Autor Tópico: [DUVIDAS] WB Personalizado  (Lida 2442 vezes)

fabio4p

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • "A procura do click perfeito"
    • Fotografo Fabio Sim
Online: 22 de Maio de 2011, 21:18:04
Ola, amigos.
 Hoje fiz um batizado, configurei o WB personalizado da camera, mas percebi que as fotos estavam saindo verdes as fotos. o que sera que fiz de errado ? configurei a camera com uma folha de sulfite branca.
« Última modificação: 22 de Maio de 2011, 21:23:00 por fabio4p »
Canon T1i
Lente 18-55 mm
Lente 50 mm
Flash Canon 580 EX


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2011, 21:44:55
Fotos verdes pode ser com iluminação de luz fluorescente. Voce pode ter feito o wb com um tipo de luz e depois tirou o foto com outra luz.
O melhor seria usar RAW e corrigir depois.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


fabio4p

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • "A procura do click perfeito"
    • Fotografo Fabio Sim
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2011, 22:05:11
Fotos verdes pode ser com iluminação de luz fluorescente. Voce pode ter feito o wb com um tipo de luz e depois tirou o foto com outra luz.
O melhor seria usar RAW e corrigir depois.

Realmente quando configurei estava na luz do sol depois fui para dentro da igreja. valeu
Canon T1i
Lente 18-55 mm
Lente 50 mm
Flash Canon 580 EX


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2012, 01:19:20
O melhor seria usar RAW e corrigir depois.

Por favor.

Dúvida.

Quando fotografando em RAW, não preciso me preocupar em qual configuração de balanço de branco está ajustado na minha câmera, correto ? Por exemplo:

Se eu ajustar a câmera para sol/sobra/fluorescente/tungstênio e fotografar em RAW não irá alterar nada no balanço de branco, correto ?

Falo isso pois entendia assim, mas hoje em teste, vi que quando eu mudava a configuração as cores também mudavam.

Poderia me explicar o que acontece ?

Obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2012, 08:18:44
Por favor.

Dúvida.

Quando fotografando em RAW, não preciso me preocupar em qual configuração de balanço de branco está ajustado na minha câmera, correto ? Por exemplo:

Se eu ajustar a câmera para sol/sobra/fluorescente/tungstênio e fotografar em RAW não irá alterar nada no balanço de branco, correto ?

Falo isso pois entendia assim, mas hoje em teste, vi que quando eu mudava a configuração as cores também mudavam.

Poderia me explicar o que acontece ?

Obrigado !


O que vc vê no LCD é um preview com alguma configuração de estilo setado por vc. Então o preview pode ser qualquer coisa inclusive em relação ao WB.
Ao revelar o RAW basta vc modificar o WB ao seu bel prazer, porque a informação de WB não está "fixada" no arquivo original. É apenas uma "instrução matemática" vinculada aquele arquivo. Aberto o arquivo basta mudar essa instrução e revelá-lo com uma instrução nova. O arquivo revelado, aí sim, fixará o WB apropriado conforme vc decida e gerará um arquivo de imagem com esse WB setado.
Lembrando que RAW não é arquivo de imagem. É aquivo de informação. Toda e qualquer informação em relação às cores (e WB é temperatura de cor) pode ser modificado na revelação.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2012, 08:49:21
Mas, lembrando o seguinte: a luz do flash (branca) está na casa dos 5200k, portanto se o erro do WB do fundo for muito grotesco, onde a luz do flash não atingir pode te dar uma dorzinha de cabeça a mais na hora de corrigir o WB, mesmo que se fotografe em RAW.

O ideal mesmo seria sempre tentar equilibrar o WB com a utilização de filtros (verde para fluorescente e o laranja para tungstênio), pois isso facilitaria bastante no momento da pós.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2012, 10:18:40
O que vc vê no LCD é um preview com alguma configuração de estilo setado por vc. Então o preview pode ser qualquer coisa inclusive em relação ao WB.
Ao revelar o RAW basta vc modificar o WB ao seu bel prazer, porque a informação de WB não está "fixada" no arquivo original. É apenas uma "instrução matemática" vinculada aquele arquivo. Aberto o arquivo basta mudar essa instrução e revelá-lo com uma instrução nova. O arquivo revelado, aí sim, fixará o WB apropriado conforme vc decida e gerará um arquivo de imagem com esse WB setado.
Lembrando que RAW não é arquivo de imagem. É aquivo de informação. Toda e qualquer informação em relação às cores (e WB é temperatura de cor) pode ser modificado na revelação.

Hyde,

Bom dia !?

Quando vc fala "revelar" quer dizer importar para o LR, modificar e exportar ?

Porque eu até imaginava que ao ver no LCD, aquela imagem SIM seria uma previa do que foi ajustado por mim, como por exemplo o WB. Mas não imaginava que ao passar para o Lightroom o arquivo viria com essas informações. Na minha cabeça, eu visualizaria a imagem "sem" as predefinições da câmera.

 Conforme mudei as configurações da câmera, ao passar para o LR eu visualizei igual ao LCD.

Será que consegui explicar ?   :ok:
« Última modificação: 16 de Outubro de 2012, 10:19:13 por Luiz Amaral »
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2012, 12:25:53
O arquivo RAW é, como o Hyde já colocou, um arquivo de dados e não uma imagem propriamente dita. Estes dados são compostos, entre outros, dos dados de luminância em cada canal do sensor e outras informações como distância focal, lente utilizada e as configurações da câmera no momento do clique, sendo que grande parte delas é codificada de uma forma que apenas o fabricante conhece.

Se vc pegar um RAW .CR2 e abrir com o DPP da Canon, o programa saberá interpretar todas as informações e irá te mostrar na tela uma imagem exatamente igual (ou pelo menos muito próxima) daquela mostrada no LCD da câmera. O mesmo ocorre com os .NEF se abertos com o Capture NX da Nikon.

O LR ou qualquer outro programa de terceiros só consegue ler as informações não codificadas. O próprio demosaico do RAW é feito através de algoritmos desenvolvidos através de engenharia reversa (e por isso as vezes os softwares originais geram resultados melhores que o LR). Entretanto, algumas informações estão em aberto no RAW e o LR consegue fazer a leitura, como a abertura, velocidade e ISO utilizados, a distância focal e também os dados do balanço de branco.

Então, se vc colocar sua câmera para fotografar em P&B e colocar uma temperatura de cor de 8000K, se abrir no DPP da Canon vc terá por default uma imagem P&B, resultado do demosaico e da aplicação das configurações da câmera que ficam guardadas de forma codificada no RAW e que o DPP consegue ler, e com temperatura de cor de 8000K que é uma informação por assim dizer "pública"

Se abrir a mesma imagem no LR, terá uma imagem colorida, resultado do demosaico e da aplicação das configurações default do LR (já que ele não consegue ler as informações codificadas e não sabe que a câmera estava em P&B no momento do clique) e com temperatura de cor próxima de 8000K também, já que essa informação ele consegue ler, da mesma forma que ele consegue também saber qual a abertura, velocidade e ISO utilizados.


Ufa.. Ficou meio confuso, deve ser a hora do almoço :)

Abçs
« Última modificação: 16 de Outubro de 2012, 12:29:23 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2012, 12:34:58
O arquivo RAW é, como o Hyde já colocou, um arquivo de dados e não uma imagem propriamente dita. Estes dados são compostos, entre outros, dos dados de luminância em cada canal do sensor e outras informações como distância focal, lente utilizada e as configurações da câmera no momento do clique, sendo que grande parte delas é codificada de uma forma que apenas o fabricante conhece.

Se vc pegar um RAW .CR2 e abrir com o DPP da Canon, o programa saberá interpretar todas as informações e irá te mostrar na tela uma imagem exatamente igual (ou pelo menos muito próxima) daquela mostrada no LCD da câmera. O mesmo ocorre com os .NEF se abertos com o Capture NX da Nikon.

O LR ou qualquer outro programa de terceiros só consegue ler as informações não codificadas. O próprio demosaico do RAW é feito através de algoritmos desenvolvidos através de engenharia reversa (e por isso as vezes os softwares originais geram resultados melhores que o LR). Entretanto, algumas informações estão em aberto no RAW e o LR consegue fazer a leitura, como a abertura, velocidade e ISO utilizados, a distância focal e também os dados do balanço de branco.

Então, se vc colocar sua câmera para fotografar em P&B e colocar uma temperatura de cor de 8000K, se abrir no DPP da Canon vc terá por default uma imagem P&B, resultado do demosaico e da aplicação das configurações da câmera que ficam guardadas de forma codificada no RAW e que o DPP consegue ler, e com temperatura de cor de 8000K que é uma informação por assim dizer "pública"

Se abrir a mesma imagem no LR, terá uma imagem colorida, resultado do demosaico e da aplicação das configurações default do LR (já que ele não consegue ler as informações codificadas e não sabe que a câmera estava em P&B no momento do clique) e com temperatura de cor próxima de 8000K também, já que essa informação ele consegue ler, da mesma forma que ele consegue também saber qual a abertura, velocidade e ISO utilizados.


Ufa.. Ficou meio confuso, deve ser a hora do almoço :)

Abçs

 :ok:

Ficou claro sim !!!

Obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2012, 15:04:42
Mas, lembrando o seguinte: a luz do flash (branca) está na casa dos 5200k, portanto se o erro do WB do fundo for muito grotesco, onde a luz do flash não atingir pode te dar uma dorzinha de cabeça a mais na hora de corrigir o WB, mesmo que se fotografe em RAW.

O ideal mesmo seria sempre tentar equilibrar o WB com a utilização de filtros (verde para fluorescente e o laranja para tungstênio), pois isso facilitaria bastante no momento da pós.


e isso mesmo
cuidado que RAW nao de Deus.
luz de flash e 5500 k.
abs.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2012, 16:09:34
Isso é uma coisa curiosa... Acho que nunca vi ninguém, em nenhum evento, usar gel de correção de luz no flash, parece que uma grande parte dos fotógrafos nem sabe que isso existe. Particularmente acho terrível o alaranjado das luzes de tungstênio/incandescentes no fundo.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2012, 16:30:45
Isso é uma coisa curiosa... Acho que nunca vi ninguém, em nenhum evento, usar gel de correção de luz no flash, parece que uma grande parte dos fotógrafos nem sabe que isso existe. Particularmente acho terrível o alaranjado das luzes de tungstênio/incandescentes no fundo.

Somos 2. Uma vez cobri um casamento com um grande fotógrafo, que fazia casamentos excelentes, mas ele nem mesmo sabia o que era gel de correção...


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2012, 14:42:32
Por favor,

No ajuste de WB personalizado da câmera, eu devo fazer uma foto de referência (no caso um cartão cinza 18%) e em ajustes da câmera inserir esta foto. Depois ir nas configurações e colocar em "personalizado".

A dúvida é:

Quando capturar a foto do cartão cinza. O ajuste de WB deverá estar em qual posição ? Automático ?

Adianto e entendo que para RAW não depende do ajuste, certo ? E para Jpg ?
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral