Autor Tópico: Armazenando as Fotografias  (Lida 2021 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Online: 24 de Fevereiro de 2005, 10:28:34
Olá Leo e amigos do Fórum.

Depois de uma pergunta do Tiago, fiquei em duvida de como deveria armazenar minhas fotos.

Na realidade, depois que eu comprei a 300D, eu tenho visto a necessidade de fazer pos-processo em todas as fotos.

Gostaria de saber como voces guardam suas fotos: Como saem da camera ou vocês já fazem pos processo antes de guardarem suas fotos.

Eu tenho deixado as fotos "cruas" e se houver necessidade de manipulação/impressão, aí eu faço o pos processo, senao deixo como está.

Mas também pensei: Como vou mostrar essas fotos feias para as pessoas? Talvez seria melhor fazer o pos processo básico mesmo.

O que voces acham?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 10:30:00
Eu gravo as originais e umas selecionadas já pós processadas em JPG 10%. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


deb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 10:42:42
mais perguntas.... :(
O que vcs chamam de pós-processamento? É o tópico em que os programas como o PS auto corrigem a foto?
Leo,o que seria estes "10%" ?
E alguém saberia me dizer em que tamanho é melhor salvar uma foto corrigida? (funcao SIZE : 14.4kbps a 2 Mbps).

Também uma perguntinha meio fora, mas nao vejo necessidade de abrir outro tópico: é vantagem ter um cartao de grande capacidade..512MB para cima ou ter mais de um com tamanhos menores (por seguranca).

Fernando..obrigada por sempre ajudar!!!
 
[size=8]Débora[/size]


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 10:59:24
B) Umas perguntas sobre mídia de armazenagem:
Vcs usam CD de que marca? E DVD?
Soube que a TDK fabrica um CD mais resistente próprio para armazenagem, alguém conhece?
Este é um dos pontos questionados por quem armazena negativos, a durabilidade da mídia, já que os fabricantes de CDs já não falam dos iniciais cem anos, hoje eles arriscam 5 anos para CDs e 15 anos para DVDs. Eu mesmo tenho programas originais em CD que estavam guardados e a camada prata começou a sumir de forma irregular em alguns pontos, ficando tranparente, e os CDs ficaram inutilizados (não foi nem risco ou trinca, simplesmente sumiu partes internas da mídia).
Creio que o ideal é armazenar as fotos importantes em dois Cds de marcas diferentes.
O que acham?
Bye
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2005, 11:00:08 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 11:02:29
o ideal é ir gravando ué .. antes q pegem fungo ..
aquilo é uma praga .. passa de um pro outro .. as vezes agente nem vê ... o ideal é colocar em plastico mesmo com silica gel dentro .. num estraga facil não ...

e de 2 em 2 anos ir fazendo regravações né ... prevenir é melhor ..


Morfeatire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 11:03:21
cds e dvds tem q ser armazenados da forma correta, que é sem umidade e sem altas temperaturas...

de outra forma podem criar fungos. Guardados da maneira correta, a princípio tem durabilidade indeterminada. de qualquer forma eu uso cds mídia preta e faço backups qdo qquer um deles apresenta um mínimo de deterioração...  esta semana deve chegar meu gravador de dvd.. aí ainda não pesquisei sobre mídias...
Canon Powershot G6
Mini Tripé+WT395+CF256+Bag+CA-560+objetiva Minolta Rokkor 1:1.4 (êeeee esta não vinheta)+ adaptador phayee 52mm + PL

na fila: hood de borracha, flash externo, mochila jabuti e gadgets mil

álbuns de fotos
minha galeria (desenhos)


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 11:05:27
Vamos lá Deb...

Na minha opinião (e te encorajo a acompanhar os tópicos que estamos tratando disso - no caso a mensagem do tiago sobre a Nikon 8800), é fundamental o pos processo já que as cameras possuem algo que é chamado de Low-Pass, que vai na frente da camera que deixa a imagem menos nítida, mas evita o efeito moiré

Na realizade pos-processo é o tratamento que voce dá na foto depois que ela sai da camera. Por exemplo: Corrigir nitidez, cores e brilho, além de aplicar o UnsharpMask que é uma ferramenta para recuperar o efeito que o Low-Pass dá na foto é fazer pos processo.

Como a camera nem sempre oferece a imagem sem necessidade nenhuma de fazer pos-processo, eu considero parte importante no trabalho de um fotografo digital.

10% é a taxa de compactação. Ele deixa uma baixa taxa de compactação para não perder qualidade da foto.

Na minha opinião o melhor tamanho para deixar uma foto é no seu tamanho original, para que voce possa aproveitar o máximo de resolução da sua foto caso necessite ampliá-la futuramente.

Sobre os cartões de memória, eu diria que é melhor ter 2 de 512 que 1 de 1GB. No entanto, eu acredito que isso depende muito do tamanho das imagens que sua camera gera. Se voce tem imagens de 25Mbs (RAW da S3 por ex. :) ) voce com certeza vai precisar de cartões bem maiores que 512Mb.

Mas eu acho melhor ter 2 cartões de tamanho médio do que apenas 1 de grande capacidade.

Espero poder ter ajudado!

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2005, 13:35:09 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 11:08:46
Sobre as mídias, eu acho que o mal do brasileiro é a mania de querer comprar o mais barato e não se atentar para a qualidade.
Existem mídias de excelente qualidade e existem mídias de baixa qualidade. Tem muita gente que me fala: Dr. Hank é ótimo! E eu digo: Talvez nenhum te deu problema agora, e voce nunca perdeu uma mídia, mas eu te digo, o teste é daqui 10 anos voce ver se suas midias ainda funcionam.

Eu acho que se são mídias para gravação de informações importantes, cabe uma atenção especial para a qualidade e para o armazenamento.

Agora se voce vai apenas copiar um joguinho para alguém, não se preocupe, ele não vai durar 10 anos. E com certeza daqui 10 anos, voce não vai jogar aquele jogo! :-)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 11:20:25
Só complementando com relaçào às mídias, eu realmente recomendo gravar duplicado em mídias de marcas diferentes, eu já tive problema até com mídia LG que um lote todo descascou em pouco tempo, desde então fiquei esperto com essas coisas.
Atualmente gravo sempre duplicado em mídias de marcas diferentes e estou sempre conferindo minhas fotos. :)

Só corrigindo Fernando o filtro Low Pass não tem por objetivo salvar texturas e sim evitar moiré. :)
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2005, 11:21:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.