Autor Tópico: Upgrade Mirrorless: Compro lentes ou vou pra uma DSLR avançada?  (Lida 1530 vezes)

Mceano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Olá a todos!! Sou novo no fórum e gostaria de compartilhar minha história com outros membros que talvez estejam queimando pestanas sobre trocar suas câmeras ou lentes.
De antemão digo que não quero incitar discussões sobre mirrorless vs DSLR tendo em vista tantos tópicos já falando disso, mas sim discutir o que atende mais a necessidade de cada um.
Comprei uma Samsung NX10 usada por R$1.100,00 a cerca de um ano com a lente básica do kit de 18-55mm. Quando adquiri estava prestes a pegar uma Canon T3i mas a NX10 me atendeu muito bem com seu sensor APS-C em um corpo pequeno e que ainda me permitia ajustes só possíveis em uma DSLR.
Fui então praticando como qualquer entusiasta, lendo livros e revistas sobre o assunto e me familiarizando mais com o mundo da fotografia e suas máquinas maravilhosas.
No entanto chegou o momento em que senti necessidade de dar um upgrade e a primeira coisa que me passou na cabeça foi comprar lentes novas. Estava satisfeito com o sistema mirrorless apesar de algumas poucas limitações como visor e fotos noturnas. Mas o maior pecado no caso da NX10 são as lentes. Ela até possui lentes de boa qualidade mas são muito caras e difíceis de achar. Havia pensado em comprar uma 50-200mm mas vi que estava custando em torno de R$1.300,00. Somando com o valor de aquisição da câmera ficaria em R$2.400,00 e ainda queria comprar uma lente fixa que custava a partir de R$1.100,00 no Brasil.
Diante desse orçamento achei que seria melhor vender a câmera e partir pra uma DSLR. Fui então atrás do kit dos sonhos, aquele que atenderia todas as minhas necessidade. Pelo menos as que eu achava que tinha. E então começou o pesadelo.
Entre desvaneios e desvarios e muito tempo perdido lendo Fotografe Melhor e outras publicações, além de reviews na internet e analisar imagens no Flickr, cheguei às seguintes conclusões por ordem de escolha com os prós e contras que me levaram a cada escolha:

1ª)  Canon EOS 60D+18-135mm – R$2.700,00;
-Prós: Não tem todos os recursos da D7000, mas me atenderia muito bem por um preço menor e eu particularmente gosto mais das cores da Canon além das lentes Canon serem mais baratas que as da Nikon.
-Contras: Os rumores da 70D já estão por aí e o foco no live view é lento assim como todas abaixo.

2ª) Nikon D7000+18-105 - R$3.300,00;
-Prós: Câmera com sensor APS-C mais avançada no mercado.
-Contras: Preço muito alto e monitor fixo inferior ao da 60D

3ª) Canon T4i+18-135mm – R$3.100,00;
-Prós: Lançamento Canon com digic 5, novos recursos e novas lentes.
-Contras: Preço caro para uma DSLR de entrada.

4ª) Nikon D90+18-105mm – R$2.400,00;
-Prós: Qualidade de imagem, recursos de câmera profissional por um preço razoável
-Contras: Tecnologia defasada, principalmente no quesito de vídeo

5ª) Nikon D5100+18-105mm – R$2.700,00.
Prós: Qualidade de imagem, monitor móvel, interface amigável e bons recursos.
Contras: Preço equivalente a uma Canon 60D

Bom, é mais ou menos isso. Levou longos 2 meses para chegar a essa conclusão. Claro que se tivesse todas as câmeras pra testar na mão seria bem mais fácil. E ainda tinha mais. Nesse ponto ainda não havia conseguido vender minha NX10 e não estava convencido a abrir mão da  portabilidade que ela me permitia além da discrição em virtude do tamanho das lentes e da própria câmera serem bem menores se comparado com a 60D. Já estava a considerar ficar com a NX10 como segunda câmera mas também queria adquirir uma lente fixa para a 60D que seria possivelmente a 60mm Ef-s Utrasonic que estava por volta de R$900,00.
Resumindo, fazendo as contas, eu iria gastar em torno de R$3.500,00 para comprar o kit que me satisfaria que, somando-se aos R$1.100,00 da NX10, ficaria em R$4.600,00 o prejuízo total.
Sendo que ainda ficaria planejando comprar uma fisheye mais pra frente.
Foi aí que vi a matéria sobre o Thomas Shahan no link http://www.entreculturas.com.br/2011/06/em-outra-dimensao-galeria-de-thomas-shahan e fiquei pasmo com os resultados que ele conseguiu com um equipamento tão modesto.
Então parei pra pensar e comecei a pesquisar no Flickr sobre imagens com o sistema NX. achei vários resultados interessantes que outras pessoas conseguiram. Percebi então que o problema não era do equipamento e sim do fotógrafo. Vi então que a Samsung anunciou o lançamento de uma lente 45mm com f1.8 e que para adquirir ela com uma lente 50-200mm eu não iria gastar mais de R$1.500,00 comprando as lentes pelo e-bay. Ficaria com um bom conjunto sem abrir mão da mobilidade nem das vantagens do sistema mirrorless que gostei muito.
Claro, teria algum trabalho em situações específicas que necessitassem de rapidez ou em ambientes de pouca luz. Mas acredito que em 90% dos casos estaria bem atendido pela NX10.
Afinal, repito, não sou profissional e me concentro mais em temas urbanos ligados a pessoas e lugares.
No máximo faço cobertura de apresentações de uma banda de amigos em shows locais.
A questão  é que realmente haveria uma valorização maior no investimento na Canon 60D mas pela minha decisão de continuar com a NX10 eu economizaria R$2.000,00.
Enfim, apesar da tentação em adquirir uma DSLR, na prática não vejo motivo a não ser que seja para uso profissional ou desde que eu não tivesse nenhuma câmera. É isso. Desculpem o texto longo mas resumi ao máximo. Espero que ajude alguém a não perder tanto tempo como eu pra chegar a essa conclusão.  :aua:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2012, 02:57:41
Brother, vc mesmo tá indicando a solução de teu problema...

Fica com tua NX10 e  vai metendo vidros de qualidade (já pensando numa possível migração futura) e, depois, se for o caso, compra uam DSLR com a possibilidade de continuar usando tuas lentes.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mceano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2012, 11:43:32
Beleza Hyde, tipo usando adaptadores né?
É uma solução intermediária mas não me encanta o lance de perder o foco automático que é muito bom na NX10.
Esqueci de dizer que apesar de estar certo da minha decisão ainda fiquei tentado a pegar a 60D
Acho que vou comprar umas duas lentes legais pra NX e esperar pelo lançamento da 70D ou baratear mais a D7000. Talvez até lá eu esteja mais preparada pra encarar uma dessas.

Vlw!!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2012, 03:26:09
Esse negócio de comprar camera X pq você viu imagens no flickr feitas com tal câmera e gostou é a maior ilusão. Qualquer dslr faz um bom macro tendo uma lente macro!

Se quiser um corpo bom, a d7000 vai ter a melhor usabilidade que você pode conseguir em uma dslr.
60d tbm não é mal negócio. D90 idem.

Mas pagar 2.7000/3.100 em câmera de entrada!? Compre uma d40/d60/d3000 usada por mil e o resto em lentes claras!

Viewfinder eletrônico é horrível, tenho uma GH2 jogada num canto e só serve pra video mesmo...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2012, 06:55:05
Esse negócio de comprar camera X pq você viu imagens no flickr feitas com tal câmera e gostou é a maior ilusão. Qualquer dslr faz um bom macro tendo uma lente macro!

Se quiser um corpo bom, a d7000 vai ter a melhor usabilidade que você pode conseguir em uma dslr.
60d tbm não é mal negócio. D90 idem.

Mas pagar 2.7000/3.100 em câmera de entrada!? Compre uma d40/d60/d3000 usada por mil e o resto em lentes claras!

Viewfinder eletrônico é horrível, tenho uma GH2 jogada num canto e só serve pra video mesmo...
Eu concordo! A combinação certa é lente top com o corpo que der na lente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2012, 11:17:04
A NX10 aceita outras lentes fora as da Samsung? Se aceitar compre...

Se não aceitar, pegue uma D7000. Lembrando que é uma experiência muito diferente da mirrorless. Vai ter horas que vc vai sentir saudades do tamanho da NX10, e em outras situações vc vai pensar "pq eu nao comprei uma DSLR antes???".

Ah, se vc usar muito video, continue numa mirrorless ou migre pras cameras M43 ou ainda NEX, vai ser menos difícil de achar lentes razoáveis. Claro, se o tamanho for um fator importante.


Mceano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2012, 23:05:11
Caras, valeu pelas dicas, mas o lance é que eu já tenho a NX10 e quando resolvi comprar novas lentes para ela, além da dificuldade de achá-las(só importando mesmo), achei o preço muito salgado. Então foi que pensei em vendê-la e ir para uma DSLR.
A questão é que não vejo tanto avanço em mudar para uma D5100 ou T4i no meu caso em que a fotografia é apenas um passatempo (muito agradável por acaso).
Já para uma D7000 ou 60D até seria interessante pelo fator recursos+qualidade de imagem, mas o fator custo matou essa idéia.
Enfim, vou gastar em torno de R$1.000,00 em uma lente fixa 30mm e uma telefoto zoom 50-200mm que me entreterão por um bom tempo.
Se eu não estivesse gostando da câmera, aí sim não teria o que pensar. Mas a NX10 satisfaz a maior parte das  minhas necessidades.
Outro fator que tá pesando é a grande quantidade de lançamentos anunciados para o final de 2012 e começo de 2013.
Vou esperar pra ver como se comportará essa Canon 70D.
Aí talvez eu caia na tentação.
Mas obrigado pela colaboração de todos.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2012, 23:23:30
Se vc tá contente com a NX10, acho que upgrade mesmo, só indo pra alguma FF...


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2012, 09:12:16
Eu vi a qualidade de uma Panasonic GF-2 e fiquei de boca aberta!, realmente não deve muita coisa pras DSLR de sensor cropado não! Se fosse você eu ficaria na Mirroless por enquanto, depois mais pra frente faria como o amigo recomendou, já passaria direto pra um Full Frame!.

A Nikon D600 tá ai pra isso! melhoraram o custoXbenefício!

Abraços,

Michel


Mceano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2012, 11:31:20
Pois é, e tá chegando também a Canon 6D FF com um corpo bem compacto comparando com as FF top, mas por $2.099,00.
Espero que a 70D fique na faixa de $1.099,00. Mas acho muito dificil.

http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/slr_cameras/eos_6d

http://www.dpreview.com/previews/canon-eos-6d