Autor Tópico: Freelance; Quantos equipamentos levar x TAXA ???  (Lida 3634 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2012, 20:17:20
  só complementando, recentemente perdi um serviço pra uma agencia de publicidade porque apareci com uma 50D . Era um serviço freelance pra fotografar maquinas agricolas,ou seja, até uma rebelzinha T1 dava conta do recado . O cara disse com ar de desprezo: aí não né colega !

Q bizarro!!! Essa não entendi!!!! Ele queria te ver com uma 5DMark III???? :assobi:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2012, 20:36:48
Bom, pelo menos essa é uma situação que nunca passei na vida, já cansei de cobrir evento de todo o tipo com uma 20D, 40D e 60D...

Bobagem aí, dispensar o fotógrafo por causa do equipamento dele é coisa de quem tem visão limitada, ele tem que fechar o trabalho pelas fotos que o fotógrafo entrega. Conheço um excelente profissional que até hoje faz fotos publicitárias e de moda com D300...
« Última modificação: 15 de Outubro de 2012, 20:43:21 por Humberto Teté »


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #17 Online: 15 de Outubro de 2012, 20:41:32
  só complementando, recentemente perdi um serviço pra uma agencia de publicidade porque apareci com uma 50D . Era um serviço freelance pra fotografar maquinas agricolas,ou seja, até uma rebelzinha T1 dava conta do recado . O cara disse com ar de desprezo: aí não né colega !

Sempre foi e sempre será a câmera que faz as fotos, é a lei do mercado. Se não fosse a câmera fazendo as fotos, não teriamos 2 ou 3 lançamentos de câmeras praticamente idênticas no mesmo ano.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2012, 20:47:28
Bom, pelo menos essa é uma situação que nunca passei na vida, já cansei de cobrir evento de todo o tipo com uma 20D, 40D e 60D...

Bobagem aí, dispensar o fotógrafo por causa do equipamento dele é coisa de quem tem visão limitada, ele tem que fechar o trabalho pelas fotos que o fotógrafo entrega. Conheço um excelente profissional que até hoje faz fotos publicitárias e de moda com D300...

Acho que cada caso é um caso, eu mesmo estou contratando fotógrafos para algumas apresentações de dança onde exigem um iso alto e uma lente clara, então pergunto o equipamento por que sei que se não for com um ISO bom acima de 3200 e uma lente 2.8 não sai foto, infelizmente é a realidade para oq estou precisando no momento, mas claro que cada caso é um caso  :ok:
« Última modificação: 15 de Outubro de 2012, 20:48:10 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 15 de Outubro de 2012, 20:51:43
É, cada caso é um caso, claro. Eu mesmo, quando preciso de freelas pros casamentos, quero saber o equipamento que a pessoa usa, pois é sempre legal ter um ISO1600 bacana e uma zoom clara (ou fixas). Mas se o fotógrafo sabe usar bem o flash e as fotos são boas mesmo com uma zoom f/5.6, eu não dispenso.

No caso do milton42zl, eram fotos de tratores, provavelmente em condições de boa luz, imagino que não precisa de uma FF pra isso... Um bom esquema de iluminação é mais importante do que tudo.


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2012, 23:42:38
Moçada, sei que o ideal seria isso, mas poucas vezes já vi alguém que pagasse mais de R$400 por um freela de casamento. Eu mesmo faço os meus por R$350, e levo 2 câmeras, 2 flashes e 3 objetivas. Eu levo isso tudo para garantir que vou conseguir entregar o trabalho sem problemas, independente se pagarem R$1.000 ou R$100, a partir do momento que assumi o compromisso eu preciso garantir que posso entregar o melhor que puder fazer.

Outra coisa, se você usa 2 câmeras ao mesmo tempo, o desgaste de cada uma delas é menor do que se usasse apenas 1. Eu tiro umas 1.500 fotos por casamento, quando uso 2 câmeras, geralmente é 1.000 em uma e 500 em outra, quando uso apenas uma, as 1.500 fotos são só com uma câmera. Então não há desgaste maior do equipamento se usar 2 ou mais câmeras.

Infelizmente essa é a realidade, o ideal seria receber pelo menos R$500 por um freela, mas pouca gente paga isso. Se eu recusar os trabalhos de R$350, passo fome. Eu já recebi desde R$250 até R$500 por um casamento, mas conheço gente que recebe R$150 por freela, pra levar o casamento inteiro sozinho.
Concordo com vc no q se refere a obter a foto e garantir o melhor. Sobre a realidade do freela, tb. R$ 150,00 é fogo. Sobre o desgaste do equip. usando duas máqs. ao mesmo tempo concordo neste ponto, "obturador", porém, vc está com as máqs. "expostas", a tudo, pancadas, troca de lentes, poeiras...mas, é só por comentar. Vc está certo.
Então, "partindo" para trabalhar com duas máqs. deve ser mais valorizado do quem trabalha com uma ou "caímos" na mesma? (considerando mesmo nível de exp.)


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #21 Online: 16 de Outubro de 2012, 08:22:09
Pelo menos uns 10 exemplos do porque o mercado está tão ruim! Os fotógrafos estão acabando com ele!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #22 Online: 16 de Outubro de 2012, 10:00:28
equipamento ajuda, mas não faz a foto sozinho!

ter um monte de equipamentos, não te dá créditos para cobrar mais.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 16 de Outubro de 2012, 10:16:03
  só complementando, recentemente perdi um serviço pra uma agencia de publicidade porque apareci com uma 50D . Era um serviço freelance pra fotografar maquinas agricolas,ou seja, até uma rebelzinha T1 dava conta do recado . O cara disse com ar de desprezo: aí não né colega !

Bem... posso falar em relação à agência de publicidade. Se a foto é para fins PUBLICITÁRIOS, o equipamento é um diferencial sim. Isso porque tem que se saber quais os meios que serão reproduzidos. Mas isso também está diretamente ligado ao preço final. Por exemplo... quando vc orça o FOTÓGRAFO... o preço do "click" é diferenciado do preço de "produção"; ou seja... o fotógrafo te entrega por x, para determinada utilização e está discriminado o tamanho final da imagem... larg x alt x resolução do arquivo final. Há casos em que o cliente e a agência exigem Hassel (ou qualquer outra médio formato)... então, se o fotógrafo não tem essa cam específica, cobra-se do cliente o valor da diária do equipamento. Lembrando... isso falando em PUBLICIDADE, campanhas... se for evento é outra coisa, aí o equipamento normalmente não tem restrições (excessão à condição de captura ISO alto, dependendo do evento).
Abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 17 de Outubro de 2012, 15:01:51
Bem... posso falar em relação à agência de publicidade. Se a foto é para fins PUBLICITÁRIOS, o equipamento é um diferencial sim. Isso porque tem que se saber quais os meios que serão reproduzidos. Mas isso também está diretamente ligado ao preço final. Por exemplo... quando vc orça o FOTÓGRAFO... o preço do "click" é diferenciado do preço de "produção"; ou seja... o fotógrafo te entrega por x, para determinada utilização e está discriminado o tamanho final da imagem... larg x alt x resolução do arquivo final. Há casos em que o cliente e a agência exigem Hassel (ou qualquer outra médio formato)... então, se o fotógrafo não tem essa cam específica, cobra-se do cliente o valor da diária do equipamento. Lembrando... isso falando em PUBLICIDADE, campanhas... se for evento é outra coisa, aí o equipamento normalmente não tem restrições (excessão à condição de captura ISO alto, dependendo do evento).
Abs.
publicidade e outro planeta!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 17 de Outubro de 2012, 15:03:20
Pelo menos uns 10 exemplos do porque o mercado está tão ruim! Os fotógrafos estão acabando com ele!
quem esta acabando sao "os apertadores de botao", que se transforman em fotografos de casamento so aos sabados, e vivem de outra coisa!!!!!
Logo entao qualquer bico serve.
abs.


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #26 Online: 17 de Outubro de 2012, 15:15:04
Agalons, falou tudo.
Portifólio: www.banionis.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 17 de Outubro de 2012, 18:52:55
Agalons, falou tudo.
infelizmente e isso dai, qualquer 100 conto , para breja, ja serve, :eek: :eek: :aua: :hysterical:


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #28 Online: 17 de Outubro de 2012, 18:55:47
Pra se ter uma ideia de como funciona a coisa. Trabalho também com video edição e esses meses agora estava atendendo uma produtora de vídeo por conta das campanhas politicas. Os contratos todos foram baseados sem considerar segundo turno e quando houve a necessidade do segundo turno, chamaram o pessoal pra renegociar.

A maioria do pessoal não quis fazer, pois estavam oferecendo menos cachê pra um fluxo de trabalho maior com prazo menor. Eis que então surge um rapaz, todo feliz e saltitante porque tinha pego o serviço. Aceitou metade do valor anterior pelo dobro de serviço.

Enquanto tiver pessoas que topem esse tipo de serviço, não seremos remunerados de acordo.
Portifólio: www.banionis.com


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #29 Online: 17 de Outubro de 2012, 19:28:10
Vamos cair na velha conversa da banalização da fotografia ou na prostituição dos fotógrafos?
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com