Autor Tópico: Distância focal com relação em metros.  (Lida 18115 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #15 Online: 01 de Novembro de 2012, 15:01:52
Aproveitando o papo, lembrei que tinha um post aqui no fórum sobre uma coisa que acho que pode ajudar ainda mais o Pedro.

Entendendo os mm da lente: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0
Programa pra calculo de DOF: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23976.0

Jaso, o que ele achou, foi isso:
Abcs


Obrigado, dimigobbo! :ok:
Eu tinha visto esses tópicos aqui!

Essa história toda que contei foi de uma revista que lí há muito tempo atrás e era um papo meio filosófico mesmo sobre a história da ótica, começava com Aristóteles a outros filósofos gregos que não estabeleciam diferença entre a luz e a visão, etc...

Era sobre a esses diferentes conceitos do que é o foco e estar em foco, etc... e baseado na experiência que tive com fotografias iguais feitas no mesmo momento me foi dito que por isso a distância focal em uma estava absoluta e na outra estava relativa, etc... foi de onde surgiu toda essa história.

Em casa mesmo vocês podem repetir a experiencia e ver por vocês mesmos, estabeleça um ponto fixo a distância(metros), regule a máquina para velocidade abertura que quiserem, mas não fixe a câmera em tripé, tire 3 fotos um passo atrás, um passo a frente, e a foto no ponto inicial.

Depois compare as 3, e veja em qual saiu mais nítida em detalhes mesmo usando o auto-foco e repare nos mínimos detalhes e veja se são exatamente iguais nas 3.

Pelo que me foi explicado, uma das 3 é muito mais nítida nos detalhes do que as outras, essa tem o foco absoluto! :ok:

Outra coisa respeite a distância em metros que a abertura f/ permite estar antes que ela começe a desfocar, pois isso só funciona se você estiver no limite entre a menor e a maior distância focal que a abertura permite.

Depois em avisem.
Fábio Pedro.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #16 Online: 01 de Novembro de 2012, 16:40:16
Ainda vou fazer esse teste...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #17 Online: 01 de Novembro de 2012, 17:15:27

Obrigado, dimigobbo! :ok:
Eu tinha visto esses tópicos aqui!

Essa história toda que contei foi de uma revista que lí há muito tempo atrás e era um papo meio filosófico mesmo sobre a história da ótica, começava com Aristóteles a outros filósofos gregos que não estabeleciam diferença entre a luz e a visão, etc...

Era sobre a esses diferentes conceitos do que é o foco e estar em foco, etc... e baseado na experiência que tive com fotografias iguais feitas no mesmo momento me foi dito que por isso a distância focal em uma estava absoluta e na outra estava relativa, etc... foi de onde surgiu toda essa história.

Em casa mesmo vocês podem repetir a experiencia e ver por vocês mesmos, estabeleça um ponto fixo a distância(metros), regule a máquina para velocidade abertura que quiserem, mas não fixe a câmera em tripé, tire 3 fotos um passo atrás, um passo a frente, e a foto no ponto inicial.

Depois compare as 3, e veja em qual saiu mais nítida em detalhes mesmo usando o auto-foco e repare nos mínimos detalhes e veja se são exatamente iguais nas 3.

Pelo que me foi explicado, uma das 3 é muito mais nítida nos detalhes do que as outras, essa tem o foco absoluto! :ok:

Outra coisa respeite a distância em metros que a abertura f/ permite estar antes que ela começe a desfocar, pois isso só funciona se você estiver no limite entre a menor e a maior distância focal que a abertura permite.

Depois em avisem.

Nossa que pira, vou pegar meu livro de ótica do curso de Física e ver se acho alguma coisa sobre o assunto...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 02 de Novembro de 2012, 08:27:25
Putz... :shock:

 :ponder:

Olha, não conheço quase nada de fotografia. Como o colega jaso falou fotografia é um universo imenso, mas...

Nunca ouvi falar de 'foco absoluto'.
Se é foco é foco (dãhhh)!
Se não está no foco, é desfocado (que é diferente de sem nitidez).

O foco é um ponto. E como tal é admensional. Não se pode 'medir' o foco. P. ex., o foco ficou acertado num grau de 80% nessa foto. Já nessa outra ficou 20%. Nessa daqui ficou 100% certo.
No que o foco varia é se ele ficou no local previamente escolhido pelo fotógrafo ou não. P. ex., a intenção inicial do fotógrafo era focar o olho da modelo e depois do clique ele percebe que o foco "correu" para a orelha. Aí é questão de front/back focus e não tem a ver com o tópico.

Então, seguindo essa lógica, 3 fotos distintas  de uma mesma cena, com diferença de 2 metros para cada tomada, e fixado o foco no mesmo ponto, as fotos não terão diferença de local focado e não terão diferenças de detalhamento em virtude do foco. Existem outras questões envolvidas como dito pelos colegas acima mas isolemos esses elementos para não atrapalhar o raciocínio.

O que eventualmente pode acontecer são falhas no sistema de focagem que fazem com que o foco "corra" um pouco para lá ou para cá, dando a sensação de desfoque (já fiz uns teste para comparar o sistema de focagem one-point do VF e o do LV e deu diferença sim.) Mas isso a nível de pixel, com ampliação de 100% na tela do PC. Impressa (coisa que não fiz) não daria diferença nenhuma mesmo em boas ampliações como 30X40cm ou mais.

Uma possibilidade muito remota que vejo é a questão do círculo de confusão, do tamanho do pixel, demosaico e da magnificação (e nem sei se é cabível um troço desses). Mas teria que um número grande de variáveis jogasse a favor para ocorrer uma diferenciação dessas e acho praticamente impossível de acontecer isso. E mesmo assim seria a nível de pixel e aí só os tarados para achar relevante essa diferença de "foco"

Muito basicamente...
O círculo de confusão varia de pessoa para pessoa de acordo com sua acuidade visual. Se uma pessoa com boa acuidade visual olhasse a foto poderia ver alguma diferença, desde que...
O detalhe visualizado estivesse ultrapassando o limite de tamanho de um pixel (lembrando que a maior parte dos detalhes são limites de borda, portanto não interagem com os pixels vizinhos [não confundir com transição de tons]), "poluindo" o tom do pixel vizinho e...
Forçando que o demosaico criasse um meio tom inexistente para aqueles 2 pixels em particular, o que daria uma diferença entre uma foto a 2 metros e uma outra foto a 4 metros, porque...
A magnificação mudaria o tamanho do detalhe a nível de pixel entre uma foto com 2 metros de distância para o assunto e outra com 4 metros, e isso poderia influenciar na "poluição" de tom do pixel, já que o detalhe que poderia ser captado apenas em 1 pixel (na foto mais distante) passaria a ser captado por 2 ou 3 pixels distintos (na foto mais próxima), influenciando no demosaico e sendo percebido por alguém com boa acuidade visual, A NÍVEL DE PIXEL.

Cá pra mim, isso daí não existe.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #19 Online: 02 de Novembro de 2012, 09:59:24
Putz... :shock:

 :ponder:

Olha, não conheço quase nada de fotografia. Como o colega jaso falou fotografia é um universo imenso, mas...

Nunca ouvi falar de 'foco absoluto'.
Se é foco é foco (dãhhh)!
Se não está no foco, é desfocado (que é diferente de sem nitidez).

O foco é um ponto. E como tal é admensional. Não se pode 'medir' o foco. P. ex., o foco ficou acertado num grau de 80% nessa foto. Já nessa outra ficou 20%. Nessa daqui ficou 100% certo.
No que o foco varia é se ele ficou no local previamente escolhido pelo fotógrafo ou não. P. ex., a intenção inicial do fotógrafo era focar o olho da modelo e depois do clique ele percebe que o foco "correu" para a orelha. Aí é questão de front/back focus e não tem a ver com o tópico.

Então, seguindo essa lógica, 3 fotos distintas  de uma mesma cena, com diferença de 2 metros para cada tomada, e fixado o foco no mesmo ponto, as fotos não terão diferença de local focado e não terão diferenças de detalhamento em virtude do foco. Existem outras questões envolvidas como dito pelos colegas acima mas isolemos esses elementos para não atrapalhar o raciocínio.

O que eventualmente pode acontecer são falhas no sistema de focagem que fazem com que o foco "corra" um pouco para lá ou para cá, dando a sensação de desfoque (já fiz uns teste para comparar o sistema de focagem one-point do VF e o do LV e deu diferença sim.) Mas isso a nível de pixel, com ampliação de 100% na tela do PC. Impressa (coisa que não fiz) não daria diferença nenhuma mesmo em boas ampliações como 30X40cm ou mais.

Uma possibilidade muito remota que vejo é a questão do círculo de confusão, do tamanho do pixel, demosaico e da magnificação (e nem sei se é cabível um troço desses). Mas teria que um número grande de variáveis jogasse a favor para ocorrer uma diferenciação dessas e acho praticamente impossível de acontecer isso. E mesmo assim seria a nível de pixel e aí só os tarados para achar relevante essa diferença de "foco"

Muito basicamente...
O círculo de confusão varia de pessoa para pessoa de acordo com sua acuidade visual. Se uma pessoa com boa acuidade visual olhasse a foto poderia ver alguma diferença, desde que...
O detalhe visualizado estivesse ultrapassando o limite de tamanho de um pixel (lembrando que a maior parte dos detalhes são limites de borda, portanto não interagem com os pixels vizinhos [não confundir com transição de tons]), "poluindo" o tom do pixel vizinho e...
Forçando que o demosaico criasse um meio tom inexistente para aqueles 2 pixels em particular, o que daria uma diferença entre uma foto a 2 metros e uma outra foto a 4 metros, porque...
A magnificação mudaria o tamanho do detalhe a nível de pixel entre uma foto com 2 metros de distância para o assunto e outra com 4 metros, e isso poderia influenciar na "poluição" de tom do pixel, já que o detalhe que poderia ser captado apenas em 1 pixel (na foto mais distante) passaria a ser captado por 2 ou 3 pixels distintos (na foto mais próxima), influenciando no demosaico e sendo percebido por alguém com boa acuidade visual, A NÍVEL DE PIXEL.

Cá pra mim, isso daí não existe.

Bom dia Mr.Hyde!
Acho que você foi o único que entendeu meu ponto de vista, dentro do que você disse teve várias passagens falando do mesmo que eu disse sobre estar dentro e fora do circulo de confusão. Realmente a foto fica em foco, não disse que desfocava, mas dentro desse conceito de foco, há um ponto como você disse em que os detalhes não são perceptíveis e ai entra o lance da acuidade visual.

Eu ontem procurei feito lunático na internet, não achei, jantei fora com o pessoal da agência os fotógrafos, e coloquei isso em pauta, dos 3 fotógrafos somente um já ouviu falar desse conceito do Aristóteles e os outros filósofos gregos na escola de belas artes, mas que isso foi abandonado por um monte de motivos mais a frente que a ótica provou que fisicamente não cabia, e que não pode ser tomado por base, mas porém ele disse que havia fotógrafos mais especializados que fazem experimentos com equipamento especial que faz a medida do comprimento de foco e eles querem trazer a tona o que foi abandonado e provando em que há o tal ponto em que tudo é perfeitamente visível.?!?!?!?!?

Eu não entendi lhufas disso, mas gostei da história e me disse que isos não se aplica ao ramo de fotografia e falo EXATAMENTE o que você disse (sic)O círculo de confusão varia de pessoa para pessoa de acordo com sua acuidade visual. Se uma pessoa com boa acuidade visual olhasse a foto poderia ver alguma diferença, desde que...

Eu comentei da experiencia que tive e me foi dito que tudo dependia da Luz e sua inclinação nos dois momentos da foto, forma de impressão, calibração da tela da impressora,  o tipo de papel se a dispersão da tinta seria igual, e isso teria que ser analisado com com ajuda de uma lente especial para procurar esses defeitos, o que meu colega fotógrafo disse como impossível de analisar e impraticável dado o motivo da fotografia.

Todos os 3 bateram na mesma tecla, foco é foco e se está fora de foco está desfocado, e que as lentes de hoje em dia são suficientemente boas para trazer os mínimos detalhes sem ter que se basear em lendas! :D :D :D (Nesse momento levei puxão de orelha!) :hysterical: :hysterical:

MAS! como o Mr. Hyde disse, isso tudo acima fugiu do tópico! O que na verdade eu queria eu achei! DOF e como fazer os cálculos.

PESSOAL me desculpem a polêmica toda, sou novato em fotografia como já disse, leio bastante e de tudo sobre o assunto, porém embarquei numa "lenda" publicada numa revista que nós lemos há vários meses atrás e que nós alunos do curso debatemos, mas isso não foi o tema lá e sim saber as distâncias em metros ideal para cada distância focal.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2012, 10:19:52 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.