Autor Tópico: Canon 50mm F1.8 II  (Lida 30407 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #15 Online: 26 de Outubro de 2012, 10:20:48
Sobre a lente, acho que o pessoal já falou tudo aí em cima. Só uma ressalva no que diz respeito à nitidez, realmente ela não é totalmente nítida em f/1.8, mas esta é uma lente que foi criada pensando-se em retratos, e várias lentes de retratos não são nítidas em abertura máxima. Uma característica muito bem vinda na época do filme, onde não existiam as máscaras e a suavização de pele do PS.

Interessante esse comentário.. não tinha pensado por essa possibilidade..

muito bom a idéia dos reviews de usuários aqui. Vou se acho algo feito com essa lente pra postar.

Já tive 2 dessas lentes. A primeira bati num encosto de cadeira e quebrou, com conserto sendo inviável pelo preço. Depois dessa quebra comprei outra mas sempre fiquei meio ressabiado porque achei que quebrou muito fácil já que a pancada não foi forte. Acabei juntando uma grana, vendendo a minha e comprando a f/1.4.

Mesmo assim acho que é a primeira lente de grande abertura que todo mundo que tá começando PRECISA ter!
« Última modificação: 26 de Outubro de 2012, 10:23:06 por Luciano.Queiroz »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2012, 01:23:56
Luciano, engraçado, a minha 50tinha tbm ja caiu da cama e deu mó barulhão, mas não aconteceu nada, nem uma marquinha de sequer pra contar a história, acho que é um pouco de sorte também né... Mesmo assim, a construção dela realmente é frágil, quando você pega parece que vai quebrar rsrs
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2012, 09:56:16
Luciano, engraçado, a minha 50tinha tbm ja caiu da cama e deu mó barulhão, mas não aconteceu nada, nem uma marquinha de sequer pra contar a história, acho que é um pouco de sorte também né... Mesmo assim, a construção dela realmente é frágil, quando você pega parece que vai quebrar rsrs

a minha bateu a frente num encosto de cadeira.. acho que foi o jeito que pegou mesmo porque a pancada nem foi forte assim.. quebrou o anel de foco e pulou o elemento frontal pro chão, quebrando uns escaixes minúsculos de plástico dentro dela.... na época essa lente custava uns 350,00..  A Namba pediu 220,00 pra conserto. Preferi inteirar o dinheiro e comprar nova de novo..

Mas fiquei impressionado com uma coisa, a resistência do acabamento do vidro, ou coating. Como tava perdida aqui, andei batendo uma faca de serrra e chaves do carro no vidro dela justamente pra testar se riscava fácil... cheguei pegar o vidro frontal e jogar no chão com força! E NÃO consegui um arranhão como queria ver... por isso que não acredito muito em excesso de preocupação e colocar filtro UV pra proteger.. pelo que vi aqui nesssa "brincadeira" é muito resistente no uso comum. Não tem nada de frágil como o senso comum sugere. Se uma lente dessa foi muito resistente a riscos, imagina uma lente melhor.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 09:58:19 por Luciano.Queiroz »


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2012, 15:21:02
Apenas para registrar o elogio, gostei muito das fotos do Yamassaki mas a do Paulo arrebentou. (talvez pq eu adore still).

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2012, 15:32:11
Essa realmente é uma objetivazinha especial, mas confesso que nunca gostei do ângulo de visão em cropadas. Já tive 2 dessas mas passei pra frente em pouco tempo. Mas cada vez que vejo fotos feitas com ela eu fico impressionado com a qualidade de imagem dela!

Pena o motor de AF ser tão fraquinho e barulhento, dificulta usar para trabalhos...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2012, 20:23:45
deixar meus 2 centavos.
também comprei uma 50mm e agora não sai mais da minha câmera.
Estou fazendo curso de fotografia e na minha turma tem bastante 18-55, 18-135, 18-200 e a "baratinha" dá um banho de qualidade.
realmente ótimo custo benefício

minha singela contribuição


Mauro Luis da Cunha Machado

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2012, 22:13:28
 Uma da 50tinha em uma trilha, ótima lente.


Mauro Luis da Cunha Machado

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2012, 22:14:35
A foto  :assobi:



paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2012, 20:33:22
Eu sei que li em algum lugar sobre a melhor faixa de abertura da 50mm para se obter a melhor nitidez da lente.

Legal se alguém conseguisse fazer um teste com a câmera no tripé, algum objeto com contrastes de cores e detalhes.

Usando a câmera no modo PRIORIDADE ABERTURA e mantendo a câmera e o objeto na mesma posição e condição de luz, ir clicando em diferentes aberturas p/ posteriormente comparar a nitidez em cada configuração.

 :ok:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 28 de Outubro de 2012, 20:56:35
O Ken Rockwell já fez essa comparação, veja:




De f/1.8 até f/4
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #25 Online: 28 de Outubro de 2012, 21:01:55
legal Dimi, mas aí a intenção era mostrar o desfoque do fundo..

eu pensei em enfatizar a nitidez de algum objeto.

 :ok:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2012, 03:37:19
Fiz um teste por aqui, do qual disponibilizo os arquivos para visualização. São crops em 100% da área central da foto, correspondente a apenas 6% da area total.

http://www.4shared.com/zip/vRI2Y3Nu/Canon_50mm_f18_II_-_Nitidez.html - 6.9MB

Na área analisada, a abertura de maior nitidez geral foi f/8. Tecnicamente, em f/11 ela fica ainda mais nítida, mas apenas em uma área muito pequena no centro da lente.

Os reviews afirmam que  "sweet spot" da nifty fifty está em f/5.6, e talvez esteja, se considerarmos uma área maior.

Como fotografei apenas uma caixinha de filme 35mm, não há nada fora da zona central da imagem para observar, de forma que ainda hoje refarei o teste com algum objeto mais conveniente. Mas já adianto que  "zipão" com as imagens em tamanho normal fica com algo em torno de 56MB ;)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


rbjordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • Canon EOS 5D Mark III
Resposta #27 Online: 31 de Outubro de 2012, 20:43:59
A idéia vai ser levada adiante? Com efeito, no pouco tempo que tenho de fórum, noto que as dúvidas se repetem muito. Tópicos fixos seriam uma ótima idéia.
Canon EOS 5d Mark III | EF-S 18-55mm IS | EF 50mm f1.8 II | EF 28-105mm f/3.5-4.5 USM | EF 24-105mm f/4 L IS USM |Flash 430EX II Speedlite | Tripé Manfrotto 725B Mini Digital |


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #28 Online: 31 de Outubro de 2012, 21:07:54
A idéia vai ser levada adiante? Com efeito, no pouco tempo que tenho de fórum, noto que as dúvidas se repetem muito. Tópicos fixos seriam uma ótima idéia.

Vamos tentar manter o topico bem comentado, não é dificil a partir do momento em que nós usuários vamos postando fotos e relatos, acho que se houver um tópico fixo pra cada lente iria ficar muito poluido, talvez uma sub sessão, mas não sei se ficaria muito acessado...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


moisesmachado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #29 Online: 02 de Novembro de 2012, 01:35:18
Gente, sou iniciante ok, tenho a câmera e a lente faz nem 1 mês.

Eu sei que está sujo o tênis, e não vou mentir, não estou nem um pouco afim de limpá-lo.

O ISO alto foi digamos - proposital.

boring.