Autor Tópico: distorções com compacta super-zoom  (Lida 2929 vezes)

Franciele Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Online: 23 de Outubro de 2012, 06:03:42
Adquiri uma nova compacta, a canon sx150. Fiquei assustada quando comparei as fotos que tirei com ela com minha antiga sony s600. Imaginei que a canon fosse oferecer imagens bem melhores. Porém, as da sony estão superiores. Será isso mesmo ou eu que não estou sabendo manuseá-la? Estou com medo de ter jogado 500 reais fora :doh:
Notei também com a sx150, distorções consideráveis de proporção na fisionomia do rosto em fotos 'porta-retrato'. Isso ocorre por conta da distância focal, por ser uma super-zoom? Tem como corrigir esse efeito?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2012, 08:19:27
Franciele, de 6 para 14 megapixels, mais do que dobra a resolução, hehe. E qto mais megapixels, mais se declina a qualidade de imagem, infelizmente. Mas as pessoas adoram números. Acham que muito megapixel e muito zoom, é sinônimo de qualidade, por isso os fabricantes investem massivamente nisso. E vc está comprovando que a coisa não é bem assim.
Quanto ao zoom, perde-se luz, e sim, a qualidade tbém declina qdo se usa o zoom todo de uma câmera. Isso acontece até mesmo com as câmeras reflex, com lentes tele. Obviamente o problema acontece em menor escala, às vezes imperceptível para olhos menos exigentes. Mas acontece.
Quanto às distorções, não entendi direito. Usando a câmera na sua distância focal de 28mm, há distorção, isso é típico de grandes angulares. Será que poderia colocar uma foto aí pra eu entender do que vc está falando?


Franciele Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2012, 08:52:09
Então, Helena...
Mesmo se eu não usar o zoom a qualidade da imagem de uma câmera super-zoom pode ser considerada inferior a de uma câmera com o mesmo sensor e a mesma quantidade de mega pixels, só por ter uma lente super-zoom? Se eu optasse por outra (ainda está dentro do prazo de sete dias para desistir da compra) com 4x ou 5x de zoom eu teria mais chances de obter mais qualidade (mesmo que seja pouca a mais)? Porque eu estou realmente insatisfeita com a qualidade da sx150. Talvez optaria por uma panasonic fh4...
Sobre a distorção... eu achei, em fotos porta-retrato, que ela aumenta algumas partes do rosto como nariz e olhos deixando um pouco desproporcional e não condizente com o que é na realidade.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 08:56:58 por Franciele Ribeiro »


Franciele Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2012, 09:21:39
Hoje, na verdade, é o último dia para desistência de compra por arrependimento. Eu estou tentadíssima a tentar cancelar a compra... mas se for pra continuar na mesma, com as mesmas características que eu citei que não gostei porque achei diferente do que eu estava acostumada com a s600, aí fico mais conformada. rs  :no:

Arrependimento total de não ter investido na panasonic zs8 que indicaram aqui. Ela tem aspherical lens, que corrige a distorção. Será que teria melhor desempenho nesse aspecto?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2012, 09:44:07
é, é uma decisão complicada mesmo... eu não conheço a SX150, então não tenho o que avaliar. Só sei que se ela realmente compartilha o mesmo sensor da SX30, não é de se espantar que não seja das melhores. eu tive pouco contato com a SX30 da canon, e achei bem fraquinha, a câmera...


Franciele Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2012, 10:44:19
Eu também tô achando bem fraquinha a sx150... Não adianta ter mais recursos com qualidade de imagem inferior. Alguém me dá mais dicas se vou estar ou não fazendo besteira em devolvê-la pra pegar outra compacta?  :(

Tô quase decidindo por devolver mesmo. Alguém já fez esse procedimento de devolução em compras pela internet em lojas oficiais?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2012, 13:25:30
Eu também tô achando bem fraquinha a sx150... Não adianta ter mais recursos com qualidade de imagem inferior. Alguém me dá mais dicas se vou estar ou não fazendo besteira em devolvê-la pra pegar outra compacta?  :(

Tô quase decidindo por devolver mesmo. Alguém já fez esse procedimento de devolução em compras pela internet em lojas oficiais?

é o tipo de decisão que cabe a vc. Não podemos interferir nisso.  :ok:


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2012, 14:18:41
Pra fazer uma brincadeira (falta do que fazer rsrs) vou colocar umas fotos pra perceber a distorção da Canon sx130 is a lente dela vai de 5mm a 60mm, comparando com uma lente 50mm fixa que se assemelha razoavelmente bem ao ângulo de visão dos nossos olhos (aqui num sensor aps-c (então considere o crop na imagem, repito que é só uma brincadera)

tentei manter o enquadramento mais ou menos o mesmo em todas as fotos (a distorção dificulta pacas)

sx130 em 5mm  (sem zoom)


lente canon 50mm fixa em camera com sensor aps-c


sx130 31mm (metade do zoom)


sx130 60mm (zoom todo)


há de se considerar que a compacta tem correção de distorção
o rosto do pateta tem 15cm da testa ao queixo (o meu tem 20cm por exemplo)
desconsidere cores, nitidez etc, me importei apenas com o enquadramento e distância focal (zoom) em cada foto (acho que tremi a mão com a lente fixa :/   

conclusão: o pateta que eu tô olhando aqui tem um rosto que fica mais ou menos entre os 5mm da sx130 e os 50mm da lente fixa, a sx130 entre 31mm e 60mm achata o rosto do boneco, deixa ele mais cheinho.
Nenhuma delas é extremamente fiel ao que eu vejo com meus olhos ; )


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:01:44
Então, Helena...
Mesmo se eu não usar o zoom a qualidade da imagem de uma câmera super-zoom pode ser considerada inferior a de uma câmera com o mesmo sensor e a mesma quantidade de mega pixels, só por ter uma lente super-zoom? Se eu optasse por outra (ainda está dentro do prazo de sete dias para desistir da compra) com 4x ou 5x de zoom eu teria mais chances de obter mais qualidade (mesmo que seja pouca a mais)? Porque eu estou realmente insatisfeita com a qualidade da sx150. Talvez optaria por uma panasonic fh4...
Sobre a distorção... eu achei, em fotos porta-retrato, que ela aumenta algumas partes do rosto como nariz e olhos deixando um pouco desproporcional e não condizente com o que é na realidade.


Há alguns aspectos importantes a serem levados em conta e um deles é o uso de controles manuais. A princípio, lendo o que você postou me passa a impressão de que você usa a câmera no automático, logo você não está usando os recursos a mais que ela oferece. Já foi explicado também o que a alta resolução causa nas fotos, citando o exemplo da comparação entre 6 e 14 megapixels e mesmo assim você sugere trocar por outro modelo de iguais 14 megapixels. Para retratos, quanto menos zoom usar, quanto maior for o ângulo, mais distorções surgem nos rostos e isso é com qualquer câmera, sem exceção, esse fenômeno é inevitável. Para retratos você deve se afastar da pessoa e usar o que chamamos de distância focal normal, em torno de 50mm, o que seria cerca de 2x de zoom na SX150.

Então, algumas perguntas que podem te ajudar nessa decisão: você usa os controles manuais ou usa só no automático? Entende que se trocar por outra câmera de 14mp mas com menos zoom, pouca coisa irá mudar? Já parou pra pensar que, por se tratar de uma câmera com controles manuais, você passou muito pouco tempo com ela para desistir e trocar por outra, que você pode explorar muito mais e conseguir melhores resultados?
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Franciele Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2012, 00:14:21
Já solicitei o cancelamento, já é meio caminho andado.

Eu sei, Helena, entendo a posição de vcs em não querer se comprometer com uma decisão que deve ser só minha, é claro. Mas só queria sanar algumas dúvidas para não ter arrependimento maior no caso de eu cancelar mesmo a compra ou não cancelar. E eu estou em uma dúvida terrível.

Leo... se isso realmente não tem jeito com compactas é uma desilusão a menos pra mim. rs

Foto Fácil, eu cogitei a possibilidade de trocar por outra com menos zoom, achando que a lente super-zoom talvez interferisse quanto a distorção.
Arrependimento eterno de não ter seguido sua dica para optar pela zs8 (pode brigar comigo), pois acabo de ver que não tem mais estoque dela. Como eu tenho sorte  :aua:
Os fatores que citei no começo foram os que mais me incomodaram; mas também tem o fato de ela(zs8) ser menor que a sx150, e talvez me ofereceria qualidade que imagem melhor sem as aberrações cromáticas que também notei na sx150.


« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 00:15:40 por Franciele Ribeiro »


Franciele Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2012, 00:32:44
Não tive tempo de testar mais afundo, e deletei a maioria das imagens, mas essa acho que mostra bem o caso de aberração cromática e distorção, meus olhos não são tão grandes assim, e a pele também não é rosada desse jeito. Só não lembro se estava no manual, apesar de que foto de si mesma seria impossível. rs
Cortei à direita para disfarçar a bagunça. rs

comprimento focal: 7,55mm abertura:f/4 exposição: 1/50seg


esses outros três exemplos são no modo manual. O qual eu arrisquei, não tenho prática nenhuma, só teórica.


comprimento focal: 5 mm abertura:f/3,4 exposição: 1/80seg


comprimento focal: 13,08mm abertura:f/4,5 exposição: 1/40seg


comprimento focal: 6,74mm abertura:f3,5 exposição: 1/15seg
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 00:57:02 por Franciele Ribeiro »


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2012, 11:30:23
As aberrações cromáticas são causadas por um sensor de baixo rendimento como esse da SX150, não tem muito como fugir disso com ela e as alterações no rosto são realmente por causa da grande angular. A Sony S600 é de uma época em que era raro as compactas terem grande-angular, ela já iniciava em 31mm enquanto a SX150 inicia em 28mm, parece pouco mas dá uma diferença grande quando se fotografa o rosto de tão perto. Deixando a câmera mais longe e usando um pouco de zoom se resolveria isso mas como já cancelou a compra fique sabendo que, hoje em dia, as câmeras possuem um ângulo até mais largo de 24mm o que vai aumentar ainda mais essas distorções se fotografar rostos de perto. Mas agora já sabe o que fazer.  :ok:
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2012, 14:27:21
Sem ver as fotos em tamanho real, fica um pouco complicado avaliar. Mas me parece que estão confundindo aberração cromática com simples distorção de cores.

Aqui um rápido exemplo de aberração cromática:

Chromatic Aberration por Reini68, no Flickr

Como se pode ver, a aberração cromática manifesta-se como manchas de cor em áreas com alto contraste da foto, sendo muito facilmente vistas, como no exemplo acima, em galhos de árvores visualizados contra um céu claro.

Já o fato de a câmera não registrar as cores que vemos como "reais", na esmagadora maioria dos casos não é um defeito, mas sim característica do conjunto sensor/lentes, que pode ser perfeitamente corrigida nas configurações da câmera ou na pós-edição.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 14:28:06 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Outubro de 2012, 22:12:30
Não tive tempo de testar mais afundo, e deletei a maioria das imagens, mas essa acho que mostra bem o caso de aberração cromática e distorção, meus olhos não são tão grandes assim, e a pele também não é rosada desse jeito.

pelo que você falou o "problema" é a distorção, só que isso não é defeito, ter uma grande angular na câmera pode ser muito útil se você quer enquadrar todo mundo numa foto ou registrar uma paisagem. Distorção em grande angular é característica. Todas fazem isso.

a vantagem dessa câmera é justamente ter os 5mm(grande angular) e ter um comprimento ideal pra fotografar um retrato. Observa que dá pra se ter um efeito de distorção com a compacta, muito parecido com uma lentre própria pra retratos (a 50mm) nos exemplos que eu coloquei dá pra ver o boneco com o rosto muito parecido na foto com a lente 50mm e os 31mm da câmera compacta.

Quanto às cores, basta mudar o balanço de brancos e escolher um mais adequado à cena.