Autor Tópico: Fullframe Nikon D600 x Canon D6, ficar ou mudar, eis a questão!  (Lida 1417 vezes)

rburil

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
  • Médico e amante de fotografia
Pessoal, sou um usuário da canon, porém após os ultimos lançamentos de camera (fullframe) com um preço mais acessível, venho pensando em me aventurar no mundo da full frame.
Sou usuário de APS-C há 4 anos e tenho algumas lentes canon:

Canon 24-105L  F4
Tokina 12-24  F4
Tamron 17-50 F2.8
Samyang 85 1.4
Canon 50 1.8

Fiquei intrigado quando vi algumas importantes vantagens comparando a D600 (Nikon) com a D6 (canon) e/ou até a 5d MKIII.

Realmente estou pensando muito em comprar uma full frame, o que vocês acham? Vale a pena mudar de marca e vender meu material e ir de nikon? Ou as "possíveis" melhorias não justificam todo o esforço?


Sou um hobista...
Obrigado a todos pela ajuda


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2012, 23:45:45
Rburil,

Voce não deixou claro este ponto:
Fiquei intrigado quando vi algumas importantes vantagens comparando a D600 (Nikon) com a D6 (canon) e/ou até a 5d MKIII.

Intrigado com o que???  E qual a relação entre mudança de formato e mudança de marca?

Intrigado estou eu que  vendi todo meu equipamento Nikon há 6 meses  e comprei uma 7D e 11 lentes!!!

Abraço,

Renato
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


rburil

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
  • Médico e amante de fotografia
Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2012, 00:58:19
Ai.... Rapaz. Achei que pelo preço semelhante a D600 é uma melhor camera que a d6 (mais pontos de foco, o metering da nikon que eu sempre achei legal...) o viewfinder que na nikon é 100% e da canon 97% (eu sei que as 2 serão um otimo upgrade da minha t2i que o viewfinder é pequeno e pouco claro). E a canon parece ter um sistema de foco novo que ainda precisamos de testes pra saber o quanto vai melhorar...
Em vídeo ainda acho que a Canon fica a frente da nikon.

Mas a pergunta é: nunca usei uma nikon. Faz diferença?
E essas grandes diferenças na leitura dos sensores segundo a dxo?

Pra comprar 1 full frame com a canon eu usaria boa parte de minhas lentes... (ó não usaria 2 pra ser exato...)
Pra nikon eu teria que comprar tudo novo... incluindo flash ;)

Em relação a intrigado estou falando que a canon sempre pareceu estar a frente da nikon em high iso... E eu sempre gostei de tirar fotos com iluminação ambiente/natural. Mesmo a noite. Então boa performance em baixa luz é essencial pra mim. Pelos testes que eu vi no dxo até a performance com high iso é melhor na d600...

Por isso fiquei intrigado :P. Os dados são reais? Os números fazem diferença? Pra um hobista como eu é muito dificil mudar de marca? (Isso quer dizer... vender meu material por um preço justo...).

Obrigado pela ajuda


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2012, 01:18:47
Rburil,

Agora entendi sua dúvida.

Olha, o corpo é o de menos. O que importa é a alma  :D
Tem por aí uns testes insane mode on feitos com ISO alto, à partir de 3200 pra cima até 120000 ISO ou algo assim.
Ruido baixo em áreas escuras da foto, áreas de sombra, ou pouca luz, sempre foi o diferencial da Nikon. Acho que ela só escapou da falência até hoje por causa disso -- brincadeira, rsrsrsrs...
Sobre a velocidade do sistema de autofoco da Nikon X Canon, andei lendo que a Nikon leva vantagem em termos de precisão. No entanto, isso aí tem variáveis: tipo de lente, clara ou + escura, estabilização de imagem, etc. No geral, o que eu tenho visto com mais frequencia, em alguns eventos por aí, é o uso de equip Canon em esporte outdoor  e Nikon em eventos indoor. Pode ser coincidência, pode ser que não.
Mas eu não sou o melhor conselheiro pra tua dúvida, pois minha prai não é fotografia onde o sujeito tem uma rápida movimentação e condições de luz extremas. Meu território é fotografia de natureza, retratos, essas coisas, de vez em quando estúdio. Só conheço trabalho com iso alto em P&B, de quando fui fotógrafo de cena - teatro.

Qual o estilo de foto que voce mais faz?

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


rburil

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
  • Médico e amante de fotografia
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2012, 01:25:04
Eu sou um amante da fotografia. Faço fotos de natureza e retratos (indoor e outdoor)...
Não fotografo esportes. (Talvez se algum filho meu começe a fazer eu entre nesse ramo também... KKK).

Bom De final vi em alguns lugares que tem diferença, mas é praticamente imperceptível. Acho que será mais pratico e fácil pra mim ficar com a 6D quando ela sair.
Sempre gostei da renderização de foto da canon. Gosto mais das cores da canon (eu sei que facilmente com pos processamento isso pode ser corrigido/mudado). Mas nada como tirar 1 foto e ela ficar como vc gosta sem pós processamento...

Olha um video comparando a 5d MKIII com a D600 http://www.youtube.com/watch?v=Ot7aMeUmojY.