Autor Tópico: Foto tradicional  (Lida 2921 vezes)

Zurcoten

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.153
  • Sexo: Masculino
  • A VIDA É IMAGEM CONSTANTE.
    • http://www.flickr.com/photos/zurcoten
Online: 22 de Maio de 2006, 09:57:35
Pessoal, estava sábado numa roda e surgiu a seguinte discussão:
A revelação de fotos a partir de negativos tem qualidade superior a digital, por isso os fotógrafos profissionais preferem essa modalidade.
O que vocês acham? Isso procede, ou é a mesma discussão s/ a qualidade do Cd e do disco de vinil? Alguns aficcionados pelo vinil acham esse tem mais qualidade e por aí vai...
Abração :denken:  
ZURCOTEN[/size][/font]


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2006, 10:55:10
Zurcoten, eu pessoalmente discordo disso, hoje em dia a grande maioria dos profissionais está trabalhando com digitais, até pq torna o fluxoi de trabalho mais rápido.

Não vejo grandes vantagens de um processo em relação ao outro que no se refere a qualidade.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2006, 11:28:01
Citar
Pessoal, estava sábado numa roda e surgiu a seguinte discussão:
A revelação de fotos a partir de negativos tem qualidade superior a digital, por isso os fotógrafos profissionais preferem essa modalidade.
O que vocês acham? Isso procede, ou é a mesma discussão s/ a qualidade do Cd e do disco de vinil? Alguns aficcionados pelo vinil acham esse tem mais qualidade e por aí vai...
Abração :denken:
Acho que isso depende da finalidade da fotografia...penso que há aplicações, onde o filme acaba sendo mais eficaz em termos de resultado que o digital, mas é difícil fazer comparações, depende o negativo utilizado, da câmera digital utilizada... :denken:  :denken:  
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2006, 11:53:30
É isso mesmo, depende da finalidade.
Hoje já se consegue resolução praticamente igual em filme ou digital , mas se fôr para imprimir em tamanhos maiores, o filme ainda vale mais a pena. Tb as digitais de alta resolução, como a Hasselblad 39MP, ainda são lentas no registro, portanto ainda ficam mais para o mercado de produto. Massss, isso é uma questão de tempo. Logo logo vamos ter resultados iguais para os dois tipos de foto, inclusive entre os papéis e os efeitos que se faz em revelação química e digital.
Abs!
GuiGui


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2006, 14:37:43
Aqui mesmo tem vários tópicos com esta questão filme x digital.

É uma briga dura, mais ou menos como Canon x Nikon, Sol e Lua, Inter e Grêmio, etc etc etc.

Depende de vários fatores. E só quem sabe exatamente este fatores é que pode decidir com clareza.


 
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2006, 14:55:45
Ocasionalmente faço fotografias de quadros (pinturas), papéis (desenhos), jóais, pratas, etc. para expertises ou para laudos de seguradoras.
Os clientes, geralmente, do exterior EXIGEM cromos!!!!
Isto não impede que eu envie, também, alguns arquivos digitais de detalhes, mas, sempre algum destes detalhes tornar-se do interesse deles tenho que produzir os
cromos de cada um.
AluiZio -


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2006, 18:18:00
Citar
Ocasionalmente faço fotografias de quadros (pinturas), papéis (desenhos), jóais, pratas, etc. para expertises ou para laudos de seguradoras.
Os clientes, geralmente, do exterior EXIGEM cromos!!!!
Isto não impede que eu envie, também, alguns arquivos digitais de detalhes, mas, sempre algum destes detalhes tornar-se do interesse deles tenho que produzir os
cromos de cada um.
Mas pq então está se desfazando do material analógico, colega?  :mellow:




Primeiro, não creio que a maioria dos profissionais prefira usar película. Tá todo mundo (ou quase) indo pra digital. Se muitos ainda usam filme, creio que a maioria é porque não conseguiu grana pra investir numa digital de alto nivel.

Cada um tem seua prós. Não creio que se consiga estabelecer que um é melhor.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2006, 18:47:44
Citar
Primeiro, não creio que a maioria dos profissionais prefira usar película. Tá todo mundo (ou quase) indo pra digital. Se muitos ainda usam filme, creio que a maioria é porque não conseguiu grana pra investir numa digital de alto nivel.
Então eu estou indo contra a maré... Estou de volta aos Provias e Velvias a toda e a Rebel tá no canto encostada.

Eu prefiro o filme 9999999999999999999999999x mais que o digital mas, acaba sendo questão de gosto.
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2006, 18:54:37
Citar
Primeiro, não creio que a maioria dos profissionais prefira usar película. Tá todo mundo (ou quase) indo pra digital. Se muitos ainda usam filme, creio que a maioria é porque não conseguiu grana pra investir numa digital de alto nivel.

Cada um tem seua prós. Não creio que se consiga estabelecer que um é melhor.
Discordo em relação a razão pela qual muitos profissionais ainda trabalham com película. Conheço e já ví trabalhos de excelentes fotógrafos de eventos que simplesmente não vêem necessidade de migrar para digital, para não fazê-lo por puro marketing. Trabalham e produzem muito bem com filme, com resultados mais que satisfatórios e equipamentos de última linha.
 
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2006, 20:25:42
Amm.. Ok. Mas acho que não fui bem claro. Não quis dizer que os fotógrafos estão preferindo digital por causa da qualidade. O que acho é que a maioria prefere pela questão prática, uma escolha que (infelizmente) nem sempre pode se basear muito no gosto. Os que conheço que usam filme, querem mudar pra digital, e ainda não fizeram por questões financeiras. Mas isso em nenhum caso significa abandonar o filme, afinal nada no mundo digital tem o charme dos grãos né.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2006, 20:39:00
é tudo uma questão de oportunidade e necessidade.

Digital é mais barata a longo prazo, pq vc nãogasta tantoem filme e revelação e acaba podendo conferir mais rapidamente o trabalho que vc fez.

pra 35 mm manda muito bem o digital, faz exatamente a mesma coisa

Se vc tiver que usar médio formato, vai pro filme.

Eu particularmente acho mais fácil fotografar no filme (tirando cromo, que pra mim dá o mesmo trabalho que digital na fotometria). Só que esperar a revelação as vezes enche o saco.

se o seu cliente exige, faça o que ele te pede, sem problema algum.

Agora se é diversão, ai o pensamento é outro, não existe relação de preço, qualidade de imagem ou qualquer outra coisa, só o prazer pessoal, tem gente que adora bater a foto em um filme pb e depois fazer a sua revelação em casa, pra que um cara desse vai ter digital? Tem os que querem as fotos na hora, esse não pode ter filme, é apenas a busca do prazer pessoal, basta lembrar que ambos são fotografia
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2006, 20:41:35
Tem outras razões mais específicas, para ainda existirem os pros de filme...
Fotografia de arquitetura, por, ex. precisa de uma 4X5 ou maior, ainda não tem digital que corrija as linhas de um edifício como uma tradicional formato grande.
 


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2006, 21:33:00
Citar
é tudo uma questão de oportunidade e necessidade.

Digital é mais barata a longo prazo, pq vc nãogasta tantoem filme e revelação e acaba podendo conferir mais rapidamente o trabalho que vc fez.

pra 35 mm manda muito bem o digital, faz exatamente a mesma coisa

Se vc tiver que usar médio formato, vai pro filme.

Eu particularmente acho mais fácil fotografar no filme (tirando cromo, que pra mim dá o mesmo trabalho que digital na fotometria). Só que esperar a revelação as vezes enche o saco.

se o seu cliente exige, faça o que ele te pede, sem problema algum.

Agora se é diversão, ai o pensamento é outro, não existe relação de preço, qualidade de imagem ou qualquer outra coisa, só o prazer pessoal, tem gente que adora bater a foto em um filme pb e depois fazer a sua revelação em casa, pra que um cara desse vai ter digital? Tem os que querem as fotos na hora, esse não pode ter filme, é apenas a busca do prazer pessoal, basta lembrar que ambos são fotografia
E tem os que adoram conviver com digital e analógico!!! ;)   :bye1:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2006, 21:35:32
Citar
Citar
é tudo uma questão de oportunidade e necessidade.

Digital é mais barata a longo prazo, pq vc nãogasta tantoem filme e revelação e acaba podendo conferir mais rapidamente o trabalho que vc fez.

pra 35 mm manda muito bem o digital, faz exatamente a mesma coisa

Se vc tiver que usar médio formato, vai pro filme.

Eu particularmente acho mais fácil fotografar no filme (tirando cromo, que pra mim dá o mesmo trabalho que digital na fotometria). Só que esperar a revelação as vezes enche o saco.

se o seu cliente exige, faça o que ele te pede, sem problema algum.

Agora se é diversão, ai o pensamento é outro, não existe relação de preço, qualidade de imagem ou qualquer outra coisa, só o prazer pessoal, tem gente que adora bater a foto em um filme pb e depois fazer a sua revelação em casa, pra que um cara desse vai ter digital? Tem os que querem as fotos na hora, esse não pode ter filme, é apenas a busca do prazer pessoal, basta lembrar que ambos são fotografia
E tem os que adoram conviver com digital e analógico!!! ;)   :bye1:
Olha um aqui que usa os 2 sistemas.  :bye1:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2006, 21:44:42
eu tb uso os dois sistemas... (o de filme tá abandonado, mas ainda funciona...rs)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron