Autor Tópico: Leica em crise financeira  (Lida 2615 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 22 de Fevereiro de 2005, 14:40:10
Leica in financial crisis


A Leica está com a corda no pescoço, ai surge a dúvida a Panasonic compra ou não compra a Leica?

O que vcs acham?
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 14:48:15
EU acho até possivel. A unica coisa é que eu acho que a Panasonic, por já estar produzindo produtos Leica, não vai ter pressa. Ela vai esperar a Leica afundar e afundar até o ponto de a própria Leica oferecer a compra para a Panasonic.

Voce não concorda, que se eles já produzem as cameras da Leica (aquela LC1 por ex.) não faz sentido comprar uma empresa em franca decadência.

Mas eu imagino, como aquela conversa do formato 3/4 que a Panasonic pode vir para esquentar o mercado de fotografia digital.
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 14:54:02
Eu acho que eles compram pq a Leica é uma parceira estratégica muito importante para eles se manterem no mercado, imagine se uma concorrente compra a Leica ou que a Leica Quebre... Eu se fosse concorrente e tivesse capital eu já estaria de olho. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 14:57:48
Bom, isso é verdade também. Mas eu acredito que a Leica já tenha alguma parceria com a Panasonic (principalmente com a questão da linha de produção), e isso dá uma certa ligação entre elas.

Mas eu concordo. Se a Panasonic comprasse a Leica e colocasse no mercado uma nova linha de produtos com a marca Leica, de boa qualidade, é possivel que ela emplacaria! :-)
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 20:36:10
Pessoal,

Acho que o grande desafio de uma empresa como a Leica é o de renovar-se sem perder o glamour. Aliás este apelo é o que mantem as vendas de um equipamento que custa até o dobro do que os concorrentes mas que eu (na minha humilde opinião) não vejo apresentar o dobro de desempenho.

Acho que os concorrentes da Leica conseguiram atingir níveis de desempenho até superiores em determinados equipamentos/lentes e por isso a Leica enfrenta dificuldades financeiras. Por que comprar uma Leica R9 por $2500 (só o corpo) quando uma Canon 1V ou uma Nikon F5 está na faixa dos $1700?

Só o glamour justifica esta diferença. E o problema é que a competitividade da atividade dos fotógrafos não permite mais compras pelo glamour.

Além disso uma empresa como a Leica não consegue sobreviver só com amadores endinheirados que gostam de exibir suas cameras série M ou R.

Portanto se a Panasonic vier a comprar a Leica terá um grande desafio para manter essa linha de cameras caras e sofisticadas e ao mesmo tempo melhorar o desempenho no mercado. Será que alguém compraria uma Leica com menos sofisticação e direcionada a mercados mais populares? Será que a marca sobreviveria a isso?

Abs,

Rigoberto


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 20:38:47
A Panasonic/Matsushita é uma das maiores e mais competentes fabricantes de eletrônicos do mundo, e na área fotográfica tem feito um trabalho coerente, nada a impede de alcançar vôos mais altos se absorver a Leica de vez... Fora que a própria Leica tem a ganhar e muito com isso, vamos enfrentar a realidade, hoje em dia o mercado de digitais é muito rápido e voraz. É triste ver a que ponto chegou a Leica, mas ela tem chances boas de dar a volta por cima. E vá lá, dessa fusão resultará um fabricante que produz o hardware, o sensor e a lente, e todos de qualidade! Isso não pode ser ruim, é mais concorrência com potencial pra abalar o mercado :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 20:58:19
Concordo com vc Georges, acredito que uma compra da Leica seria algo mais como uma compra de Know How e de uma empresa com boa sinergia (tanto que já compartilham áreas comuns) do que uma compra de uma marca propriamente dita.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2005, 20:58:53 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 01:51:31
B) Acho que caso a Matsushita compre a Leica ela não irá manter a linha 35mm, já que é ela que está em queda em todo mundo e deve estar jogando a Leica no fosso. A Leica de filme vai virar peça de coleção mesmo. O primeiro sintoma da dificuldade tem sido o lançamento do back de 10 Mp que vem sendo constantemente adiado. Talvez este back mantenha os corpos R operando por algum tempo até a completa substituição por novos corpos totalmente digitais. A qualidade das objetivas Leica é inegável (as objetivas vendem os corpos) e as digitais também precisam de ótica de qualidade. Quem comprar a Leica ganha todo know-how de décadas e uma fama que até os leigos conhecem. A Panasonic usa objetivas Leica em filmadoras e cameras digitais e os testes confirmam a superioridade ótica sem um custo tão elevado. Aí tá o segredo do sucesso, usar o know-how para alcançar ótima qualidade sem prejudicar a relação custo/benefício, até pq com digital não precisa fabricar um corpo que dure 50 anos e custe os olhos da cara, como as Leica 35mm, já que a tecnologia voa e torna tudo obsoleto em no máximo 5 anos.
Uma Panasonic 3/4 com sensor de 8Mp de última geração (sem ruído a ISO 400), estrutura splash proof , com objetiva (fixa tipo 828)Leica 24-135 2.8 (35mm equiv.) com estabilizador, flash embutido com boa potência (ex. 5m/5.6/ISO200)custando até mesmo uns US$ 1500 me deixaria satisfeito e acho que a grande maioria dos fotógrafos.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 07:50:20
o mais legal se a panasonic e leica virassem uma empresa somente, digo na linha das cameras digitais, seria bom demais, até por causa da evolução das maquinas e pra cutucar outros fabricantes tb ...

vamu rezar pra baixar os preços tb .. heeh


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 10:50:40
Zeiss uma câmera como essa que vc falou não sairia por menos de US$ 2500,00 :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 11:19:30
Citar
Uma Panasonic 3/4 com sensor de 8Mp de última geração (sem ruído a ISO 400), estrutura splash proof , com objetiva (fixa tipo 828)Leica 24-135 2.8 (35mm equiv.) com estabilizador, flash embutido com boa potência (ex. 5m/5.6/ISO200)custando até mesmo uns US$ 1500 me deixaria satisfeito e acho que a grande maioria dos fotógrafos.
 
Zeiss, só a lente da tal camera sairia 1.500 dolares! :-)
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 11:13:58
B) Ah pessoal, mas que seria uma jóia, isso seria...
Pode ser que no futuro...alguém da Panasonic/Leica conheça nosso site e venha se aconselhar conosco......não custa sonhar...
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE