Autor Tópico: Filmes, onde guardar?  (Lida 16364 vezes)

mvafer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #15 Online: 27 de Novembro de 2010, 03:03:02
Me senti humilhado pela caixinha de filmes !!!!!
 :clap:  :wub:
Canon 5D / Grip / Canon 430ex / Canon 50mm 1.8 / Canon 85mm 1.8 / Canon 70-210mm F4 / Helios 50mm 1.8 M6 / Pentacom 50mm 1.8 / canon Eos 5


PauloMRadicchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 29 de Novembro de 2010, 12:02:33
O esquema é não moscar para não revelar mussarela e comer filme com pão... hahahahaha (não resisti)


pedrotolfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2011, 03:53:57
melhor lugar é dentro de uma tap-on-air e dentro da geladeira (não do freezer), isso se for pra guardar um bom tempo, agora se for guardar pouco tempo o melhor pode deixar sem por na geladeira mesmo, deixando num local fresco e ventilado
Pedro Tolfo - Fotógrafo
11-82783067


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2012, 21:03:22
Alguém saberia me dizer qual é a temperatura ideal?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2012, 21:06:32
Me ocorreu uma coisa maluca agora. Acho que uma estufa elétrica de vinho, essas que deixam o vinho a 17ºC , que tem portinha de vidro, são o armário ideal para eles. hahahahaha


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2012, 21:14:22
Alguém saberia me dizer qual é a temperatura ideal?

Pelo que eu entendi o mais gelado possível  :hysterical: :hysterical:

Mas e depois de revelados? Onde guardar pra conservar as fotos tiradas caso queira escanear de novo?
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2012, 21:22:13
Pelo que eu entendi o mais gelado possível  :hysterical: :hysterical:

Mas e depois de revelados? Onde guardar pra conservar as fotos tiradas caso queira escanear de novo?

Nem tanto. Qualquer componente químico tem sua transformação retardada por temperaturas mais frias, mas é preciso ter muito cuidado com os efeitos da condensação que acontece quando você tira o filme da geladeira. Para isso o filme deverá ser acondicionado em uma emabalagem hermeticamente fechada que só deve ser aberta após ele voltar a temperatura ambiente, como a caixinha plástica do filme. Abrir antes disso seria como mergulhar o filme na água.
Um ambiente frio, mas não necessariamente gelado já serve.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 21:28:20 por Carcarah »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2012, 21:37:40
Nem tanto. Qualquer componente químico tem sua transformação retardada por temperaturas mais frias, mas é preciso ter muito cuidado com os efeitos da condensação que acontece quando você tira o filme da geladeira. Para isso o filme deverá ser acondicionado em uma emabalagem hermeticamente fechada que só deve ser aberta após ele voltar a temperatura ambiente, como a caixinha plástica do filme. Abrir antes disso seria como mergulhar o filme na água.
Um ambiente frio, mas não necessariamente gelado já serve.

Exatamente!
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2012, 11:25:34
Pelo que eu entendi o mais gelado possível  :hysterical: :hysterical:

Mas e depois de revelados? Onde guardar pra conservar as fotos tiradas caso queira escanear de novo?

Realmente é o mais frio possível. Mas não precisa de neura. Só vale a pena isso se vai guardar filme por um bom tempo antes de usar. Se compra um filme pra usar mês que vem não tem necessidade nenhuma guardar em geladeira.

Os negativos é bom guardar no printifile.... http://www.printfile.com/

Vou transcrever um trecho do livro RevelaçAo em Preto e Branco de Millard W. L. Schisler

"É muito benéfica a armazenagem de filmes em geladeiras ou freezers, mas existe uma controvérsia quanto à estagnação do seu envelhecimento nesses ambientes. Segundo a Kodak não se deve esperar nesse tipo de armazenamento uma solução para estender a vida do filme além da data de vencimento contida na embalagem. Já Grant Haist diz que: "Para períodos de guarda excessiva, é preferível um freezer com temperaturas abaixo de -10ºC. Sob temperaturas iguais ou menores que essas, o envelhecimento do filme é interrompido, uma vez que o calor é o fator principal da deterioração: o envelhecimento volta à sua taxa normal quando o filme é devolvido a temperaturas normais". Por outro lado, a radiação natural (raios gama e raios cósmicos) afetará qualquer emulsão, principalmente as mais sensíveis, produzindo velamento, como já dissemos, apesar da embalagem e da temperatura. Esse é um fator importante que contra indica a armazenagem prolongada para emulsões fotográficas. Como parâmetro para estocagem de filmes não expostos podemos utilizar a tabela da Kodak:

Período de estocagem/ temperatura abaixo de:  2meses/24ºC , 6meses/16ºC , 12meses/10ºC

É importante lembrar que, quando o filme é retirado da geladeira ou do freezer, não deve ser utilizado até que atinja o equilíbrio com a temperatura ambiental, para evitar que a umidade do ar se condense em gotículas na superície da base ou na emulsão do filme."


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 29 de Outubro de 2012, 10:00:33
Lembrando que, se guardar em geladeira/congelador um filme novo, a ser queimado, é importante tirá-lo da geladeira com, pelo menos, 2h antes e do congelador, 24h antes.

Após revelados, os filmes podem ser guardados em printfiles como disse o Luciano protegidos do calor excessivo.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM