Autor Tópico: Mirrorless com viewfinder  (Lida 1839 vezes)

guti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Online: 18 de Outubro de 2012, 09:02:45
Olá pessoal!
Quanto mais leio sobre máquinas para comprar, fico mais indeciso ainda...
Já estava decidido na FZ-150... daí resolvi esperar a FZ-200...
Final de semana tirei algumas fotos com a D5100 do meu irmão e já fiquei balançado por um DSLR...
Agora comecei a cogitar ficar num meio termo e pegar uma mirrorless...
Já tirei fotos com a NEX5 e gostei bastante... mas acho mto falta de um viewfinder...
Quais seriam boas opções de mirrorless com viewfinder??
A qualidade de imagem chega perto de uma DSLR??
O custo das lentes de uma mirrorless é equivalente das DSLR??
Agradeço se puderem me ajudar...
Abraços!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2012, 09:23:32
A linha FZ não é mirrorless e sim super-zoom.

Uma boa opção de mirroless com viewfinder seria a OM-D, mas o preço é alto.

Outra opção, é comprar a Fuji X10, que tem um VF híbrido (eletronico ou não).

Acho que a NEX5 tem um EVF que pode ser compra separadamente (me corrijam se estiver errado).

Vai de vc. Quer comprar uma DSLR ou quer comprar uma mirrorless?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2012, 09:30:17
O tópico foi mudado para a sala de SLR e lentes intercambiáveis.
Talvez o nome dessa sala mude em breve, para que fique mais claro que esse será espaço tbém para as mirrorless.  :ok:
Ou se um dia for criada uma sala só para elas, a gente muda tudo pra lá.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2012, 09:37:02
Guti, muitas mirrorless tem como solução colocar na sapata um EVF( Electronic ViewFinder ) que pode ser comprado separadamente. Eu não acho prático, além de estragar o design da câmera poucos desses tem qualidade descente comparado a um viewfinder ótico. Acho que os melhores modelos com EVF(esses sim de qualidade, pelo que dizem) são a OM-D e as panasonic GH2 e GH3. Nessas ultimas aí a qualidade de imagem é igual ou até superior a muitas DSLR de entrada, as fuji X inclusive acredito que sejam as melhores no quesito ISO até...

Os preços das lentes mirrorless geralmente são um pouco mais baixos, mas também tem lentes caras como em qualquer sistema, acho que pra quem não trabalha com fotografia uma ótima opção, pra alguns tipos de trabalho os sistemas não atendem totalmente(ainda).

Qualquer dúvida é só gritar!
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 09:39:39 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2012, 11:06:54
Guti, muitas mirrorless tem como solução colocar na sapata um EVF( Electronic ViewFinder ) que pode ser comprado separadamente. Eu não acho prático, além de estragar o design da câmera poucos desses tem qualidade descente comparado a um viewfinder ótico. Acho que os melhores modelos com EVF(esses sim de qualidade, pelo que dizem) são a OM-D e as panasonic GH2 e GH3. Nessas ultimas aí a qualidade de imagem é igual ou até superior a muitas DSLR de entrada, as fuji X inclusive acredito que sejam as melhores no quesito ISO até...

Os preços das lentes mirrorless geralmente são um pouco mais baixos, mas também tem lentes caras como em qualquer sistema, acho que pra quem não trabalha com fotografia uma ótima opção, pra alguns tipos de trabalho os sistemas não atendem totalmente(ainda).

Qualquer dúvida é só gritar!

aaah, se eu pudesse... trocava tudo, tudo, hoje mesmo. Uma linda OM-D com um set de lentes semelhante ao que tenho aqui com a reflex. uma hora eu chego lá.  :D


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2012, 11:18:33
Uma dúvida minha, numa mirrorless, mesmo com visor eletrônico, não seria mais complicado um ajuste fino de foco? Elas também fecham o diafragma para verificar a profundidade de campo?


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2012, 11:56:54
Uma dúvida minha, numa mirrorless, mesmo com visor eletrônico, não seria mais complicado um ajuste fino de foco? Elas também fecham o diafragma para verificar a profundidade de campo?

Sim, seria! Tanto pelo dof mais longo (menos desfoque) quanto por não ter o pontinho de confirmação de foco no viewfinder e pela lente não ficar sempre aberta ao máximo.  Diafragma vai fechando conforme vc vai aumentando o f/stop. Eu tenho uma gh2 e acho as mirrorless uma m**** pra fotografia. Mas pra video é boazinha.

Ah, esqueceram de citar a Nikon V1!
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 11:57:19 por Checheel »


guti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2012, 21:02:42
Blz pessoal...
Estou bem na dúvida mesmo... ainda não tive a oportunidade de manusear algumas máquinas para me decidir...
Pelo que vi é mais dificil de achar para comprar as lentes das mirrorless... por isso questionei quanto ao valor...
Vou continuar pesquisando e quando me decidir por alguma posto aqui no forum.
Obrigado pelas opiniões.
Abraços.


Mceano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2012, 23:14:48
Cara, tô curtindo muito a NX10 da Samsung.
Creio que a NX11 14.6MP deva estar com um preço muito atraente pois já saiu a NX20 com 20,3MP.
Agora quanto às lentes só importando mesmo e no caso da Samsung não há um leque tão grande, mas as que estão disponíveis resolvem bem as demandas de um fotógrafo amador.