Autor Tópico: Número de fotos  (Lida 2266 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Online: 21 de Outubro de 2012, 23:05:54
Apesar de cláusula contratual e conversa anterior, muitos clientes pedem mais fotos que o combinado. Mesmo não tendo razão, esses clientes não lembram, ou não querem lembrar, do que foi  combinado. Acaba sendo uma situação um pouco problemática pois somos sempre nós que saímos perdendo caso tenhamos que desagradá-los. Isso me faz pensar seriamente em mudar o meu modelo de cobrança. Talvez cobrar um valor por foto comprada, não sei.

Não quero adotar a pratica de mandar todas as fotos do ensaio para a seleção do cliente. Creio que as fotos boas acabam se perdendo no meio das ruins. No entanto, começo a compreender esse tipo de prática aqui no Brasil. É muito mais desgastante lutar contra o mercado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2012, 00:40:11
Já pensou na possibilidade de cobrar pelas fotos extras?
Tipo: no contrato tá estabelecido o número total de fotos... se o cliente quiser mais fotos do que o que foi estabelecido, vc estipula um valor para cada foto a mais que o cliente quiser.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2012, 00:44:10
Adote um modelo misto...
Faça a SUA pré-seleção, trate genericamente (nitidez, contraste, saturação) apenas para a apreciação do cliente.
Ou...

Continue fazendo inicialmente o que sempre fez. Depois, se o cliente pedir mais fotos, mostre as possíveis com o tratamento genérico. Depois dê o tratamento definitivo e inclua o acrescimo de preço, referente a elas. Assim, o cliente só vai ver fotos boas e excelentes, sem ter acesso ás fotos que vc repute ruim ou medianas..
Aqui na minha cabeça, foto ruim não deve ser mostrada ao cliente. E se ele quiser algo a mais do que o combinado inicialmente, deve pagar a mais por isso. Assim, se teu preço por foto inicialmente foi de R$15,00 e o cliente escolheu mais 20 posteriormente, deve pagar R$20,00 por cada foto e não os R$15,00 iniciais. Aqui na minha cabeça...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2012, 00:50:48
Já pensou na possibilidade de cobrar pelas fotos extras?
Tipo: no contrato tá estabelecido o número total de fotos... se o cliente quiser mais fotos do que o que foi estabelecido, vc estipula um valor para cada foto a mais que o cliente quiser.
Já pensei sim, Ária. O problema é que normalmente as pessoas não querem comprar mas apenas "ver". Teve uma vez que resolvi mostrar todas as fotos do ensaio e no final o escolhido foi quase que exatamente igual a minha seleção.
Teve uma vez também que resolvi mostrar em pequeno tamanho (acho que 300 x 450) mais fotos que o combinado, tipo o dobro, pois achei que o ensaio tinha ficado excelente. Como as fotos já haviam sido todas editadas e o trabalho todo feito, resolvi cobrar um valor bem pequeno por cada foto adicional. Com isso a cliente escolheu 2 fotos a mais do que o combinado e perguntou se a gente nao podia dar essas duas já que eram apenas duas a mais.  :doh:
Se eu tivesse cobrado um preço alto por essas fotos adicionais o pedido não seria feito, creio eu.
O negócio é bem complicado. O mercado está acostumado a entregar TODAS as fotos do ensaio pro cliente escolher. Não são todos os clientes que fazem dessa forma mas uma parte deles sim.

Aí eu até pensei em vender foto a foto. Colocar um numero minimo de fotos a serem compradas e talvez resolvesse meu problema. Aí eu trataria umas 40 fotos, por exemplo, contando que cliente compraria a metade, mais ou menos. Mas aí ele ia querer ver todas as fotos do mesmo jeito pra ter certeza de que as melhores estão ali.

Enfim, essa é uma parte muito dificil de lidar.  :(
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2012, 00:54:25
Adote um modelo misto...
Faça a SUA pré-seleção, trate genericamente (nitidez, contraste, saturação) apenas para a apreciação do cliente.
Ou...

Continue fazendo inicialmente o que sempre fez. Depois, se o cliente pedir mais fotos, mostre as possíveis com o tratamento genérico. Depois dê o tratamento definitivo e inclua o acrescimo de preço, referente a elas. Assim, o cliente só vai ver fotos boas e excelentes, sem ter acesso ás fotos que vc repute ruim ou medianas..
Aqui na minha cabeça, foto ruim não deve ser mostrada ao cliente. E se ele quiser algo a mais do que o combinado inicialmente, deve pagar a mais por isso. Assim, se teu preço por foto inicialmente foi de R$15,00 e o cliente escolheu mais 20 posteriormente, deve pagar R$20,00 por cada foto e não os R$15,00 iniciais. Aqui na minha cabeça...rs
Hyde, como eu vou cobrar somente para o cliente ver uma foto e saber se quer? Na verdade ele não quer comprar foto a mais, na maioria das vezes. Ele só quer substituir uma por outra. As pessoas costumam ter um valor na cabeça e não pretendem exceder esse valor. É aí que voce vê que não oferece poucas fotos. Se oferecesse 5, 10, as pessoas provavelmente iam querer mais, mas 60, 80, só é pouco quando não se deve pagar nenhum excedente por isso. Quando tem de pagar algo a mais, aquele numero se torna o suficiente. Não é o caso de todos os clientes, é claro. Tem alguns que já pagam por um numero maior de fotos antes mesmo da realização do ensaio.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2012, 00:57:29 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2012, 01:08:37
Difícil, difícil mesmo...

Tenho uma sugestão... bobinha mesmo... mas vou falar... vai que, né...

De repente vc poderia incluir uma outra etapa no seu trabalho. Essa etapa seria posterior ao ensaio e ao tratamento das fotos. Seria uma etapa de montagem do álbum pelo cliente. Nessa etapa vc mostraria mais fotos para que eles pudessem escolher aquelas que consideram melhores, considerando um limite de fotos ainda. E acho que vc poderia cobrar a mais por essa etapa sim. Acho que seria uma questão de explicar para os clientes que está sendo cobrado uma valor a mais por isso porque vc dispensou mais tempo e dedicação no tratamento de todas as fotos e, na verdade, estarão dando mais atenção aos clientes. Quem quisesse esse tratamento mais vip pagaria a mais e quem não quisesse, ficaria com as fotos selecionadas por vcs mesmo.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2012, 01:19:34
Difícil, difícil mesmo...

Tenho uma sugestão... bobinha mesmo... mas vou falar... vai que, né...

De repente vc poderia incluir uma outra etapa no seu trabalho. Essa etapa seria posterior ao ensaio e ao tratamento das fotos. Seria uma etapa de montagem do álbum pelo cliente. Nessa etapa vc mostraria mais fotos para que eles pudessem escolher aquelas que consideram melhores, considerando um limite de fotos ainda. E acho que vc poderia cobrar a mais por essa etapa sim. Acho que seria uma questão de explicar para os clientes que está sendo cobrado uma valor a mais por isso porque vc dispensou mais tempo e dedicação no tratamento de todas as fotos e, na verdade, estarão dando mais atenção aos clientes. Quem quisesse esse tratamento mais vip pagaria a mais e quem não quisesse, ficaria com as fotos selecionadas por vcs mesmo.
Ichi, sei não hein. Normalmente, quando se pede pra pagar algo a mais.  :assobi:
Eu creio que tudo é uma questão de cabeça, Ária. Tem gente que sabe que se ele recebe 80 fotos, provavelmente vai gostar de algumas e de outras não. É normal isso. Não quer dizer que voce vá gostar absolutamente de todas. Isso é muito dificil. Ainda mais quando se trata de fotos de si própria. É normal não gostarmos de nós em algumas fotos. Não estamos acostumados a nos ver em diferentes angulos. O problema começa quando há clientes que pensam que tem que gostar de todas as fotos e se não gostou de alguma tem o direito de olhar outras pra trocar, entende? Normalmente, quando é algum aniversário, por exemplo, e a pessoas menciona algo bem específico, do tipo...voce tem aí mais fotos com a minha tia? E quando eu mandei apenas uma ou nenhuma com essa tia...não vejo problema nenhum em mandar mais. Mas quando a pessoa praticamente "exige" ver  mais fotos ou todas as fotos do ensaio, a coisa começa a mudar de figura. Estou começando a crer que o melhor caminho é negar. Uns vão gostar e outros não e a vida segue.  :ponder:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2012, 01:41:28
Então... acho que a solução é negar mesmo. :D
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2012, 01:52:02

Bom, eu já passei por esse questionamento. Eu vejo duas maneiras:

1) A mais simples: você combinar um numero x de fotos e entregar esses x de acordo com o seu critério de escolha. Ponto final.

2) Estipular um número de fotos mínimas e as demais fotos serem cobradas à parte.

Nesse caso, você tem que pesar se a etapa de tratamento te consome muito pq pode ser que você passe horas tratando fotos que não irão ser vendidas. Ou então você  mostraria sem tratamento mesmo, fazendo uma pré-seleção (nunca se deve mostar o bruto para o cliente pq as fotos ruins devem ser guardadas a sete chaves :D  ).

Você escreveu:  "Como as fotos já haviam sido todas editadas e o trabalho todo feito, resolvi cobrar um valor bem pequeno por cada foto adicional. Com isso a cliente escolheu 2 fotos a mais do que o combinado e perguntou se a gente nao podia dar essas duas já que eram apenas duas a mais. "

Isso é foda. Você dá a mão e querem o braço, o corpo todo. Nunca podemos ser bonzinho nesses assuntos. Você pode ter pensado "Não custava nada, já tive o trabalho, ia ficar no meu computador sem destino".
Lembre-se que um dono de armazém nunca doa os produtos que não consegue vender, mesmo que eles aprodeçam lá. Alguns até queimam. E ele faz por uma razão muito simples: preservar o seu négócio.
Temos que ser duros. A vida é dura..hehe.
abraços
   


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2012, 02:06:28
Bom, eu já passei por esse questionamento. Eu vejo duas maneiras:

1) A mais simples: você combinar um numero x de fotos e entregar esses x de acordo com o seu critério de escolha. Ponto final.

2) Estipular um número de fotos mínimas e as demais fotos serem cobradas à parte.

Nesse caso, você tem que pesar se a etapa de tratamento te consome muito pq pode ser que você passe horas tratando fotos que não irão ser vendidas. Ou então você  mostraria sem tratamento mesmo, fazendo uma pré-seleção (nunca se deve mostar o bruto para o cliente pq as fotos ruins devem ser guardadas a sete chaves :D  ).

Você escreveu:  "Como as fotos já haviam sido todas editadas e o trabalho todo feito, resolvi cobrar um valor bem pequeno por cada foto adicional. Com isso a cliente escolheu 2 fotos a mais do que o combinado e perguntou se a gente nao podia dar essas duas já que eram apenas duas a mais. "

Isso é foda. Você dá a mão e querem o braço, o corpo todo. Nunca podemos ser bonzinho nesses assuntos. Você pode ter pensado "Não custava nada, já tive o trabalho, ia ficar no meu computador sem destino".
Lembre-se que um dono de armazém nunca doa os produtos que não consegue vender, mesmo que eles aprodeçam lá. Alguns até queimam. E ele faz por uma razão muito simples: preservar o seu négócio.
Temos que ser duros. A vida é dura..hehe.
abraços
 
:clap:
Deu pra ver que voce já teve esse tipo de problema.
Eu já imaginava que a solução seria essa. Só não gosto de ser duro, sabe? :)
Em relação a tentativa de venda barata...bem, acho que nao me expressei muito bem. Comparado com o que se vende por aí nao foi muito baratinho não. Mas acho que pelo menos uns 50% abaixo do preço real. Mas mesmo assim concordo com voce, Bantunes. Foi um erro e não quero repeti-lo.  :doh:

Acho que por enquanto vou escolher a opção 1 e ponto final. A vida é dura...  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2012, 02:44:55
:clap:
Deu pra ver que voce já teve esse tipo de problema.
Eu já imaginava que a solução seria essa. Só não gosto de ser duro, sabe? :)
Em relação a tentativa de venda barata...bem, acho que nao me expressei muito bem. Comparado com o que se vende por aí nao foi muito baratinho não. Mas acho que pelo menos uns 50% abaixo do preço real. Mas mesmo assim concordo com voce, Bantunes. Foi um erro e não quero repeti-lo.  :doh:

Acho que por enquanto vou escolher a opção 1 e ponto final. A vida é dura...  :D

Erramos todos. É dificil mesmo saber ser duro e ao mesmo tempo cativar o cliente, ser amável. deixa-lo satisfeito. É uma arte que aprendemos com o tempo (espero eu...rs). 


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2012, 11:56:28


Se você combinou, em contrato, entregar 10 fotos. Faça uma seleção de 30 fotos, dividido em 2 partes, 20 fotos que vão mostrar para ele e outras 10 que vai ficar guardado sem que o cliente saiba. Se ele te pedir mais fotos, você tem, cobre um valor proporcional ao valor do contrato. Se ele não te pedir, pegue uma ou duas e Dê, como brinde.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2012, 12:09:58

Se você combinou, em contrato, entregar 10 fotos. Faça uma seleção de 30 fotos, dividido em 2 partes, 20 fotos que vão mostrar para ele e outras 10 que vai ficar guardado sem que o cliente saiba. Se ele te pedir mais fotos, você tem, cobre um valor proporcional ao valor do contrato. Se ele não te pedir, pegue uma ou duas e Dê, como brinde.

Penso mais ou menos assim... incluindo a primeira questão da postagem anterior... "x" pelo pacote + "x" por foto adicional.
Mas pra bater o martelo nisso antes é preciso saber como você vende seus serviços? Pacote / foto / saída, etc... o que vc oferece hoje aos clientes?
Abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2012, 12:38:31
Habitualmente se vende por sessao de estudio
voce entrega 50 para escolher 10 combinadas, o resto aparte, x por foto.
abs.


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #14 Online: 24 de Outubro de 2012, 02:10:27
Spider, quando mando o orçamento para o meu cliente dou a opçao dos pacotes e abaixo os extras, como fotos extras e horas adicionais!
Sempre a foto extra é mais caro do que esta no pacote!
Ja houve situações de alterar o pacote para a pessoa nao precisar comprar tantas fotos extras.
Faço sempre uma pré seleçao e dou uma editada basica, cores, exposiçao, contrastes...
Comigo tem dado certo dessa forma!!

 :ok: