Autor Tópico: Agora é oficial ! Kodak abandona o mercado de fotografia  (Lida 3795 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2012, 19:16:53
Saiu uma reportagem na Fortune que a Apple e o Google estão interessadas em comprar as patentes da Kodak - acho que a esperança de poder continuar a contar com o material analógico da kodak foi para o espaço!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:02:54
Eu não me surpreenderia se os chineses assumissem essa fatia de mercado, afinal, muitos aqui já compram seus filmes pela internet (porque não os químicos e papéis também ?).
Para os chineses, havendo demanda eles produzem qualquer coisa.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:03:04
Mas aí tem um problema. Por esse preço é o que se entrega hoje como escaneamento.

Pra fazer um scan decente, dígno de ser chamado de profissional, algo que REALMENTE tenha qualidade, quanto tempo se leva pra escanear cada frame? E um rolo inteiro?

Pra quem faz escaneamento HOME MADE, e quer qualidade!, sabe muito bem do que estou falando. Não estou mencionando a dificuldade do trabalho, porque esta pode até não ser assim tão grande, mas o quanto rende essa labuta no fim do dia. Isto é, quantos filmes se consegue escanear numa jornada inteira de trabalho e qual a remuneração que essa atividade proporciona.

A se pensar, não?!

Braga, o problema do escaneamento em casa é o tempo que leva mesmo, porque qualidade é fácil de se conseguir, ao menos com um scanner dedicado tipo o Coolscan V. Mando ele escanear em TIFF 14-bit por canal no Nikon Scan e sai uma beleza. O problema é que demooooora... cerca de 1min45s a 2min30 por pose.

Porém, acredito que o escaneamento de minilab, bem configuradinho, seja bem mais rápido. Lembro que quando eu mandava escanear em minilab, às vezes a qualidade ficava ótima, porém com menor latitude em relação ao Coolscan, mas ficava com aquele contraste bonito, sem estouros gritantes de altas luzes. A resolução era baixa, 3 a 6MP na época. Em outros laboratórios da mesma rede, às vezes o jpg ficava com artefatos de compressão muito gritantes, superprocessamento. Ou seja, parece-me que tem a mão do operador aí. Inclusive o tempo de CPU para dar aquele softening e a compressão do JPEG nas fotos é mais nocivo do que deixar o JPG sair quase sem compressão e sem suavização/tratamento de ruído.

Por sorte, em 2006 larguei a vida de estagiário e o meu primeiro décimo terceiro eu torrei no Nikon Coolscan, comprado na Consigo. Me dei de natal. Foi um investimento alto, mas que já se pagou. Porém, eu era meio geek de fotografia, acho que os usuários de saboneteira poderiam ter sido melhor tratados pelos laboratórios, com oferta de produtos e serviços decentes, antenados na era digital, na internet. Faltou esse tino comercial tanto da Kodak quanto de seus franqueados.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 14:34:34 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:07:33
Saiu uma reportagem na Fortune que a Apple e o Google estão interessadas em comprar as patentes da Kodak - acho que a esperança de poder continuar a contar com o material analógico da kodak foi para o espaço!

Se a Apple lançasse um iRoll ou a Google lançasse um gRoll full frame para usarmos nas nossas câmeras analógicas, eu pagaria o preço de uma 5D para ter isso (mas me avisem com antecedência para eu já ir economizando :P). Imaginem poder usar o celular Android ou o iPhone como live view da SLR analógica através do modo bulb. Ou visualizar a imagem instantaneamente na tela do celular (eu tenho um Galaxy Note que tem uma tela maior que qualquer DSLR, seria ótimo), compartilhar na mesma hora no Facebook.

#sonho

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:09:47
Eu não me surpreenderia se os chineses assumissem essa fatia de mercado, afinal, muitos aqui já compram seus filmes pela internet (porque não os químicos e papéis também ?).
Para os chineses, havendo demanda eles produzem qualquer coisa.

fcsergio, é possível. As válvulas Sovtek são produzidas até hoje (na Ucrânia ou em um país da ex-URSS se não me engano) graças à demanda por amplificadores valvulados para guitarra. O filme deve permanecer, mas vamos ter um ou dois fornecedores no máximo. E teremos de revelar colorido em casa.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS