Autor Tópico: Filmes com iso alto 400, 800.  (Lida 6019 vezes)

jordaoabc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 15 de Outubro de 2012, 21:05:38
Sou novo no mundo da fotografia, e fiquei meio intrigado com uma coisa, pelo que ando lendo quanto menor o iso do filme mais nitida será a foto, isso significa que ela vai ser melhor? e porque os filmes com iso maior sao mais caros que os de iso 100 ja que pelo que entendi quanto menor o iso melhor a definiçao? pra qual proposito tem esses niveis de iso nos filmes?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:17:43
Fotografar com baixa luz, a velocidade dos filmes tem relação direta com sua sensibilidade! Quanto mais alto o ISO mais sensível à luz.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino


jordaoabc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2012, 22:58:30
entendi, obg pelas respostas,  mais uma duvida: se eu compro um filme com determinado ISO, independente da iluminaçao do ambiente precisa ser aquele e só alterar velocidade do obturador e abertura do diafragma ou pode ser alterado o ISO da camera tbm?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2012, 07:31:15
entendi, obg pelas respostas,  mais uma duvida: se eu compro um filme com determinado ISO, independente da iluminaçao do ambiente precisa ser aquele e só alterar velocidade do obturador e abertura do diafragma ou pode ser alterado o ISO da camera tbm?
Quando você coloca um filme na máquina, você deve manter o mesmo ISO do filme. Alterar o ISO da câmera vai alterar a sua leitura do fotometro e sua exposição vai ser errada!
« Última modificação: 16 de Outubro de 2012, 07:31:56 por rbpope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2012, 08:50:14
Jordão, o grande motivo da grande população ADORAR as cameras digitais, mesmo que de celulares, que não tem qualidade nenhuma, e mesmo que com cameras compactas com qualidade aceitável, o povo trocou e aceitou muito facilmente o digital, justamente por este motivo. ISO.

O ISO se tornou um vilão na fotografia para praticamente todo o povo, pois antes das cameras digitais, a pessoa tinha que escolher o ISO de acordo com as condições do local que pretende fotografar, e quando iamos nos hipermercados, lá tinha, iso50, iso100, iso200, iso400, iso800 até iso1600 tinha, fora a variedade de fimes diferentes para um mesmo ISO.
As pessoas ficavam paranoicas com isso, e nunca sabiam qual realmente escolher, e geralmente, pediam opiniões para fotografos, é aí que sem querer faziam errado, pois fotografos se apegam muito a detalhes, e estes sempre indicavam filmes de velocidades baixas como ISO100, e acontecia que muitas pessoas iam bater as fotos, e acabava por sair ruim, pois ISO100 é um filme bem lento, sendo ideal para ambientes claros como por exemplo praia.

O que acontece é que, o filme tem na superfície dele os Famosos Grãos.
O que são grãos?
Grão é mesmo um grão, mas bem pequenino a olho nu, são grãos de prata, e é eles que se queimam ao ficarem expostos a luz, eles mudam a tonalidade para formar a imagem.
Porque então falam que o ISO100 tem mais definição que o ISO800?
Acontece que ISO é a sigla que deram para ter uma medida de sensibilidade de luz, portanto quanto maior o número ISO, mais sensível é o filme.
Mas o que é sensibilidade?
Sensibilidade é a capacidade do filme em absorver luz em um determinado tempo, portanto se considerarmos um tempo fixo de por exemplo, 0,5s um filme ISO800 iria captar MUITO mais luz que um filme ISO100, na verdade o ISO800 capta exatamente 8 vezes mais luz que o ISO100.
O ISO1600 capta o dobro do 800, que capta o dobro do 400, que capta o dobro do 200, que capta o dobro do 100 que capta o dobro do 50.
E o que isso tem a ver com a definição?
Para definir a sensibilidade do filme, eles mudam os tamanhos dos grãos de prata, por este motivo que o filme se torna mais rápido, em contra partida o grão se torna mais aparente em ampliações.
Por isso que fotografos profissionais não gostavam muito de filmes de ISO elevados, pois em ampliações como formato A3 o grão se torna bem aparente.

E é sabendo o ISO que a camera calcula a exposição correta no fotometro, se voce colocar um filme ISO400 e colocar 200 na camera ela vai subexpor as fotos pela metade, e se setar na camera em iso800 ela vai superexpor pelo dobro.
Isso é muito usado pelos fotografos experientes, é uma técnica chamada de compensação de exposição, você altera o ISO para que a camera faça o trabalho de acordo com o resultado desejado. Por exemplo:
Você tem uma modelo e o sol está bem atrás dela, se deixar a camera fazer sozinha ela vai fazer a exposição de acordo com a luz que chega até ela, e isso vai deixar a foto com o fundo correto porém a modelo vai sair escura, quando não somente a silhueta, para expor ela corretamente sem o uso do flash, tem que ser feita a compensação, aí que é feito a correção pelo ISO, mas para isso tem que ter experiencia, para saber o QUANTO compensar.
Tem cameras modernas que tem medição de exposição pontual como opção, e nesses casos resolve tranquilamente.
Outra forma é usar a camera toda no manual, aí você faz a exposição como quiser usando o fotometro apenas como guia para se basear.
Outra situação em que a compensação se faz necessária, é quando a camera tem limitações, como por exemplo a minha Yashica, a velocidade do obturador dela só vai até 1/500, o que pode não ser tão rapido para determinada quantidade de luz, sendo necessário o fechamento da lente, para reduzir a velocidade.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2012, 08:58:05
Quando você coloca um filme na máquina, você deve manter o mesmo ISO do filme. Alterar o ISO da câmera vai alterar a sua leitura do fotometro e sua exposição vai ser errada!

Não necessariamente. Se vc pegar um filme ISO 400 e fotometrar ele INTEIRO em ISO 1600 é só comunicar o lab que o filme foi fotometrado em ISO 1600 que eles fazem as devidas alterações nos tempos de revelação.

Excelente resposta do vrsilva.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2012, 13:10:13
Não necessariamente. Se vc pegar um filme ISO 400 e fotometrar ele INTEIRO em ISO 1600 é só comunicar o lab que o filme foi fotometrado em ISO 1600 que eles fazem as devidas alterações nos tempos de revelação.

Excelente resposta do vrsilva.

Abcs
Eu só não entrei neste detalhe, pois, para quem pergunta o que é velocidade do filme, mais atrapalha do que ajuda!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2012, 20:54:36
Jordão, o grande motivo da grande população ADORAR as cameras digitais, mesmo que de celulares, que não tem qualidade nenhuma, e mesmo que com cameras compactas com qualidade aceitável, o povo trocou e aceitou muito facilmente o digital, justamente por este motivo. ISO.

O ISO se tornou um vilão na fotografia para praticamente todo o povo, pois antes das cameras digitais, a pessoa tinha que escolher o ISO de acordo com as condições do local que pretende fotografar, e quando iamos nos hipermercados, lá tinha, iso50, iso100, iso200, iso400, iso800 até iso1600 tinha, fora a variedade de fimes diferentes para um mesmo ISO.
As pessoas ficavam paranoicas com isso, e nunca sabiam qual realmente escolher, e geralmente, pediam opiniões para fotografos, é aí que sem querer faziam errado, pois fotografos se apegam muito a detalhes, e estes sempre indicavam filmes de velocidades baixas como ISO100, e acontecia que muitas pessoas iam bater as fotos, e acabava por sair ruim, pois ISO100 é um filme bem lento, sendo ideal para ambientes claros como por exemplo praia.


Verdade. Antes de entender um pouco sobre fotografia, pegava minhas compactas e 'setava' tudo para o maior ISO disponível. Achava que o ISO era relativo à qualidade da foto. :snack:

Hoje quando revejo essas fotos, vejo o quanto ficaram granuladas...  :assobi:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


jordaoabc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2012, 19:32:12
Agradeço a todos pelas respostas elucidativas, ajudou muito :worship:
Mas me peguei com outra questao, quando comprei minha k1000 usadad veio junto um flash da yashica que acopla em cima da camera e tem as regulagens do tipo deixar apontado pra cima ou pra frente ou outro angulo. Bom a pergunta é num ambiente com pouca iluminaçao a agulha do fotometro vai exigir maior abertura do diafragma e mais tempo do obturador, como faço essa compensaçao pra q as fotos saiam boas ja q nao da pra visualizar como ficou na digital e nao kero desperdiçar todo um filme. e em relaçao ao iso tem algum mais recomendado pro uso do flash? meu irmao vai noivar e kero tirar umas fotos legais pra ele e vai ser a noite em casa sob luz fluorecente, desde já agradeço a atençao de todos.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2012, 21:57:06
Não tem fórmula mágica, tem que usar lentes claras (numero f menor), baixa velocidade, e tripé.... Fotografar pessoas em movimento então...vish..
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2012, 09:01:08
Agradeço a todos pelas respostas elucidativas, ajudou muito :worship:
Mas me peguei com outra questao, quando comprei minha k1000 usadad veio junto um flash da yashica que acopla em cima da camera e tem as regulagens do tipo deixar apontado pra cima ou pra frente ou outro angulo. Bom a pergunta é num ambiente com pouca iluminaçao a agulha do fotometro vai exigir maior abertura do diafragma e mais tempo do obturador, como faço essa compensaçao pra q as fotos saiam boas ja q nao da pra visualizar como ficou na digital e nao kero desperdiçar todo um filme. e em relaçao ao iso tem algum mais recomendado pro uso do flash? meu irmao vai noivar e kero tirar umas fotos legais pra ele e vai ser a noite em casa sob luz fluorecente, desde já agradeço a atençao de todos.

Cara você já tem um flash legal, que tem esses ajustes de levantar ele ou virar para os lados, essa técnica se chama rebater o flash.
Bom, o flash seu da yashica, se for o que eu estou imaginando ele tem modo automatico, se tiver use ele, pois os flashs da yashica mesmo não sendo com leitura através da camera como as canon's e nikon's mais novas, ele tem um ótimo calculo de luz, talvez por estar rebatendo ele, você deva fazer uma compensação manual nele.
Nesse caso, é muito importante baixar o manual do seu flash, lá irá indicar como fazer e talvez até diga quanto compensar para determinada situação.
Se é ambiente com teto baixo, eu deixaria ele direto no auto mesmo.
A camera tem a posição para o uso junto de um flash, não sei como é na pentax k1000, na yashica é um modo que eles chamam de "X" que é onde o obturador fica setado para a velocidade máxima de sincronização com o flash.

Você vai fazer assim, coloca o flash no auto, atrás dele tem a indição do ISO que está usando, coloque ali o ISO equivalente do filme que estiver na máquina, setado o ISO e o flash em automatico, é só colocar a lente na abertura indicada pelo ISO, se baixar o manual vai entender direitinho.
Com a lente na abertura indicada e o flash no auto, basta colocar a camera em modo de sincronização com flash, e bater as fotos sem mexer em mais nada, falando a grosso modo. Pois se estiver muito perto das pessoas ou assunto, precisará reduzir a potencia do flash, colocando um ISO mais alto, por exemplo, se estiver usando ISO100 na maquina, basta colocar em ISO200 no flash, ou se acha que não precisa de tanto, coloca num meio termo.
Essa questão de compensação é na prática mesmo.

Mas se o flash for automatico, eu confiaria nele como primeiro teste, e até recomendo que você gaste um rolo de filme antes fazendo o uso do flash, fazendo testes e anotando o que foi feito com relação ao flash para você pegar confiança nele, se deixar para "testar" o equipamento no dia do noivado, poderá comprometer o resultado.

Espero ter ajudado...

Abraços!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


ronaldosaimi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:33:39
vrsilva obrigado pelas respostas e parabens por ter paciencia, didatica em responder de forma tao esclarecedora as duvidas. vc deveria dar cursos de fotografia.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2012, 09:01:59
vrsilva obrigado pelas respostas e parabens por ter paciencia, didatica em responder de forma tao esclarecedora as duvidas. vc deveria dar cursos de fotografia.

Eu? :shock:
Dar cursos?  :eek:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Bom, legal que te ajudei de alguma forma, todos estamos aqui para aprender... eu só gosto de passar o conhecimento para os outros, não sou dono dele, nem ninguém, toda informação deveria ser livre para o acesso de todos... Mas tem pessoas e entidades que não gostam disso, se sentem ameaçadas..
Como não ganho nada com isso e mesmo que ganhasse, eu tenho o maior prazer em partilhar...
 :ok:
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7