Questões técnicas, acho que poderia recuar 2/3 EV pra reduzir aquele estouro no superior direito/cabelo que chama muita atenção. Ainda no mesmo lugar sinto falta de contraste...
De resto ta perfeito como sempre né Spider, composição, modelo, locação...
Parabéns
Carlos, voce tocou numa questão de extrema importância na obtenção de bons resultados: a fotometria.
Veja bem, é inviável eu comprometer a fotometria de toda a cena por causa de alguns pontos "problemáticos". Em casos como esse, o sol "bate"de maneira heterogênea por toda a foto. Em alguns pontos as altas luzes vão lá em cima, em outros, um pouco menos. Essa variação é importantíssima para a estética final da foto. São essas diferentes intensidades de luz que oferecem contraste e noção de profundidade à cena. No então, se eu fotometrar pontualmente a parte estourada, eu vou comprometer todo o restante da cena por causa disso. Depois fica inviável recuperar as baixas luzes sem gerar ruido e ao mesmo tempo obter essa noção de volume. Portanto, o que eu costumo fazer nesse tipo de cena é fotometrar aquilo que realmente importa, ou seja, neste caso o rosto da pequena modelo. Eu posso até subexpor um pouco, como o fiz, para evitar o excesso de luz no restante da cena pois, apesar da modelo ser o elemento principal, se eu não cuidar bem do fundo não há foto. Bem, seguido a isso, eu elimino os pontos queimado com o carimbo no photoshop. Em fotos de natureza, com padrões repetitivos, isso se torna uma tarefa bastante fácil e rápida. Normalmente eu costumo eliminar somente aqueles pontos que realmente incomodam. As altas luzes acentuadas mas não queimadas eu mantenho.
Normalmente esse processo se dá muito quando tiro em fotos contra-luz e quero aproveitar ao máximo esse efeito da luz do sol.
Mais especificamente em relação a esse foto, eu eliminei alguns poucos pontos queimados que me incomodavam no primeiro plano. Esse processo se torna um pouco mais dificil e demorado quando os montos queimados estão sobre ou muito próximos ao modelo. Aqui neste caso, o sol batendo no cabelo foi intencional. Isso não quer dizer que tenha dado certo. Para dar totalmente certo, é importante que voce esteja abaixo ou na mesma linha da modelo e que o sol esteja batendo na parte de trás do cabelo, como aconteceu nessa segunda foto aqui, veja:
http://img15.hostingpics.net/pics/735111YellowII.jpgVoltando à primeira foto do tópico, eu fiz a tomada de cima pois eu havia tentado uma da mesma altura em que o enquadramento não tinha me agradado totalmente. Nesse caso, há somente duas alternativas, a de posicionar a modelo totalmente na sombra ou ter uma trabalheira pra maquiar esse estouro na pós, como eu fiz nessa foto aqui:
http://www.flickr.com/photos/62584672@N04/7030732513/in/photostream/lightbox/Nessa foto, eu reconstituí parte do pelo do cachorro que estourou com o sol. Assim como algumas zonas queimadas na foto.
Enfim, as vezes a gente tem que pensar se o "erro" incomoda a gente tanto assim e se vale a pena o trabalho. No caso da foto do cachorro eu achei que valia, no caso desta foto eu achei que não valia.