Autor Tópico: Mais de um ponto de foco.  (Lida 6262 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 23 de Outubro de 2012, 11:21:41
Bom dia, eu comprei recentemente minha primeira DSLR uma Nikon D5100 :wub:, fiz a leitura do manual, lí a partir da página 43 sobre seleção do ponto de focagem, mas não encontrei nada que aborde sobre selecionar mais de um ponto de foco.

Por exemplo, eu queria saber como posso focar duas pessoas separadas uma no canto esquerdo e outra no canto direito e o vazio que ficar no meio do segundo plano em diante ficar em desfoque.

Isso ai seria um exemplo de selecionar dois pontos distintos de foco, tem como fazer isso? será que alguma DSLR faz?, eu realmente não sei ainda, e posso estar viajando e querendo demais das câmeras. :D
Fábio Pedro.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2012, 11:23:04
Não da pra fazer isoo :ok: O máximo que se pode fazer é usar o LiveView com identificador de rosto.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2012, 11:44:46
se for igual nas canon (deve ser) tem como ativar todos os pontos de foco ao mesmo tempo.
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2012, 11:50:38
Ou, mais simples que isso: vc coloca as duas pessoas na mesma linha (a uma mesma distância da camera) e foca uma delas. Recompoe até a outra aparecer no quadro e sua composição ficar como vc quer. A outra, consequentemente (e tudo o que estiver àquela distância) estará em foto. Antes e depois disso, nada.

http://en.wikipedia.org/wiki/Depth_of_field

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2012, 12:31:57
Fabio, sua pergunta deixa transparecer que vc é bem iniciante.

Responder a sua pergunta apenas tira uma dúvida pontual, o que aliás já foi feito, mas vc não vai entender porquê isso é assim. O bacana é vc entender como funciona todo o processo, com certeza vc irá tirar muito mais proveito e ficará ainda mais apaixonado pela sua câmera e pela fotografia.

Além do MF que tem ótimos artigos, outro lugar que vc pode ler é este aqui

http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials.htm

Estes tutoriais estão em Portugues, se não tiver dificuldades com o inglês, no mesmo site na área em "English" tem bem mais materiais.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:22:31
se for igual nas canon (deve ser) tem como ativar todos os pontos de foco ao mesmo tempo.

Pois é ! ;) e ai que tá o problema eu não sei se a Nikon não faz ou a minha Nikon não faz, valeu pela ajuda. :ok:
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:36:50
Fabio, sua pergunta deixa transparecer que vc é bem iniciante.

Responder a sua pergunta apenas tira uma dúvida pontual, o que aliás já foi feito, mas vc não vai entender porquê isso é assim. O bacana é vc entender como funciona todo o processo, com certeza vc irá tirar muito mais proveito e ficará ainda mais apaixonado pela sua câmera e pela fotografia.

Além do MF que tem ótimos artigos, outro lugar que vc pode ler é este aqui

http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials.htm

Estes tutoriais estão em Portugues, se não tiver dificuldades com o inglês, no mesmo site na área em "English" tem bem mais materiais.

Realmente sou novo em fotografia :D, mas isso que eu disse só usei como exemplo prático de como poderia fazer foco de pessoas ou objetos em posições distintas sem ter que usar a trava de focagem e refazer a composição usando um ângulo que permite enquadrar no mesmo plano ambos e o que estiver após ou antes fique fora desse ponto de focagem.
Interessante seria você poder optar por habilitar foco em mais de uma região no seu enquadramento por exemplo: habilitar 3 pontos no lado direito nos exposímetros entre os 11 que compõe a D5100. Voce teria uma área maior do lado direito com focagem sem ter que ficar refazendo o enquadramento se aproximando ou se afastando dependendo da lente que esteja usando.

Vou ler aquele link que você me passou! Obrigado! :ok:

Eu ví o link, mas isso eu já lí eu um livro que comprei, vc deve conheçer: O Novo Manual de Fotografia
de John Hedgecoe
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 15:53:41 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:39:08
Ou, mais simples que isso: vc coloca as duas pessoas na mesma linha (a uma mesma distância da camera) e foca uma delas. Recompoe até a outra aparecer no quadro e sua composição ficar como vc quer. A outra, consequentemente (e tudo o que estiver àquela distância) estará em foto. Antes e depois disso, nada.

http://en.wikipedia.org/wiki/Depth_of_field

Abcs

Eu usei esse exemplo para ver se tinha como fazer isso direto pela máquina sem ter que ficar refazendo, eu passava muito perrengue com uma superzoon da Fuji que eu tenho, mas eu conseguia fazer isso, era mais dificil, mas saia boa. Obrigado!
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:47:41
Galera obrigado pela ajuda :ok:, perguntei isso porque ainda tô conhecendo uma DSLR, eu achei que teria algo "mágico" como esse que eu disse de selecionar mais de um ponto de focagem, mas que bom que não tem porque senão tiraria um pouco mais de trabalho que o fotógrafo teria, e tiraria o prazer de aprender, já que a "máquina mágica" tá fazendo quase tudo sozinha. rsrsrsrs

Qualquer outra leitura ou sugestão, CRÍTICAS principalmente eu aceito porque tenho pouco tempo de fotografia e quero aprender bastante, e mais adiante poder passar conhecimento a frente.

Obrigado! :ok:
Fábio Pedro.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2012, 19:44:32
JEito até tem.

Você deixa selecionado todos os pontos de foco. Quando for fazer o click, a câmera foca no mais próximo e aí acaba ficando mais de um ponto de foco :ok:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2012, 22:09:05
JEito até tem.

Você deixa selecionado todos os pontos de foco. Quando for fazer o click, a câmera foca no mais próximo e aí acaba ficando mais de um ponto de foco :ok:

Abcs

Sim é verdade no modo AF-S, ele usa os 11 pontos de focagem. grato! :ok:
Fábio Pedro.