Questões técnicas, acho que poderia recuar 2/3 EV pra reduzir aquele estouro no superior direito/cabelo que chama muita atenção. Ainda no mesmo lugar sinto falta de contraste...
De resto ta perfeito como sempre né Spider, composição, modelo, locação...
Parabéns ![Riso :D](http://www.mundofotografico.com.br/forum/Smileys/mf/bigs.gif)
Carlos, voce tocou numa questão de extrema importância na obtenção de bons resultados: a fotometria.
Veja bem, é inviável eu comprometer a fotometria de toda a cena por causa de alguns pontos "problemáticos". Em casos como esse, o sol "bate"de maneira heterogênea por toda a foto. Em alguns pontos as altas luzes vão lá em cima, em outros, um pouco menos. Essa variação é importantíssima para a estética final da foto. São essas diferentes intensidades de luz que oferecem contraste e noção de profundidade à cena. No então, se eu fotometrar pontualmente a parte estourada, eu vou comprometer todo o restante da cena por causa disso. Depois fica inviável recuperar as baixas luzes sem gerar ruido e ao mesmo tempo obter essa noção de volume. Portanto, o que eu costumo fazer nesse tipo de cena é fotometrar aquilo que realmente importa, ou seja, neste caso o rosto da pequena modelo. Eu posso até subexpor um pouco, como o fiz, para evitar o excesso de luz no restante da cena pois, apesar da modelo ser o elemento principal, se eu não cuidar bem do fundo não há foto. Bem, seguido a isso, eu elimino os pontos queimado com o carimbo no photoshop. Em fotos de natureza, com padrões repetitivos, isso se torna uma tarefa bastante fácil e rápida. Normalmente eu costumo eliminar somente aqueles pontos que realmente incomodam. As altas luzes acentuadas mas não queimadas eu mantenho.
Normalmente esse processo se dá muito quando tiro em fotos contra-luz e quero aproveitar ao máximo esse efeito da luz do sol.
Mais especificamente em relação a esse foto, eu eliminei alguns poucos pontos queimados que me incomodavam no primeiro plano. Esse processo se torna um pouco mais dificil e demorado quando os montos queimados estão sobre ou muito próximos ao modelo. Aqui neste caso, o sol batendo no cabelo foi intencional. Isso não quer dizer que tenha dado certo. Para dar totalmente certo, é importante que voce esteja abaixo ou na mesma linha da modelo e que o sol esteja batendo na parte de trás do cabelo, como aconteceu nessa segunda foto aqui, veja:
http://img15.hostingpics.net/pics/735111YellowII.jpgVoltando à primeira foto do tópico, eu fiz a tomada de cima pois eu havia tentado uma da mesma altura em que o enquadramento não tinha me agradado totalmente. Nesse caso, há somente duas alternativas, a de posicionar a modelo totalmente na sombra ou ter uma trabalheira pra maquiar esse estouro na pós, como eu fiz nessa foto aqui:
http://www.flickr.com/photos/62584672@N04/7030732513/in/photostream/lightbox/Nessa foto, eu reconstituí parte do pelo do cachorro que estourou com o sol. Assim como algumas zonas queimadas na foto.
Enfim, as vezes a gente tem que pensar se o "erro" incomoda a gente tanto assim e se vale a pena o trabalho. No caso da foto do cachorro eu achei que valia, no caso desta foto eu achei que não valia.
![Ok! :ok:](http://www.mundofotografico.com.br/forum/Smileys/mf/ok.gif)