e 400 e FP-4 125.
Voce sugere algum em especial.
Pretendo comecar a revelar com o D76.
Existe alguma diferença entre um filme de 120mm convencional para aqueles que são anunciados para lomografia (cheguei a ver o Acros anunciando para tal).  :ponder:


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2013, 17:38:40


Citar
Veio um parasol junto da rolleiflex (imagino que sirva....)

Ótimo, deve servir sim.
Citar
Parece ter uma quantidade minima de fungo na lente (sei sei se afeta). Onde poderia mandar limpar se precisar ?

Mande limpar esse troço. O bicho só cresce, nunca fica paradinho, quietinho. Detefon nele. Rsrsrsrs (brincadeira, não jogue nada lá, mande para um técnico responsável).

Citar
O pior é que aqui em Taubaté não consigo sequer comprar um filme vencido para testar a camera e se for comprar pelo ebaY vai demorar um mês.
Cheguei a encontrar filme de todas as marcas, mas como gosto mais de PB, encontrei Fuji Neopan Acros 100, Fomapan 100 e 400 (Rep. Checa) Rollei Superpan 200, Ilford delta 100 e 400 e FP-4 125.
Voce sugere algum em especial.

Com exceção do Rollei Superpan, que não conheço, o resto eu recomendo todos. Essa coisa de "recomendar" filme é meio complicada. Mais ou menos como recomendar perfume, vinho, cor de camisa, e por aí vai. A minha avaliação de um determinado filme é muito subjetiva, baseada na minha experiência de vida, sob o crivo do MEU GOSTO pessoal.

Eu poderia te dizer que o Cabernet Sauvignon é o melhor vinho, daí, tempos depois, vem vc me dizer que prefere um Merlot. Entende?! E, pense!, não se trata só de paladar, mas também de "qual prato que acompanha". Filme é exatamente isso: qual o seu gosto?; vai ampliar no modo tradicional (com ampliador) ou vai fazer o filme pra escanerar?; qual resultado vc busca para determinada foto, isto é, transição suave da gama de cinzas?, contraste bem acentuado?; digamos que vc opte por ampliador, então... vc vai usar ampliador de difusor ou condensador? Xiiiii... isto ainda vai longe. Tem mais coisas.

Então, meu caro, experimente um de cada. Depois eleja o SEU FILME e adapte-o à sua rotina e necessidades.

Citar
Pretendo comecar a revelar com o D76.
Perfeito. Não é exageradamente caro, a gente ainda acha aqui no Brasil (por exemplo, na Consigo tem), super fácil de usar/manipular.

Aliás, o D-76 tem até receita na web. O mais chatinho de comprar é o Metol (tem um caralhada de Metol por aí, tem que comprar o produto certo, cuja identificação é o nº CAS 55-55-0), o resto é fácil de achar, e barato. Mas vc pode fazer o D-76 em casa mesmo a um custo muito, mas muito menor que o mesmo revelador comercial.

Citar
Existe alguma diferença entre um filme de 120mm convencional para aqueles que são anunciados para lomografia (cheguei a ver o Acros anunciando para tal).  :ponder:

Não. Eu posso usar um filme 120 numa Lomo (Éca!!!! na verdade não usaria essa porra de modo algum, questão de gosto pessoal e não me venham encher o saco, respeito quem curte mas eu tô fora) assim como também poderia usar o mesmo filme na minha Toyo GX 4x5 polegadas. Aliás, eu uso, sim, essa configuração no grande formato. Faço isso em formato 6x9 cm numa câmera de grande formato. Existem back's 6x6, 6x7, 6x8, 6x9, 6x12, mas não só, tem mais formatos.
-22.352971,-48.775582


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2013, 00:19:07
Ótimo, deve servir sim.
Mande limpar esse troço. O bicho só cresce, nunca fica paradinho, quietinho. Detefon nele. Rsrsrsrs (brincadeira, não jogue nada lá, mande para um técnico responsável).

Com exceção do Rollei Superpan, que não conheço, o resto eu recomendo todos. Essa coisa de "recomendar" filme é meio complicada. Mais ou menos como recomendar perfume, vinho, cor de camisa, e por aí vai. A minha avaliação de um determinado filme é muito subjetiva, baseada na minha experiência de vida, sob o crivo do MEU GOSTO pessoal.

Eu poderia te dizer que o Cabernet Sauvignon é o melhor vinho, daí, tempos depois, vem vc me dizer que prefere um Merlot. Entende?! E, pense!, não se trata só de paladar, mas também de "qual prato que acompanha". Filme é exatamente isso: qual o seu gosto?; vai ampliar no modo tradicional (com ampliador) ou vai fazer o filme pra escanerar?; qual resultado vc busca para determinada foto, isto é, transição suave da gama de cinzas?, contraste bem acentuado?; digamos que vc opte por ampliador, então... vc vai usar ampliador de difusor ou condensador? Xiiiii... isto ainda vai longe. Tem mais coisas.

Então, meu caro, experimente um de cada. Depois eleja o SEU FILME e adapte-o à sua rotina e necessidades.
Perfeito. Não é exageradamente caro, a gente ainda acha aqui no Brasil (por exemplo, na Consigo tem), super fácil de usar/manipular.

Aliás, o D-76 tem até receita na web. O mais chatinho de comprar é o Metol (tem um caralhada de Metol por aí, tem que comprar o produto certo, cuja identificação é o nº CAS 55-55-0), o resto é fácil de achar, e barato. Mas vc pode fazer o D-76 em casa mesmo a um custo muito, mas muito menor que o mesmo revelador comercial.

Não. Eu posso usar um filme 120 numa Lomo (Éca!!!! na verdade não usaria essa porra de modo algum, questão de gosto pessoal e não me venham encher o saco, respeito quem curte mas eu tô fora) assim como também poderia usar o mesmo filme na minha Toyo GX 4x5 polegadas. Aliás, eu uso, sim, essa configuração no grande formato. Faço isso em formato 6x9 cm numa câmera de grande formato. Existem back's 6x6, 6x7, 6x8, 6x9, 6x12, mas não só, tem mais formatos.


Também não acho a menor graça nessa lomo fotografia.
Já enviei minha camera hoje para a Optisom através de um amigo e comprei uma caixa de 5 rolos de Fuji Acros.....
Valeu !!  :ok: