Autor Tópico: Fotógrafo de books - O que é necessário?  (Lida 2198 vezes)

kaicaude

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Online: 21 de Outubro de 2012, 20:05:10
Pessoal, não sabia em qual seção postar isso.

Minha T4i chega no final do ano e estou planejando começar um pequeno negócio de fotografar books. Porém eu não sei o que é necessário para começar...

Talvez um estúdio? Postes de iluminação?

Dá pra fazer books apenas com a câmera e uma boa lente?

Agradeço desde já.


SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2012, 21:02:23
 Ao amigo kaicaude :ok:

  Bem vindo e que tenha muito sucesso nesta nova " empreitada" como photografo voltado para de books....  :clap:

  Se me permite alguns conselhos, para um iniciante neste campo de trabalho, reuna alguma "virtudes" pessoais que tenho certeza que as possui :

  ........ Paciência : Seu equipamento anda não chegou , e quando isto acontecer .... estude ..... (principalmente o manual) para entende-lo melhor .....só ai vão uns bons meses ......

  ........ Conhecimento: .......Adquira ....... nada de sair ai comprando tochas, sombrinhas, hazes ,.... e tudo mais só porque ouviu falar que é bom possuir.... nada disto .... novamente estude, principalmente sobre ... ILUMINAÇÃO .... quem tem algum conhecimento sobre este assunto está com tudo pra ser um Photografo de mão cheia ( Livros, fóruns, visitas a estúdios, ....)

  ........ "Click" centenas de milhares de photos antes, sempre com olhar critico e relacionando alguma técnica que pode ser aplicada e melhorada .....

  ........ Antes de comprar qualquer equipamento, invista o "suado R$" em cursos ( presencial ou via web) alem de conhecimento especifico você também faz valiosos contatos. Aqui um outro detalhe importante, não só cursos relacionados a fotografia mas também relacionado a gestão de negócios (Inicie pelo SEBRAE, é muito bom) e obtenção de recursos (Estatal e privado) para montar seu negócio.

  ....... E por último e não menos importante ............. novamente ................. PACIÊNCIA  e DETERMINAÇÂO (principalmente quanto a gastos).

  A medida que for evoluindo ( E tenha certeza que muitos neste Forum ... silenciosamente .... torcem pelo seu sucesso)  você posta aqui todas assuas dúvidas e incertezas quanto a sua nova profissão .....

   Grande Abraço ....... ;)
 


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2012, 21:04:53
Estudo, estudo, estudo, estudo....

Depois disso: prática, prática, prática...

Depois: mais estudo, estudo estudo e estudo...

Aí vc pega isso tudo e pratica mais um pouco.

Depois investe em alguns equipamentos que achar necessário que vai encontrar nesse tempo de estudo e começa a colocar em prática tudo o que aprendeu.

Muita gente pensa que fotógrafo profissional (leia-se quem ganha dinheiro com isso) é só pegar a camera e sair fotografando.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:04:19
Uma câmera (corpo+lente), um computador com acesso a internet. Apenas isso e vai fundo.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


kaicaude

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:28:31
Pessoal, valeu. Gostei das dicas mais comedidas e acho que prefiro ir devagar e estudar muito, com muita paciência.

Valeu! Continuo navegando aqui pelo fórum para aprender mais com vocês!

Por sinal, tenho percebido que as pessoas são muito solidárias e simpáticas no meio da fotografia. Algo que me animou bastante, muita gente dando boas e certeiras dicas.

Muito obrigado, pessoal.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2012, 09:52:39
Outra coisa importante também, é que irá lidar com pessoas em estúdio, geralmente modelos femininas, a presença de uma outra mulher, deixa elas mais a vontade, pois se ficar só ela e o fotografo, numa sala sozinhos, pode constrangir a modelo um pouco, pode parecer besteira, mas tem gente que nem aceita a serviço, então é importante a presença de uma mulher junto no trabalho, para conversar com ela, até para produzir ela, dirigir a modelo, assim você fica até mais centrado na fotografia em sí.
Lembre-se que por trás de todo homem de sucesso há uma grande mulher... se tiver esposa, noiva ou namorada peça para ela fazer parte desse trabalho se possível.

Equipamento, todos aqui sabem, que ajudam e muito para fazer os trabalhos, mas não é uma coisa determinante, ou limitadora, o limite é sua criatividade, eu gosto muito do canal do youtube do DigitalRevTV, o chines doidão lá, pega uns profissionais que usam cameras topo de linha, e da nas mãos deles, cameras compactas, e BEM limitadas, porém os caras fazem trabalhos fenomenais, MESMO com essas cameras.
Um dos que eu mais gostei, foi um fotografo de estúdio que usa umas básicas Hasselblad's, o cara fez fotos com a compacta igual ele faz com a Hassel, CLARO, que a qualidade da imagem gerada pela compacta não se compara com a Hassel que é médio formato, porém a qualidade da FOTO que é gerada PELO FOTOGRAFO, esta não é afetada pelo equipamento inferior. Pois ele soube trabalhar com o limite do equipamento.

Então, já tem uma camera bacana para inicio do aprendizado, até lá, é como já disseram, vá estudando e aprendendo fotografia, e não só isso, ver revistas de modelos, coisas artisticas, quadros, passar horas na internet pesquisando a respeito... tudo isso... fazer cursos em fim...
Nesse meio tempo, tu pode comprar uma lente para uso em estúdio, e ir praticando.
Não sou a pessoa mais indicada para falar a respeito, tudo que disse aqui, é com base no que eu leio e aprendo na própria internet, e o que eu aprendo aqui com os colegas do fórum mesmo, é na tentativa e erro, porém não tenho compromisso profissional com a fotografia, por isso eu posso errar e aprender sempre com o erro... profissionalmente já não é possivel isso...

Boa sorte meu amigo... E bons estudos!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2012, 09:32:07
também tenho interesse nessa área, mas não pretendo abrir um estudio inicialmente...
acredito que dê para começar utilizando locações externas

comprei também uma T4i mês passado, e nesse final de semana vou fazer meu primeiro curso  :)

sábado e domingo, das 9 da manhã até as 7 da noite.
no sábado é voltado a "Introdução a Fotografia" e domingo é específico de "Book", com os seguintes tópicos:

Sábado:
- História da Fotografia.
- Equipamento Fotográfico (Analógico e Digital).
- Fotometragem e Balanço do Branco.
- Manuseio do Flash e tipos de Objetivas.
- Composição e Enquadramento.
- Prática em estúdio e externa.
- Análise do material produzido

Domingo:
- Origem do Retrato.
- O Estúdio e seus elementos.
- Compondo a luz. Natural e Artificial.
- Direção de Modelos – Pré-Produção e Ensaio.
- Tomadas em estúdio e Externa.
- Ensaio com modelo /Agência.
- Análise do material produzido.

sei que tem cursos mais completos, mas pra iniciar acho que foi um bom custo x beneficio, paguei 199 pelos dois dias
aos poucos vou aprofundando mais......
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 09:33:32 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8