Autor Tópico: Freelance; Quantos equipamentos levar x TAXA ???  (Lida 3626 vezes)

Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Online: 14 de Outubro de 2012, 23:24:42
Ola, amigos. A pergunta não é exatamente qto cobrar para cobrir um evento ( ex. casamento, não estou levando em consideração outros itens experiência, distância... ), mas, sim se dá para "cobrar" mais por ter mais equipamentos? Ex. Aqui no RJ um cara com camêra e Flash e uma lente...cobra uns $ 250 - 350..., e ai as vezes, um colega me chama... levo, Canon 5D, 7D, 17-40 4.0, 24-70 2.8, 50m 1.4, Flash 430, 580 EXII Tripé, e acessóriosi, qto vc cobraria ou melhor, tem q cobrar algo a mais certo ?! Detalhe, qdo há necessidade trabalho com duas maqs. ao mesmo tempo( aproveito para incluir) só este item já valoriza a tx, por estar usando duas máqs. ao mesmo tempo (vc está prestando um trabalho melhor e depreciando as duas de uma vez só!) Aguardo opiniões! :clap:


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2012, 10:23:16
  Com todo esse equipamento vc tem q cobrar pelo menos uns 650,00 pra não sair no prejuizo . Isso se tiver seguro é lógico. Conheço só uma freelance de Sampa q carrega esse tanto de equipamento,e naõ sai de casa por menos de 800,00.


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2012, 11:25:34
O correto é você calcular a vida útil do equipamento + seu valor hora de trabalho + Extras (se houver, transporte...alimentação, etc..!)

Por exemplo, eu tenho uma Nikon D-90 + 50mm f1.8

A Nikon D-90, se for pra compra nova aproximadamente R$2.000

A Lente 50mm f1.8, se for pra comprar nova aproximadamente R$490,00

Eu sei que a vida útil de atuações deste dois equipamentos é na média de 100.000 atuações então eu divido o valor do equipamento (total) pelas atuações médias que ele poderá chegar a fazer, portanto 2490 / 100.000 = cada clique com esta lente custa = R$0,0249
Como sei que pode ser que não encontre mais a câmera pra comprar e sempre o modelo novo é mais caro, eu coloco um Markup de 50% de ganho em cima do equipamento o que dá arredondando 0,5 p/ clique.

Dai eu coloco o valor hora, por exemplo, vamos supor que cobro R$350/hora de evento, + 1.000 fotos tiradas com este equipamento citado, logo vou cobrar R$350 da hora + 1.000 fotos(R$0,05/ foto*1000) = R$50,00, portanto vou cobrar R$400,00 por 1 hora de trabalho e 1000 fotos.

Este é um exemplo bem simples, porém ai está faltando muita coisa, seu carro, sua gasolina, suas roupas, etc... mas a base de cálculo de tudo é essa!

Espero ter ajudado!

Abraços,

Michel


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2012, 13:10:04
Moçada, sei que o ideal seria isso, mas poucas vezes já vi alguém que pagasse mais de R$400 por um freela de casamento. Eu mesmo faço os meus por R$350, e levo 2 câmeras, 2 flashes e 3 objetivas. Eu levo isso tudo para garantir que vou conseguir entregar o trabalho sem problemas, independente se pagarem R$1.000 ou R$100, a partir do momento que assumi o compromisso eu preciso garantir que posso entregar o melhor que puder fazer.

Outra coisa, se você usa 2 câmeras ao mesmo tempo, o desgaste de cada uma delas é menor do que se usasse apenas 1. Eu tiro umas 1.500 fotos por casamento, quando uso 2 câmeras, geralmente é 1.000 em uma e 500 em outra, quando uso apenas uma, as 1.500 fotos são só com uma câmera. Então não há desgaste maior do equipamento se usar 2 ou mais câmeras.

Infelizmente essa é a realidade, o ideal seria receber pelo menos R$500 por um freela, mas pouca gente paga isso. Se eu recusar os trabalhos de R$350, passo fome. Eu já recebi desde R$250 até R$500 por um casamento, mas conheço gente que recebe R$150 por freela, pra levar o casamento inteiro sozinho.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2012, 13:38:45
Freelance nesses casos, significa que no final do evento vc entrega o cartão com os arquivos e pronto, correto?
Caraca....pagam mal caramba!

Abraço,
M Rezende


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:06:44
Trabalho exclusivamente com fotografia há 25 anos.

NUNCA cobrei baseado no equipamento utilizado.

Cobra-se pelo uso/destino das imagens, duração da licença, dificuldade/duração do trabalho, mas o equipamento utilizado não deve ser  o fator determinante no preço.

Quem contrata um profissional presume que o mesmo tem o equipamento necessário para executar o trabalho, simples assim.

Infelizmente, pelos valores postados, não me parece a única idéia equivocada do tópico.

 :aua: :doh:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:36:13
O correto é você calcular a vida útil do equipamento + seu valor hora de trabalho + Extras (se houver, transporte...alimentação, etc..!)

Por exemplo, eu tenho uma Nikon D-90 + 50mm f1.8

A Nikon D-90, se for pra compra nova aproximadamente R$2.000

A Lente 50mm f1.8, se for pra comprar nova aproximadamente R$490,00

Eu sei que a vida útil de atuações deste dois equipamentos é na média de 100.000 atuações então eu divido o valor do equipamento (total) pelas atuações médias que ele poderá chegar a fazer, portanto 2490 / 100.000 = cada clique com esta lente custa = R$0,0249
Como sei que pode ser que não encontre mais a câmera pra comprar e sempre o modelo novo é mais caro, eu coloco um Markup de 50% de ganho em cima do equipamento o que dá arredondando 0,5 p/ clique.

Dai eu coloco o valor hora, por exemplo, vamos supor que cobro R$350/hora de evento, + 1.000 fotos tiradas com este equipamento citado, logo vou cobrar R$350 da hora + 1.000 fotos(R$0,05/ foto*1000) = R$50,00, portanto vou cobrar R$400,00 por 1 hora de trabalho e 1000 fotos.

Este é um exemplo bem simples, porém ai está faltando muita coisa, seu carro, sua gasolina, suas roupas, etc... mas a base de cálculo de tudo é essa!

Espero ter ajudado!

Abraços,

Michel

Esse calculo teorico e perfeito,
porem a vida no planeta terra e diferente,
se voce cobra r$400,00 x hora ,por 1000 clics
na media qualquer evento(casamento) dura 6 horas
Entao voce cobraria r$2400,00 por freelance, entregando 6000 fotos!!!!!!!!
Neste lado da galaxia acho que ninguem vai te chamar, :hysterical:
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:38:46
O cliente nao quer saber de nada so quer um otimo trabalho,
se voce usa uma ou varias maquinas , caras , ou baratas,
isso dai nao faz a minima diferença, para o "mundo frila"
Agora para trabalhos proprios, ai e outra coisa.
abs.


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:45:24
Kkkkkkkkkkkk não vão chamar mesmo.
A não ser que seja uma celebridade, tem gente aos montes cobrando 50 reais para
Fazer book e 200 para casamento, com uma t3i + lente do Kit + flash
Se fica bom ??
Depende do gosto do cliente, tem gente que nunca tirou uma foto com camera digital "profissional"
E quando vê uma foto tirada com uma dslr com a 50mm, acha o máximo.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2012, 14:47:12 por marcelo556 »
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Junior®

  • Trade Count: (33)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2012, 15:43:44
Discordo.

Vc tem essa quantidade de equipamento para melhorar sua fotografia e não para cobrar mais por isso.
Seu produto final é fotografia e não material fotografico.
 :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:17:02
Gostei da colocação do Junior®. Só quero acrescentar mais duas coisas.

Primeiro, acho que o investimento em equipamento é uma coisa, a melhoria na qualidade efetiva das suas fotos é outra. Alguém que o contrata vai pagar a mais pela qualidade das suas fotos independente do equipamento que você usa. Se tem uma 1DX e entrega fotos ruins, não importa o quanto investiu em equipamento, vai receber menos do que alguém com uma T2i e fotos excelentes. Só pra deixar claro, não estou colocando em dúvida a qualidade das fotos de ninguém aqui, apenas uma situação hipotética.

Segundo, seria realmente ótimo que a gente recebesse por freela o que a gente realmente merece. O difícil é achar alguém disposto a pagar isso mesmo. Eu acho que esses valores de freela são realmente muito baixos, mas parece que é algo consagrado pelo mercado e pouca gente está a fim de pagar mais do que isso. Infelizmente.


Junior®

  • Trade Count: (33)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:42:53
Gostei da colocação do Junior®. Só quero acrescentar mais duas coisas.

Primeiro, acho que o investimento em equipamento é uma coisa, a melhoria na qualidade efetiva das suas fotos é outra. Alguém que o contrata vai pagar a mais pela qualidade das suas fotos independente do equipamento que você usa. Se tem uma 1DX e entrega fotos ruins, não importa o quanto investiu em equipamento, vai receber menos do que alguém com uma T2i e fotos excelentes. Só pra deixar claro, não estou colocando em dúvida a qualidade das fotos de ninguém aqui, apenas uma situação hipotética.

Segundo, seria realmente ótimo que a gente recebesse por freela o que a gente realmente merece. O difícil é achar alguém disposto a pagar isso mesmo. Eu acho que esses valores de freela são realmente muito baixos, mas parece que é algo consagrado pelo mercado e pouca gente está a fim de pagar mais do que isso. Infelizmente.


Sim....Humberto.
Não quis dizer que bons equipamentos, fazem boas fotos.....longe disso, rs

Agora uma coisa posso te garantir......se o freela está pagando pouco, alguém está ganhando bem por isso.
Mas não vou entrar nesse mérito, senão desvirtua o tópico  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:48:12
Agora uma coisa posso te garantir......se o freela está pagando pouco, alguém está ganhando bem por isso.

Exato! E na grande maioria dos casos não são os noivos...


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2012, 19:03:42
  350,00 é a media aqui onde eu atuo, pra classe média-baixa . Comum sair com uma 50D ,lente 18-55 do kit, flash 420EX ,só isso . Entrego no máximo 700 imagens, quer coisa melhor,pague mais ! Qdo preciso terceirizar o serviço tbm pago 350,00 ( equipamento  pode ser até uma 40D ou similar da nikon) . O


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2012, 19:08:08
  só complementando, recentemente perdi um serviço pra uma agencia de publicidade porque apareci com uma 50D . Era um serviço freelance pra fotografar maquinas agricolas,ou seja, até uma rebelzinha T1 dava conta do recado . O cara disse com ar de desprezo: aí não né colega !